Roberto Baia

Concurso público

Roberto Baia 20 de março de 2025
Concurso público
Prefeito Luciano Barbosa - Foto: Assessoria

Foi criada uma Comissão de Estudos para organizar o concurso público da Prefeitura de Arapiraca, conforme publicado no Diário Oficial dos Municípios em 19 de março. A comissão, composta por representantes de várias secretarias, terá 60 dias para apresentar um relatório preliminar. A portaria foi assinada pelo prefeito Luciano Barbosa e pelo secretário municipal de Gestão Pública, Yale Barbosa Fernandes. A comissão será responsável por coordenar as próximas etapas do concurso, destinado a atender às necessidades de pessoal da Prefeitura.

Implementação do certame


A comissão tem como principais responsabilidades realizar estudos e análises iniciais sobre o concurso público, definir os critérios e diretrizes para a seleção, além de coordenar as atividades entre as secretarias municipais de Gestão Pública, Planejamento, Saúde, Fazenda e Procuradoria, que estão diretamente envolvidas no processo. Além disso, a comissão será encarregada de elaborar pareceres técnicos e propostas detalhadas para garantir a correta implementação do certame.

Comissão responsável

A comissão responsável pelo concurso público da Prefeitura de Arapiraca é composta por:

Secretaria de Gestão Pública: Yale Barbosa Fernandes e Ivana Carla de Oliveira Lopes; Secretaria de Saúde: Rafaella Souza Albuquerque e Sandra Ramos dos Santos; Secretaria da Fazenda: Lourinaldo José dos Santos; Procuradoria-Geral do Município: Victor Fernandes dos Anjos Carvalho e Rogério Cavalcante Lima; Assessoria de Estratégia e Modernização: Maria Ariluce de Cerqueira Silva; e Secretaria de Planejamento e Orçamento: Maria Aparecida Barros Padilha Lucena.

Eles serão responsáveis por coordenar e planejar as etapas do certame, visando atender às necessidades de pessoal da administração municipal.

Mandatos cassados


A Justiça Eleitoral determinou a cassação dos mandatos do prefeito de Piaçabuçu, Rymes Lessa (MDB), e do vice-prefeito, Carlos Ronalsa (PSD), eleitos em 2024. A decisão, proferida pelo juiz da 13ª Zona Eleitoral de Penedo, foi baseada no abuso de poder político, no uso indevido da estrutura administrativa e na ausência de critérios objetivos para um programa assistencial.

Candidatos inelegíveis


Além da perda dos mandatos, ambos foram declarados inelegíveis por oito anos e multados em R$ 20 mil cada. A ação que resultou na cassação foi movida pela oposição, liderada por Antonino Cardozo de Carvalho e pela coligação “Governando com o Povo” (PDT/PSB).

Vai recorrer


A defesa de Rymes Lessa considera a decisão uma forma de perseguição política e argumenta que a ação é baseada em fundamentos frágeis. Em uma nota oficial, o prefeito afirmou que a oposição teria movido a ação para prejudicar sua gestão. Ele também destacou que a decisão ainda pode ser recorrida e que, enquanto isso, não terá efeito imediato, garantindo que tomará todas as medidas necessárias para reverter a sentença.

Além disso, a defesa questiona a ordem para posse do segundo colocado nas eleições, alegando que essa determinação vai contra as mudanças no Código Eleitoral estabelecidas pela Minirreforma de 2015.

Campeonato Alagoano


O ASA contestou o resultado da final do Campeonato Alagoano contra o CRB, entrando com dois pedidos no Tribunal de Justiça Desportiva de Alagoas: um para anular a segunda partida da final e outro contra a arbitragem do jogo de sábado (15). O presidente do TJD/AL, David Beltrão Portela, analisará o pedido de anulação, que pode ser levado a julgamento se houver fundamento.

Denúncia


A denúncia sobre a arbitragem será inicialmente analisada pela Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva de Alagoas (TJD/AL). Caso a Procuradoria identifique algum erro ou irregularidade na condução do jogo, o caso poderá ser encaminhado para as comissões disciplinares do tribunal, que são responsáveis por julgar infrações cometidas durante as partidas. Esse processo pode resultar em punições ou sanções, dependendo das evidências e da análise dos responsáveis pela decisão. A atuação da Procuradoria e das comissões é fundamental para garantir a lisura das competições e a aplicação das normas esportivas.

Jogo polêmico


A final do Campeonato Alagoano, vencida pelo CRB por 2 a 1, foi marcada por polêmicas, levando o ASA a contestar oficialmente o resultado. O árbitro da partida foi Márcio dos Santos Oliveira, com auxílio de Brígida Cirilo Ferreira e Rondinelle dos Santos Tavares, enquanto o VAR foi comandado por Rafael Carlos Salgueiro e Ruan Luiz de Barros. O ASA entrou com um pedido no TJD/AL para anular o jogo e questionar a arbitragem.


… A AFCAL, em parceria com o Instituto Arteiros, abriu inscrições para o curso gratuito Ubuntu Coleção Moda Afro-Agrestina – Formação em Moda, voltado para jovens e mulheres negras do Agreste de Alagoas.

… Com aulas aos sábados e domingos, de 22 de março a 11 de maio de 2025, o curso busca fortalecer a identidade afro-agrestina e capacitar os participantes na criação de moda inspirada na cultura afro-brasileira, culminando em uma exposição final com suas criações.

… O curso é dividido em três módulos principais: Identidade Afro-Brasileira e Introdução à Moda, Planejamento e Criação de Coleção e Empreendedorismo e Desenvolvimento de Carreira.