Edmilson Teixeira
Bronca nas torneiras
A prefeita do Pilar, Fátima Rezende (MDB), tem se manifestado sobre os problemas persistentes no abastecimento de água que afetam diretamente os cidadãos pilarenses. Segundo ela, assim como em muitas cidades alagoanas, o Pilar tem enfrentado tarifas abusivas e serviços de água deficientes. Afirma que esses problemas têm gerado insatisfação entre a população, que clama por soluções eficazes.
Manifesto
Fátima Rezende afirmou que já foram feitas cobranças e solicitadas respostas da empresa responsável pela gestão hídrica, a BRK. “O que recebemos são promessas vazias e pouco avanço nas soluções”, desabafou. Em resposta à situação crítica, a prefeita protocolou um pedido para que a Assembleia Metropolitana convoque uma reunião extraordinária, visando exigir providências da BRK. É necessário que haja um comprometimento com o atendimento das necessidades da população.
Reforço
A deputada Fátima Canuto também se comprometeu a apoiar essa demanda na Assembleia Legislativa, reforçando a necessidade de um plano de ação para resolver os problemas de abastecimento de água em Pilar. “A população de Pilar merece respeito e dignidade no acesso à água”, destacou a prefeita. A mobilização em torno desse assunto mostra que a pressão sobre a BRK não cessará até que a empresa cumpra suas responsabilidades e atenda às demandas de quem paga por seus serviços.
Expectativa
Júlio Cezar, ex-prefeito de Palmeira dos Índios, está prestes a assumir uma nova posição no governo de Paulo Dantas. Com um convite direto do governador recentemente, Júlio se prepara para integrar o primeiro escalão, onde ele carrega a esperança de transformar sua trajetória de vida em oportunidade para Alagoas. A nomeação, que deve ser anunciada em breve, representa não apenas um avanço na carreira política de Júlio, mas também um reconhecimento de sua importância na comunidade.
Sistema eleitoral
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado pode votar nesta quarta-feira (9) a PEC 12/2022, que propõe o fim da reeleição para os cargos de presidente da República, governadores e prefeitos. A sessão está marcada para às 9h. De autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), a proposta também prevê que os mandatos passem a ter cinco anos de duração, sem possibilidade de recondução. O relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), apresentou um substitutivo ao texto original.
De olho na agricultura
Ontem, o deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) entregou o 20º trator agrícola fruto de seu mandato, desta vez no município de Colônia Leopoldina. O equipamento, no valor de R$ 128.900, foi destinado à Associação dos Agricultores da Fazenda Formosa e vai atender mais de 100 famílias da região, fortalecendo diretamente a agricultura familiar. Neste seu mandato, o parlamentar ainda tem um crédito de 22 tratores, de um total de 42 que foram disponibilizados ao longo desse período.
Ponto de vista
A presidente do Sindicato dos Médicos de AL, Sílvia Melo, classifica como absurdo o número de faculdades de Medicina em Alagoas – estão previstas 11 novas instituições em diversas cidades do interior, até o fim do ano. A de Penedo já anunciou 60 vagas, mas o Sinmed segue preocupado com a questão. “Somos contra porque não sabemos os parâmetros e qualidade do ensino médico. As autoridades deveriam se empenhar na qualidade dos cursos existentes, ao invés de facilitarem a abertura desses empreendimentos”, frisou, criticando a ausência de hospital de referência para aulas práticas.
Outras cidades
Além da ampliação de vagas nos cursos antigos, a oferta da graduação médica chegará até Coruripe, Feira Grande, Campo Grande e Coité do Nóia. O de Arapiraca recebeu aval para novos alunos. “Grandes redes privadas estão dispostas a investirem nesse nicho visando alta lucratividade, sem compromisso com vidas humanas e desenvolvimento científico”, lamenta a representante da classe médica, enfatizando que a iniciativa é ameaçadora à sociedade, basta analisar a escassez da grade curricular, contribuindo para uma formação acadêmica pouco confiável.
Pão de Açúcar
Prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas articulou um grande momento em sua cidade para receber na última semana o diretor-presidente do Sebrae Alagoas, Domício Silva. “Foi uma visita enriquecedora, marcada por uma troca de experiências valiosa sobre as ações que estamos desenvolvendo. Volte sempre! É sempre uma honra receber vocês. Seguimos trabalhando juntos pelo crescimento da nossa cidade!”, disse Dantas.
Penedo
No próximo sábado o encerramento das festividades de Penedo terá com grande atração, a com a presença do cantor Lenine. Trata-se da Festa Literária (FliPenedo), que culminará com a celebração dos 389 anos de elevação de Penedo à categoria de Vila. O show gratuito acontece a partir das 21 horas, no Largo de São Gonçalo, local onde também acontecerão diversas atividades durante os quatro dias do evento literário.
Santa Luzia do Norte
A população da pacata cidade de Santa Luzia do Norte está sendo agraciada com uma moderna arquitetura urbana, sobre uma reforma que vem ganhando a Praça de Eventos. “A Praça Central está em reforma e será um espaço maravilhoso para todos os santaluziensses! Os quiosques vêm trazer mais desenvolvimento para o comércio local. O espaço de eventos vai trazer entretenimento e diversão para todos. Porque o futuro se constrói com trabalho”, comentou o prefeito Correia.

Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011