Bartpapo com Geraldo Câmara
O AMBIENTE É INTEIRO
É exatamente isto que vocês estão lendo que eu quis dizer. Precisamos fazer uma lavagem cerebral, entender tudo o que se passa entre nós Brasil, entre nós mundo e verificar que só estamos falando no chamado meio ambiente e pensando no clima, na poluição e em tanta coisa, mas esquecendo que o nosso problema é inteiro, é total, é de reeducação plural, é de tudo o que nos cerca; é de ambiente inteiro e não de meio. Para falarmos em educação ambiental será preciso que exploremos a educação geral, a nossa maneira de ver e encarar o mundo, mas sobretudo o semelhante.
A necessidade de se bater na tecla da educação como um todo, da educação como regra de vida, da educação como fator primordial para que todos os assuntos sejam discutidos de maneira ampla pela sociedade, mas de modo a que essa sociedade saiba do que estamos falando isso é primordial. Não adianta que apenas as escolas ensinem a ler e a escrever. De nada servirá que ensinem as contas, o dividir, o multiplicar se não absorverem os problemas mais sérios que atingem essa mesma sociedade. Há que haver uma multiplicidade prática e uma diversidade de matérias que levem a crianças e adultos uma educação civilizatória e prática.
Haverão de estar perguntando os leitores o que estarei querendo dizer com isto, mas será de fácil entendimento. Na verdade, estamos avaliando que os currículos escolares, por exemplo são profundamente acadêmicos, mas não são sociais, não são práticos. É evidente que as escolas, colégios não podem e não devem esquecer a linha de aprendizado que leve ao conhecimento maior, à faculdade ao exercício futuro de uma profissão, de uma vocação. Mas insisto em dizer que precisamos fazer uma inclusão vigorosa de métodos e sistemas que levem exatamente ao exercício pleno e rápido da civilidade como um todo. Regras básicas de educação, regras de convívio social, estabelecimento ainda jovem de conhecimentos da relação entre os seres, do respeito ao semelhante, do respeito às leis do país, do conhecimento comezinho da igualdade quer seja racial, intelectual, física, o que for.
Entendam os leitores que não estou querendo ser o rei da Prússia, ou ditar normas, Não. Mas os anos de aprendizado, de vivência, de observação, de ouvir muita, muita gente, de observar o comportamento humano levam-me à certeza de que o conceito de educação neste país e talvez no mundo esteja completamente errado no seu rumo. No entanto, ainda há tempo. E um tempo que não precisa só ser entre estudantes, mas com adultos também. Os meios de comunicação podem e devem ser muito mais educadores do que críticos. Podem equacionar em suas exibições muito mais ensinamentos e experiências atingindo uma população bem maior. A insistência nas publicidades comerciais leva à vendas incríveis. A insistência em assuntos educacionais também pode levar a grandes avanços na sociedade.
A sugestão maior é a de se levar a esferas superiores ou até mesmo ao poder legislativo a proposta de mudança total na programação educacional do país onde a inclusão de matérias referentes ao comportamento levem ao conhecimento de todos os alunos e reprodutores naturais de ideias, repito, ensinamentos desde cedo em relação a todos os problemas sociais que vivemos. Uma mudança radical no ensino, resguardando-se o acadêmico e adotando o inclusivo como meio correto de união e de educação de toda uma sociedade futura e desde já. E só então poderemos dizer que não estaremos mais preocupados com o meio ambiente porque tratamos de todo o ambiente de vida das pessoas. Um ambiente inteiro onde o país se entenda e entenda cada vez mais a busca pela igualdade e pelos melhores propósitos.
FOTONOTAS

MARLUCE FALCÃO – É uma promotora fantástica e que visa o bem da sociedade com uma verdade incrível cumprindo religiosamente suas funções. Marluce é justa, correta e transforma cada ação em admiração que lhe é atribuída. Com a sua missão hoje em localizar desaparecidos por todo o Brasil, vem inovando e conseguindo sucesso em sua enorme pretensão transformada a cada dia em uma realidade que se faz necessária neste nosso Brasil. O exemplo de Marluce, com o seu PLID e além do mais a simplicidade e simpatia em pessoa deve ser seguido com euforia por todo o país.

RENAN CALHEIROS – Difícil e ao mesmo tempo fácil falar de um Renan Calheiros, verdadeira Phoenix se desdobrando e mantendo-se sempre positivamente diante da mídia e da população. Os assuntos dele sempre são variados porque também é profundamente antenado com tudo o que diz respeito ao nosso país. Não sabemos exatamente o que está pensando sobre as eleições de 2026, mas que se fará notado, não tenho dúvida. Tanto pode ir para mais uma reeleição no Senado Federal, como, quem sabe, para ser o grande trunfo para governador do estado. Tudo é possível com Renan Calheiros.
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
Não pense em estar com um pé atrás do outro. Pense sempre em um pé adiante do outro.
ALERTAS DO DIA
* O carnaval chegou, As prévias mostraram que Maceió está pronta para ter também o seu carnaval nos dias tradicionais porque tem mostrado competência nas realizações. No caso do Pinto da Madrugada, por exemplo foram mais de 500 mil pessoas sem que houvesse um tumulto ou coisa parecida. Com a ajuda preciosa do planejamento perfeito da Polícia Militar as coisas aconteceram com amplo sucesso. Então, uma futura extensão para os dias normais de carnaval, sem dúvida alguma já tem um aval da maior validade e sustentação. Que pensem os clubes, que pensem os organizadores e os dirigentes do turismo alagoano.
* Ainda a propósito mas valendo para qualquer situação preciso aplaudir as pessoas que fazem as Secretaria da Mulher, na pessoa de sua titular Maria Silva, os que estão à frente da Secretaria de Comunicação, leia-se Wendell Palhares pela fantástica campanha que está no ar “Deixa ela quieta”. Criada pela competente agência publicitária Artecétera, a campanha tem um apelo sensacional com este bordão que, sem dúvida ficará na mente das pessoas e que certamente ecoará por toda a sociedade que repudia o assédio sexual no país. Parabéns a todos os envolvidos.
* O imposto de renda começa a ser cobrado a partir do dia 17 de março e se estenderá até maio. Em sua declaração pode ser feita uma destinação aos Fundos da Infância ou aos Fundos do Idoso sem nenhum prejuízo para o seu bolso porque essa destinação será devolvida integralmente no caso de imposto a receber ou deduzida no caso de imposto a pagar. Com ampla divulgação dos fundos beneficiados e com o aval da Receita Federal a tranquilidade do contribuinte é absoluta e os benefícios para crianças e idosos também.
* Um dos assuntos que mais me irritam, como jornalista e como cidadão é saber que anos se passam e a Prefeitura de Maceió não se preocupa em lançar o novo Plano Diretor da Cidade. Os espigões continuam a subir (nada contra), mas sem as diretrizes necessárias para que sejam implantados sem afetar a vida e o crescimento da própria cidade. Além disso, onde estão os planejamentos para que se saiba para onde Maceió vai crescer e de que maneira? Tudo isto depende do Plano Diretor para que a bagunça não se estabeleça e se torne irreversível.
POR AÍ AFORA
# Os resultados definitivos das eleições legislativas na Alemanha confirmaram a vitória do partido conservador União Democrata Cristã (CDU), do advogado de 69 anos Friedrich Merz, que caminha para ser o novo chanceler da maior economia da Europa. A CDU e seu braço na Baviera, a União Social Cristã (CSU), alcançaram 28,6% dos votos, o que significa 208 dos 630 assentos no Parlamento, número insuficiente para garantir maioria.
# O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, está propenso a aceitar o acordo ou a imposição do presidente americano no sentido de permitir a exploração de minério ou a entrega dessa riqueza como parte de estabilização de paz. Não dá para entender, até porque o Trump diz que o acordo seria para que a Ucrânia pague o que os Estados Unidos já ofertaram até agora em armas e munições. Será? Estranho e esquisito.
# As formas armadas de Israel bombardearam o sul da Síria, nessa terça-feira (25), enquanto ocorria a Conferência Nacional de Diálogo da Síria, que pediu a retirada das forças israelenses do país árabe. A conferência foi promovida pelo novo poder que assumiu o país em dezembro de 2024, quando grupos insurgentes derrubaram o regime do então presidente Bashar al-Assad após 13 anos de guerra civil. Segundo as Forças de Defesa de Israel (FDI), aviões bombardearam centros de comando e vários locais contendo armas.
O “BARTPAPO com Geraldo Câmara” agora é exibido para os estados de Alagoas e Rio Grande do Norte. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “canal Bartpapo”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399

Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas