Bartpapo com Geraldo Câmara

A VIDA COMO ELA É

Bartpapo com Geraldo Câmara 01 de maio de 2025

Ninguém sabe, ninguém prevê, ninguém imagina a vida como ela é. Pode haver preparo para ela, pode até haver previsão, mas ela é totalmente falha quando vamos verificando que todos os planos podem escorregar pelos dedos e que todas as previsões podem escorrer pelos ralos. Isto não quer dizer que não possamos e não devamos planejar as nossas vidas desde o momento em que o raciocínio em nossas mentes for acelerando os neurônios e trabalhando sensitiva e praticamente o que queremos para nosso futuro sem nunca tirar da cabeça que de nós dependem o esforço, o equilíbrio, a análise do dia a dia que vai formulando o tempo de nossa formação para o mundo e para a própria vida.

O filósofo Sócrates mostrou o auge da filosofia de vida e há tanto tempo atrás quando disse a sua célebre frase “só sei que nada sei”. Uma verdade que se desdobra pelo mundo afora, que ensina a todos que realmente nada sabemos, mas que continuando a querer saber vamos descobrindo as profundezas do conhecimento e de nós próprios. Dizem os estudiosos, sou apenas um curioso, que o autoconhecimento, este sim, é o mais difícil aprendizado da humanidade. Gente há que morre tarde sem ter tido uma ideia do que era, do que foi em termos de gente, de pessoa, de ser humano. Então, defendo a tese de que, paralelamente ao conhecimento que formos adquirindo não deixemos de lado o estudo da nossa própria personalidade que pode ser levada à frente, pode ser mudada ou simplesmente aperfeiçoada. Sabendo, sobretudo que é com ela que vamos partir para a exploração da vida como um todo.

Não existem indivíduos fracassados. Existem os que não tiveram a oportunidade de ter acima de si uma gerência inicial que os levassem a auto didatizar sua personalidade com os ensinamentos adquiridos na infância e, sobremodo, na juventude. Digo gerência, como se educar fosse uma coisa fria, deixando os sentimentos de lado. Não. Os sentimentos precisam existir porque sem eles a razão não floresce. No entanto, também é preciso que se racionalize a vida para que se encontre objetivos colimados no princípio dela. Daí também a importância da busca de vocações que, lamentavelmente os brasileiros pouco adotam.

Na escolha de profissões, por exemplo, a maioria se espelha no que conheceu mais de perto e não no que gostaria de fazer. Mas ele só pode saber o que gostaria de fazer se passar por testes vocacionais, muito longe do alcance da maioria de nossos jovens.

Nesse relato que chamo de análise estamos dentro da tese do “a vida como ela é”. Não sabemos na realidade quem somos e o que seremos ou poderemos ser porque vivemos em um país onde a educação e a orientação cultural são relegadas ainda a um plano inconveniente para que possamos nascer e crescer planejadamente buscando em tudo e em todos a solução para uma vida real, feliz, absorvente e que esteja de acordo com os ideais que buscamos. Ideais são sintomáticos, mas não são matemáticos. Não existem fórmulas nem equações que possam definir os nossos ideais. Aliás, isto só poderá acontecer se pudermos seguir aquelas regras básicas de abrir os cérebros para ouvir, para aprender, para avaliar e só então dar autonomia aos nossos neurônios que, aí, sim, estarão prontos para gerar e gerir ideias e ideais compondo o que seria uma vida feliz e vitoriosa.

No Brasil essa realidade está longe de chegar até nós. Por aqui ainda estamos na fase em que os exemplos familiares são os compostos de um modo geral para uma formação, às vezes acertada e em muitas outras absolutamente equivocada. No mais, fiquem certos de que o futuro um dia mostrará que os sistemas precisam e têm que mudar, mas daqui para lá teremos que enfrentar “a vida como ela é”.

FOTONOTAS

 LIARA NOGUEIRA – Minha querida amiga, desde quando aqui aportei, Liara é uma figura das mais simpáticas que conheço, sempre com aquele sorriso fantástico espelhado em seu rosto. De Secretária Adjunta de Comunicação do Governo que foi à excelente profissional de comunicação esbanjando energia no vídeo e em suas apresentações fechadas, Liara prima por fazer bem tudo o que faz. Por outro lado, isso é muito bom, família até debaixo d’água, mantém a decência e a pureza de caráter, sendo sempre uma referência por onde passe. Beijão, Liara!


JOSÉ DE MELO GOMES – Conselheiro aposentado do Tribunal de Contas de Alagoas, Zé de Melo, como carinhosamente o chamamos é uma figura altamente carismática, de uma cultura transcendental e de uma experiência total de vida. Hoje, como Coordenador do Memorial do TC-Al, justamente teria que ter uma função que o relevasse porque trabalhar e tomar diariamente o seu Old Parr são hábitos que norteiam sua vida. Sempre alegre, simpático e até brincalhão, Zé nos deixa a todos à vontade e sempre no desejo de com ele estar. Valeu, grande Zé de Melo!

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Avançar no tempo e no espaço é coisa para os ousados que querem vencer na vida. Retroceder, nunca!

ALERTAS DO DIA

* A ex-senadora por Alagoas, Heloísa Helena, combativa como sempre foi, está prestes a assumir um mandato na Câmara Federal na vaga do deputado Glauber Braga que deve perder o mandato. Já está botando as manguinhas de fora e tenho a certeza de que irá aparecer novamente no cenário nacional com aquela ousadia e sem papas na língua que lhe é peculiar. Sem dúvida alguma, Heloísa Helena faz falta na política brasileira porque o Congresso precisa ser balançado por alguém que sabe esticar a corda até onde pode.

* Essa coluna não esportiva, não tem especialidade no esporte, de um modo geral, mas não pode deixar de comentar determinadas ações. Ouvi na Rádio CBN, excelente por sinal que um determinado clube, acho que o CSA, não sei como quer que crianças de dois anos paguem entrada para entrar em seus jogos no Rei Pelé. Sou até a favor de que crianças de dois anos nem possam estar em um estádio, principalmente levando em consideração o fato de que a violência tomou conta das torcidas esportivas. Mas, vamos e venhamos cobrar entrada dos minúsculos, assim também é demais!

* Pois é! Essa problemática das crianças, me elucidaram, seria nas cadeiras especiais que custam 400 reais para serem ocupadas. Aí, penalizam as criancinhas. Tudo porque também, o Rei Pelé está reduzido a cerca de 9 mil lugares quando poderiam caber mais de 30 mil pessoas. Sujeito que está aquele histórico estádio a obras que nunca começam ou nunca acabam. Parece que falta administração de recursos ou falta de vontade de fazer com que ele volte aos tempos de glória e abrigue os torcedores de maneira segura e confortável.

* E não é que o ex-prefeito de Palmeira dos Índios, agora é secretário de estado, aliás uma secretaria que ainda não disse exatamente para o que foi criada. Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais. Fico me perguntando qual a experiência do meu velho amigo em assuntos internacionais que possam vir a contribuir para o progresso do estado de Alagoas. Mas enfim, com toda a dinâmica empregada no município, vai ser fácil para Júlio César a interlocução com os grandes estadistas mundiais.

POR AÍ AFORA

# Vaticano divulgou nesta segunda-feira (28) que o conclave para escolher o substituto do papa Francisco, que morreu no último dia 21 de abril, terá início no próximo dia 7 de maio. A data foi divulgada por fontes internas à Ansa, após os cardeais da Igreja Católica se reunirem em congregação pela primeira vez depois do funeral de Jorge Bergoglio, que comoveu o mundo inteiro no último sábado (26). Antes do conclave, os cardeais que já chegaram a Roma começaram a se reunir em congregações gerais e assembleias diárias nas quais algumas decisões processuais importantes são tomadas e relações criadas, as quais podem influenciar o resultado da eleição do novo pontífice.

# Os Estados Unidos atacaram um porto no Iêmen e deixaram pelo menos 58 mortos e cerca de 100 feridos, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (18) pelos houthis, que controlam a maior parte do país árabe. O bombardeio atingiu o porto de Ras Issa, no Mar Vermelho, com o objetivo de cortar fontes de fornecimento de combustível e "enfraquecer o poder econômico" dos houthis, de acordo com o Comando Central das Forças Armadas dos EUA.

# O Ocidente entrou na guerra por procuração na Ucrânia e isso é algo que todas as pessoas pensantes compreendem, diz o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán. Orbán destaca que o Ocidente já perdeu a guerra híbrida contra a Rússia na Ucrânia e isso é um fardo adicional para os países ocidentais. "O Ocidente perdeu essa guerra, o que constituiu um enorme fardo para todo o mundo ocidental.

“BARTPAPO com Geraldo Câmara” na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 8 às 09h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “canal Bartpapo”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399