Zenita Almeida
Carnaval no Gigantinhos é marcado por ritmos, alegria e vivência cultural
Na semana que antecede as festividades carnavalescas, as crianças das cinco unidades Gigantinhos de Maceió geridas pelo Instituto de Gestão Educacional e Valorização (Igeve), localizadas nos bairros Santos Dumont, Antares, Ponta da Terra, Chã da Jaqueira e Tabuleiro do Martins, participam de uma programação especial.

O projeto Carnaval, montado pelo Igeve para celebrar esse momento tradicional que acontece em todo país, busca proporcionar momentos de aprendizado, criatividade e vivência cultural para meninos e meninas, desde o Berçário à Pré-escola, que corresponde à faixa etária de zero a cinco anos.

Cada unidade montou a programação de suas atividades conforme o perfil pedagógico e vocacional de cada turma. Porém, todas elas tiveram como foco explorar diferentes aspectos do Carnaval, que é tão rico em cores, ritmos e significados. No Berçário, as crianças participam da confecção de máscaras carnavalescas por meio de histórias temáticas, estimulando a imaginação e o reconhecimento dessa tradição. O Maternal explora os diferentes tipos de fantasias, promovendo o conhecimento sobre a diversidade de personagens e elementos que compõem essa celebração. Já as turmas do Primeiro e Segundo Período trabalham com a técnica do papel machê, produzindo máscaras artísticas e desenvolvendo a coordenação motora e a expressão criativa.

No CMEI Professora Cleide Gomes Cordeiro da Silva, localizado no bairro Ponta da Terra, o projeto foi finalizado em grande estilo: com o tradicional bailinho, ao som contagiante da Orquestra de Frevo Santiago Sax.
“Foi uma experiência única de vivência da cultura carnavalesca, repleta de música, dança e alegria. Agradecemos a dedicação de nossa equipe pedagógica e o entusiasmo das crianças, que tornaram este projeto um verdadeiro sucesso! Seguimos firmes no compromisso de oferecer uma educação que une aprendizado, cultura e diversão”, diz a diretora Fabiana Fradique da Silva.

O Igeve é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a gestão pedagógica e operacional de equipamentos educacionais, contribuindo e assegurando o acesso à educação de qualidade por meio de parcerias. Com atuação exclusiva no âmbito educacional, o Igeve é reconhecido em projetos de sucesso em vários municípios do país localizados em São Paulo, Minas Gerais e Alagoas.


Zenita Almeida
Sobre
Me chamo Zenita Almeida. Sou jornalista e além do curso de Comunicação Social tenho mais duas graduações e uma Pós. Sou avó de Sophia e Matheus, minhas paixões. Adoro escrever, sou Editora de um Caderno de Moda e tenho ainda meu próprio blog. Amo uma boa leitura, filmes, séries e entre outras coisas, um bom restaurante, cafeterias, viajar e a companhia da minha família. Aqui nesse espaço vou escrever além de moda, beleza, empreendedorismo e tudo mais que seja de interesse dos meus leitores. Então fica aqui comigo.