Edmilson Teixeira
Casamento
No blog do jornalista Edvaldo Jr. ele diz que o governador Paulo Dantas não esconde a felicidade. De casamento marcado para esta sexta-feira, 2, embarca depois para viagem de núpcias e na sequência participa de missão internacional. Para tal, vai tirar licença do cargo. Será um período de mais de 20 dias com o vice-governador Ronaldo Lessa assumindo o governo. Um período em que tudo continuará sendo tocado com o jeito e as recomendações de Paulo Dantas.
Ainda mais
“O novo período à frente do governo deve fortalecer os laços entre os dois.Ao estilo, Ronaldo Lessa conquistou a confiança e a amizade do governador. Os dois estão mais afinados do que nunca e prontos para qualquer projeto em 2026. O plano A é Paulo Dantas e Ronaldo Lessa seguirem até o final do mandato no próximo ano, sem disputar nenhum cargo. Plano A. Mas não é plano único!” cita Edvaldo Jr.
Reforço turístico
Um grupo alagoano esteve na última terça em Montevidéu, a mando da Setur/AL. Lá o órgão de Alagoas promoveu um workshop de capacitação para 100 agentes de viagens com o objetivo de fortalecer a conexão com o Uruguai. A iniciativa aconteceu em parceria com empresas de viagens do país uruguaio, durante café da manhã.
Geral
A ação reuniu agentes de viagens da América Latina, e contou com a apresentação de todas as regiões turísticas de Alagoas, os principais atrativos turísticos e suas particularidades. O workshop contou com a presença de mais de 15 hotéis alagoanos, impulsionando cada vez mais o destino. Segundo a secretária da Setur/AL, Bárbara Braga, é a partir dessas iniciativas que ocorre o fortalecimento de parcerias fundamentais para a consolidação do Destino Alagoas no mercado internacional.
Convocação
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou, nesta terça-feira (29), portaria convocando 178 professores. Esta é a 8ª convocação do certame e visa atender carências temporárias do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, além de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs) que compreendem a Rede Estadual de Ensino.
Intercâmbio
O primeiro dia da missão internacional do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional na Itália foi marcado por visitas técnicas e seminários voltados a soluções de financiamento, gestão de resíduos e tecnologias sustentáveis. A delegação brasileira busca modelos de estruturação de projetos e parcerias que possam impulsionar a viabilidade econômica e ampliar o acesso da população brasileira ao saneamento básico.
Os viajantes
Na delegação do governo federal há representantes de outros órgãos, como a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a Codevasf, o Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, além de vereadores e deputados federais.
Em pauta
A deputada Cibele Moura (MDB) anunciou durante a sessão ordinária desta terça-feira, 29, que pretende propor a realização de vestibulares específicos para a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e para a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
Medida
Cibele Moura informou que irá solicitar a realização de uma audiência pública para debater o tema. Defensora da regionalização da formação de profissionais alagoanos, a parlamentar destacou uma conquista recente no plenário da Casa: a aprovação de um bônus de 10% na nota para estudantes que desejam ingressar nas instituições de ensino superior estaduais.
Cobrança
O vereador Rui Palmeira (PSD) subiu à tribuna da Câmara Municipal de Maceió, nesta terça-feira (29), para denunciar a cobrança ilegal da taxa de esgoto por parte da BRK Ambiental, na capital alagoana, em regiões onde não existe o sistema de esgotamento sanitário. Como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Rui denunciou que em alguns bairros sem esgotamento sanitário, a taxa é cobrada ilegalmente pela BRK à população.
Exemplo
“Eu tenho contas de água de diferentes bairros, como Garça Torta e Guaxuma no litoral norte, e no Tabuleiro, na parte alta, regiões onde não existe sistema de saneamento, e a BRK está de forma abusiva e ilegal fazendo essa cobrança”, citou Rui Palmeira.
Providência
Rui exigiu que a empresa informe como está o mapa de saneamento de Maceió e disse que levará a denúncia à Defensoria Pública e ao Ministério Público de Alagoas. “E que a empresa possa, além de suspender a cobrança, devolver em dobro os valores indevidamente cobrados”, finalizou.

Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011