Bartpapo com Geraldo Câmara

DESTINANDO CERTO

Bartpapo com Geraldo Câmara 04 de abril de 2025

O mundo precisa de crianças tanto quanto necessita dos idosos. Esses idosos que um dia foram crianças, que aprenderam com e na vida que tiveram e que tanto nos ensinam se deles quisermos aprender. Não importa o grau de intelectualidade que tenham porque sempre saberão de coisas que jamais imaginamos. Não existem gênios, aqueles que tudo sabem. Alguma coisa, eles próprios, os ditos sábios ainda poderão aprender e por isso, por tudo isso merecem o nosso respeito, a nossa acolhida, a nossa proteção. De todos os que, ainda ativos, podem olhar por eles, os idosos, de maneira carinhosa, afetiva e agradecida.

Por outro lado, o mundo futuro é constituído das crianças que diariamente recebe. Crianças que nascem em lares e famílias poderosas, ricas e abastadas e muitas, mas muitas mesmo que já nascem precisando de muita atenção, que por tantas vezes são abandonadas exatamente quando chegam ao mundo e ao invés de serem recebidas como todas deveriam são relegadas a um plano inferior, de miséria, de desapego, quase que de abandono total.

O percentual desses abandonos, não só de crianças como também de idosos aumenta cada vez mais, não só em função de miséria como em muitos casos de idosos porque as famílias péssimas já os consideram absolutamente descartáveis e os largam sem amor, sem carinho, sem proteção destinados a morrerem em péssimas situações. No caso de crianças, os motivos são inúmeros e é claro que todos ou quase todos reprováveis.

Aí entra a sociedade, os governos, aqueles que podem e devem fazer algo a respeito e para que, tanto crianças quanto idosos possam receber a atenção de que tanto necessitam, ou para continuar suas vidas ou para terminá-las com dignidade e atenção. Por parte de ambos existem as instituições que são protetoras e acolhedoras quer de crianças, quer de idosos. Instituições essas que normalmente são necessitadas de recursos, que vivem de doações e que deverão estar ligadas a Fundos Municipais de Crianças como Fundos Municipais de Idosos. Esses Fundos são criados pelas administrações municipais.

De alguns anos para cá a Receita Federal criou um programa a que deu o nome de “Destinação”. Consiste em que o contribuinte pode destinar 3% de seu imposto devido exatamente para os Fundos da Criança e os dos Idosos. E vai destinar absolutamente dentro daquilo que já lhe é devido. Estes 3% ao invés de irem para o Governo Federal vão para os Fundos que forem designados pelo próprio contribuinte. O que acontece é que em alguns estados, os Fundos cresceram e em outros não foram criados em todos os municípios. É preciso entender que a estes Fundos estão inscritas as instituições e que, através deles, Fundos, e na declaração, o contribuinte indica a instituição que deve receber o valor destinado por ele, através de sua declaração de Imposto de Renda.

O hábito vem crescendo nos últimos anos, o contribuinte entendendo e os 3% acontecendo. As campanhas de incentivo à destinação estão recebendo o estímulo de autoridades, de órgãos federais e estaduais empenhados em melhorar a vida de muita gente. Mas, vamos refletir com um número: Ano passado a Receita Federal recebeu 2 trilhões de reais. Imaginem os 3% disso: seriam 82 bilhões de reais em destinação. Utópico, claro! Mas uma enorme margem para que se incentive cada vez mais o contribuinte a ajudar, de fato e de direito, com uma quantia que já sairá de seu bolso, mudando apenas a destinação de imposto de renda para os Fundos, tanto da Criança como do Idoso. 

  Insisto. É utópico o número, mas com uma conscientização em alto grau, que consigamos um percentual de 10 por cento de contribuintes e o salto para o bem estar, para a proteção das crianças e idosos deste país, sem dúvida seria imenso. Vamos pensar. E agir. Destinando certo.

FOTONOTAS

FERNANDO SÉRGIO LIRA – Quatro mandatos como prefeito da encantadora Maragogi, um amor incrível pelo que faz e pelo que vive, Fernando é indescritível na sua garra, na sua força e na sua empatia pelo povo. Um daqueles raros que fazem do serviço público um verdadeiro sacerdócio e o encara com total responsabilidade e uma enorme vontade de fazer sem parar pelo povo que aprendeu a amar e que sempre espera por suas realizações. Estão pensando que vai parar? Nem pensar. Começa agora uma nova luta para um dia voltar e realizar. Ou para nbovos desafios.Abração, meu amigo.

SELMA BRITO – O nome de prêmio, de um prêmio cobiçado e que a cada ano contempla pessoas de alto gabarito social e profissional. Uma justiça praticada a cada ano pelos produtores Marcos Assunção e Fafá Rocha para com esta mulher notável, esta artista impecável que toca as teclas do piano como poucas “virtuoses” o conseguem. Que esbanja um sorriso contínuo e conquista a tantos quantos dela se aproximam. Conhecer Selma Brito, um dos privilégios que tenho, é conhecer a simpatia, a euforia de vida, a vontade imensa de não parar de crescer.


PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Não se pode esperar que o que desejamos caia do céu. Mas lutar para acontecer e saber fazê-lo já é um enorme presente divino.

ALERTAS DO DIA

* Dia 08 de abril marca exatamente o dia do Prêmio Selma Brito deste ano que vai exaltar a vida de muitas pessoas selecionadas que foram escolhidas com imenso critério por seus realizadores, Marcos Assunção, o conhecido Marcão e Fafá Rocha, sua esposa e sócia em cada um dos seus vitoriosos empreendimentos. Desta feita acontecerá nas dependências do fantástico, até hoje, Hotel Jatiuca e terá uma programação digna das pessoas que lá estarão para prestigiar mais essa edição do cobiçado Prêmio Selma Brito.

* O que está acontecendo com a política de Rio Largo é absolutamente inadmissível nos dias de hoje. Como alguém é capaz de forjar duas cartas de renúncia de um prefeito e de um vice-prefeito e achar que tudo vai ficar como ele queria. Uma prova incontestável de que a política está alcançando índices de criminalidade a que não podemos nos submeter. Imaginar que uma renúncia pode entrar de goela abaixo sem que o dono do mandato o tenha feito é um absurdo tão grande que não se consegue nem imaginar. Que tudo fique bem esclarecido é o mais importante no momento.

* Anosognosia. Você sabe desse nome e seu significado? . É exatamente o que leva determinadas pessoas a confundirem determinado tipo de esquecimento com a terrível Alzheimer. Se as pessoas idosas esquecem, por exemplo de nomes de outras, de datas de aniversários, de coisas simples como esquecer o que ia fazer em determinado momento não que dizer absolutamente que tenha Alzheimer, mas exatamente a Anosognosia que é simples de se explicar porque demonstra apenas que a pessoa está idosa e que esses esquecimentos fazem parte da idade. Portanto, nada de sustos antecipados.

* Chego a uma agradável conclusão de que Alagoas é um centro cultural da maior importância. As manifestações que por aqui existem, o número de instituições que dizem respeito ao crescimento e as discussões culturais é muito grande, não para fazer número mas para representarem cada vez mais os aspectos culturais relevantes. Entidades conduzidas por intelectuais do maior gabarito e que levam a sério uma fantástica missão de ver os progressos intelectuais e culturais preservados até para um futuro que necessitará tanto de preciosas informações.

POR AÍ AFORA

# Só quero ver, aliás nem quero ver onde vão chegar as loucuras do presidente Donald Trump. Além das guerras de taxas comerciais que ele iniciou no primeiro dia de seu governo, além dos países que ele deseja incorporar ao território americano – coisa de doido – ele agora também que exercer um terceiro mandato na qualidade de presidente, coisa que a constituição dos Estados Unidos veta completamente. Não entendo ainda, disse ainda, porque o povo americano ainda não começou a protestar contra os alucinatórios sonhos do seu presidente.

# Por Ricardo Leopoldo -A deflação de-0,7% na China em fevereiro, acumulada em 12 meses, acionou uma luz amarela sobre a tendência dos preços no país continuarem muito fracos neste ano, em uma conjuntura marcada por vários obstáculos para a retomada do consumo doméstico, como a crise do setor imobiliário e as tarifas às suas exportações para os EUA.

# Para levar a inflação a uma marca mais alta em 2025 do que o 0,2% registrado em 2024 e também em 2023, economistas entrevistados pelo Broadcast em Hong Kong e Sydney acreditam que o governo Xi Jinping precisará adotar mais medidas fiscais nos próximos meses para reforçar a demanda agregada. A China pode continuar a registrar deflação em março e abril porque ocorreu uma redução do ritmo do nível de atividade no primeiro trimestre de 2025 ante os três meses anteriores.

O “BARTPAPO com Geraldo Câmara” agora é exibido para os estados de Alagoas e Rio Grande do Norte. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “canal Bartpapo”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399