Bartpapo com Geraldo Câmara

ASSÉDIO. UM CRIME CONTRA O AMOR.

Bartpapo com Geraldo Câmara 11 de abril de 2025

Assunto dificílimo a ser abordado nos dias de hoje sem que nos exponhamos a críticas duras ou até mesmo a acusações absurdas e infundadas. Que o mundo está mudando não existe dúvida alguma sobre isso. Que os costumes estão em evolução frequente e os modos e sistemas educacionais também o estão parece que concordamos. No entanto, nessa mudança de hábitos e de costumes entram também para serem analisadas as maneiras com que nos comunicamos uns com os outros dentro da sociedade. Porque esta mesma sociedade da qual falamos vem obrigando mudanças frequentes baseadas em fatos, sim, mas também em criações psicológicas altamente perigosas para o cérebro do ser humano.

Não sou psicólogo e nem tenho formação para tal, mas sou ser humano que vive há muitos neste mundo e que pode ser dar ao desplante de fazer colocações, comparações e outros mais baseado no mais importante conhecimento que é o da própria vida. E é com isto que, vejo o crescimento do crime de assédio, terrível quando o é e forjado quando a intenção muda. Se não, voltemos ao passado e veremos que homens e mulheres se aproximavam com respeito, isto é verdade, muitas vezes dentro do ambiente de trabalho porque por lá andavam um terço de suas vidas. E por lá se conheciam e se cortejavam sem que mal nenhum adviesse disto. Era o que chamaríamos de “paquera”, de charme para o início de um namoro, de um noivado e até de um casamento. Os tempos mudaram, os safados de plantão existem e algumas mulheres mais modernas também deixaram de lado a famosa santa ingenuidade de outrora e passaram a viver tempos e costumes mais modernos.

De repente também a mudança deu margem a exageros, à falta de escrúpulos, à falta de respeito para com o ser humano e as pessoas que saíram da ingenuidade da paquera e começaram a atentar contra o pudor de maneira mais explícita. O fato é que, com o passar dos tempos tudo passou a ser visto como atos vandálicos contra a pessoa física, homens mais violentos nos seus intentos e da simples paquera para os desejos do libido foi um passo.

Os crimes começaram a acontecer e as violências domésticas e fora do lar também surgiram no noticiário policial fazendo com que a criminalização do romance virasse o que se chama hoje de feminicídio, um termo que, a alguns anos atrás, não existia em nossos dicionários. É bom alertar que nessa área o contrário também acontece e existem mulheres que também praticam seus homicídios por motivos passionais.

Bem, o fato é que e esse é o tema deste artigo, a banalização do romance, do amor, da paquera gostosa que era conseguir marcar um encontro, onde dar as mãos era um grande passo e um beijinho no rosto um passo enorme; onde encontrar no cinema e roubar um beijo ou mais ainda, tudo fazia parte de um panorama sadio e necessário para que os casais se conhecessem e partissem para a construção da família. Claro que também existiam os amores furtivos, os crimes passionais que quando aconteciam enchiam as primeiras páginas de jornais. Mas, aí está o problema, nem tudo era assédio, nem tudo era crime. Não defendo nem por um minuto o uso de autoridade, de posição social para conquistas fúteis ou para assédios indesejáveis; o que defendo é a volta à simplicidade da aproximação, ao não precisar ter medo de cortejar ou ser cortejado e com isto ser confundido com um criminoso. Este tipo de crime existe?

FOTONOTAS

LUCY MÔNICA – Pense numa delegada de valor, lutadora, guerreira mesmo e que quando quer uma coisa saia de baixo porque ela vai conseguir. Carreira brilhante na segurança do estado já ocupou a missão como secretária adjunta com garra e brilhantismo. Além do mais, Lucy é uma figura carismática, altamente simpática, acessível e de uma informalidade fantástica. A conheço há muitos anos e a admiro também por seu exemplo familiar que estabelece uma perfeita união com a sua profissão. Lucy Mônica, meu afetuoso e carinhoso abraço.


MARCELO TEIXEIRA – Um nome pomposo para um cargo pomposo. Procurador Geral do Tribunal de Contas de Alagoas. E aí nos deparamos com uma figura altamente carismática, amiga e que troca ideias espetaculares ao longo de conversas formidáveis. Paralelamente, o procurador competente e cioso de sua missão que leva à frente com o mesmo entusiasmo cativando a todos os que o cercam. Marcelo tem uma vastíssima cultura e é um entusiasmado por conhecer e discutir vultos famosos da história do Brasil. Vale a pena conhecê-lo e participar de sua cultura.


PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Chorar pelo leite derramado, nunca! Vá lá e corrija os motivos que o deixaram derramar e tudo dará certo.


ALERTAS DO DIA


* No dia 09 de abril, ainda esta semana festejamos o Dia do Jornalista, essa classe que luta há muitos anos informando a população, preferencialmente de maneira honesta e franca. Digo preferencialmente para refugar os falsos que por aí estão a usar as Redes Sociais como capuz de algo que não condiz com o verdadeiro papel jornalístico. Fazendo a ressalva de que nem todos, claro, mas lembrando que os chamados “fake news” cresceram sob a égide desses “profissionais” que não condizem com o espírito do verdadeiro jornalismo. Parabéns aos que o exercem com dignidade.

* O que está acontecendo nos dias de hoje em Rio Largo é algo que fede, que enoja e que distribui má impressão política por todo o país. Forjar duas cartas de renúncia de um prefeito e de um vice-prefeito é algo que nunca tinha visto em toda a minha vida profissional., É possível até que alguém tenha conseguido algo parecido forçando o ato, mas com assinaturas reais. Mas falsificando, tudo muda de rumo e o crime torna-se absolutamente provado. Desde que fique também provado de que as assinaturas foram falsificadas, o que parece ser o mais provável. É incrível!


* Vem confusão por aí no que diz respeito às festas juninas deste ano. O prefeito insiste em dizer que as fará com a mesma potência dos anos anteriores enquanto o Ministério Público e a Defensoria dizem e repetem que não poderão gastar tanto enquanto não resolverem o problema do transporte escolar danificado e necessitando de trocas e reparos sérios urgentes. Por outro lado, aproveitamos para dizer que a grande economia pode vir com a apresentação sempre boa dos nossos artistas em detrimento das fortunas pagas aos figurões e que nem sempre o são tão bons quanto os nossos.


* Avalanche de jogos de futebol começou e só se vê por aí campeonatos de todas as categorias com times os mais variados a se apresentarem em campos de todo o país. Às vezes acho exagerado porque deveria haver um calendário menos agressivo já que os jogadores além de enfrentarem os próprios jogos ainda ficam sujeitos a viagens aéreas ou terrestres cansativas demais e que podem inclusive minar o trabalho técnico de cada um. Claro que isso se deve em muitos casos a essa questão de campeonatos que se misturam na mesma época e que precisam ser racionalizados.


POR AÍ AFORA


# Só quero ver, aliás nem quero ver onde vão chegar as loucuras do presidente Donald Trump. Além das guerras de taxas comerciais que ele iniciou no primeiro dia de seu governo, além dos países que ele deseja incorporar ao território americano – coisa de doido – ele agora também quer exercer um terceiro mandato na qualidade de presidente, coisa que a constituição dos Estados Unidos veta completamente. Não entendo ainda, disse ainda, porque o povo americano também ainda não começou a protestar contra os alucinatórios sonhos do seu presidente.


# E continuando com as loucuras agora está enfrentando a poderosa China e afirmou que se ela continuar rejeitando vai aumentar as tarifas em 50%. Ja aumentou. Ora, gente, procurar uma guerra tarifária com a China pode ser uma provocação bem maior do que se pensa. O mundo todo já está nesse terror, com as bolsas todas caindo e, sinceramente, começa a gerar um temor enorme nas pessoas, Não só naquelas que controlam a economia dos países, mas até das populações que não entendem nada do assunto mas, por isso mesmo vivem a incerteza da paz.


# Ainda se recuperando de uma pneumonia nos dois pulmões, o papa Francisco fez uma aparição surpresa na missa pelo Jubileu dos enfermos e do mundo da saúde na Praça São Pedro, no Vaticano, neste domingo (6).O evento faz parte do calendário do Ano Santo da Igreja Católica em 2025, mas a presença do pontífice de 88 anos não havia sido anunciada previamente."Bom domingo a todos, e muito obrigado", disse o Papa, que usava uma cânula nasal para suprimento de oxigênio e foi levado de cadeira de rodas entre os milhares de fiéis reunidos na praça.


O “BARTPAPO com Geraldo Câmara” agora é exibido para os estados de Alagoas e Rio Grande do Norte. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “canal Bartpapo”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399