Bartpapo com Geraldo Câmara

O FUTEBOL DA VIDA

Bartpapo com Geraldo Câmara 14 de fevereiro de 2025

A vida é como o futebol. A gente cai, levanta, perde e leva gol mas nem quer pensar no apito final. Quando nascemos, ainda que deitados, nossas pernas já se balançam no ar à procura talvez de uma prematura bola para que comecemos o difícil jogo da vida.

Viver é uma sequência de “dribles” que vamos treinando desde o início, aprendendo que em nossos campos nem tudo são flores e que é preciso passar por tropeços, muitos tombos, alguns maiores, outros menores, mas exatamente aquelas quedas que nos fortalecem, que nos dão musculatura para enfrentar todos os tipos de jogos no decorrer do tempo.

Quem gosta de futebol sabe que os jogadores não nascem campeões. Pelo contrário, por mais campeões que sejam em suas jogadas nem sempre são aceitos. Por mais competência que tenham nem sempre são vistos pelos olheiros, aqueles que os cercam para saber se serão úteis ou não na vida e por mais competência que tenham nem sempre serão os escolhidos. Assim como na vida, os jogadores também precisam do fator sorte aliado ao esforço permanente para que o jogo continue e ele dentro de campo, porém refém das vitórias que conquista. Não pode titubear, não pode praticamente errar, não tem o direito de deixar as coisas acontecerem por nada à sua volta.

Quantas vezes, sem sermos os jogadores de futebol nos deparamos com nossos juízes, com nossos algozes, ouvimos o apito que nos tira de campo, que nos deixa a mercê de outros quando na realidade nós é que devemos nos comandar, orientar nossas vidas com o que aprendemos, com o que absorvemos para que possamos ir devagarinho chegando perto do gol que tanto ambicionamos.

A vida é esse campo eterno de futebol. Estamos entre o início e o fim demarcados entre as quatro linhas do mundo. Um mundo que tem as belezas de bons ataques ou as feiuras das grandes faltas. Se

soubermos vestir nossas camisas poderemos transitar por este enorme campo buscando as melhores

estratégias para avançarmos comedida ou rapidamente em direção ao gol que tanto almejamos. Para isso é preciso que conheçamos as estratégias deste jogo, que identifiquemos os adversários, que entendamos todos os caminhos que vão surgindo pela frente, mas sobretudo saibamos encontrar que caminhos melhores e verdadeiros serão estes.

No futebol nada é fácil. Não é fácil se habilitar, se capacitar, treinar. Não é fácil saber se controlar, estabelecer regras para si próprio e traçar metas para ultrapassar barreiras as mais diversas e que normalmente são absolutamente imprevisíveis. Então, é preciso prevenir, arquitetar, planejar e partir sem medos e angústias em direção ao topo da vitória.

Na vida, vejam os leitores, tudo parece bem igual ou bem parecido. As surpresas existem; as quebras nos caminhos, as quedas, também. Nem sempre é possível uma prevenção acertada porque o imponderável existe e acaba por tirar o jogador de campo. Do campo do futebol e do campo da vida.

Apesar de todos os cuidados, de todo o planejamento feito, o imponderável tem que fazer parte dele. Não se pode planejar e jogar com todas as certezas do mundo. Não se deve jogar exclusivamente para o aplauso de nossas torcidas, mas para a conquista de outras também.

E aí fica a grande pergunta: Ganhar sempre? Impossível. Perder sempre? Impossível também. Que jogo deveremos jogar? O jogo da verdade, da consciência, do dever cumprido? É preciso que, como no futebol tenhamos sobretudo determinação. Sabermos que estamos aqui cumprindo uma meta que pode ou não ser alcançada, mas que deve ser traçada e delineada com todas as estratégias para nos levarem ao gol. Ou não. A vida dirá. Como no futebol. Podemos empatar, ganhar e até perder. Quem sabe? Até que chegue o apito final.

FOTONOTAS

FERNANDO GAMELEIRA – Se falar em neurologista há que se pensar imediatamente em Fernando Gameleira. Uma sumidade, um estudioso, um detalhista que, sobretudo em consulta cria uma confiança fantástica. Além disso some-se o fato de que é de uma simplicidade total deixando seus clientes absolutamente à vontade e até enebriados com suas consultas. Fernando alia toda essa sua magia à conquista de amizades e a acabar por se tornar uma pessoa com quem se deseja sempre conversar e trocar ideias. Uma figura!

 ROSA TENÓRIO – Falar de Rosa é falar de gente da melhor categoria, de uma competência invulgar e de grande disponibilidade o que de há muito vem se tornando raro.. Rosa Tenório que já conheço há alguns anos não deixa falhas no seus relacionamentos. Não deixa pistas a não ser de boas lembranças, de simpatia e de muita categoria no que faz. Primeira mulher eleita para a presidência do importante CREA, Rosa só tem demonstrado que a escolha foi acertada e que o mundo também é das mulheres. Bravo, amiga!

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

A inveja é frustração de quem não ocnbseguiu chegar onde o outro chegou.


ALERTAS DO DIA

* Somos uma ilha cercada de processos por todos os lados. No meio político só se fala em processos, em cassação, em prisões e em tudo o mais que possa cercar um homem público. Às vezes sem sentido algum, mas na maioria com fundos de absolutas verdades. O problema é saber até onde as verdades existem, até onde os “fakes” estão valendo apesar de sabermos que na maioria dos casos a verdade poderá vir à tona de maneira boa ou ruim para os acusados. O fato é que o Brasil precisa urgentemente ser passado a limpo senão a água transborda.

* E por falar em água transborda a natureza está se impondo e está mostrando que não vive só de beleza. Reage à mão suja do homem que espalha lixo pelas ruas, que não cuida da terra, que provoca incêndios nas florestas e por aí vai. O resultado estamos vendo por todo o país e sobretudo nas cidades que estão sendo vitimadas por enchentes incríveis e que, sem dúvida alguma, têm a ver com os efeitos e causas provocadas pelo ser humano que ainda não entendeu que está plantando para a geração de seus filhos e netos.

* Um “serial killer” foi preso em Maceió e confessou o assassinato de dez pessoas. Como pode um cidadão como esse ter chegado a tanto com uma frieza absoluta, tirando a vida de seus semelhantes, sem dó nem piedade? A mim não só entristece como me deixa horrorizado com a imagem de uma pessoa tirando a vida de outra. Ou de outras, pior ainda. A maior parte de suas vítimas foram mulheres e só Deus sabe o porque. A polícia tem agido no rastro desses criminosos e isto é muito bom de se saber. O difícil é conviver com essa realidade.

* E a propósito da nota acima, parabéns ao governador Paulo Dantas que nomeou vinte novos delegados pensando exatamente na segurança cada vez maior em nosso estado e também respeitando o concurso realizado em 2022. Ainda virão outras nomeações porque Alagoas precisa correr com as investigações e, com isso, ajudar na diminuição das ocorrências que volta e meia estão nos assustando. Apesar de que, este governo é o responsável por tornar Alagoas um dos estados mais seguros do Brasil.

POR AÍ AFORA

# O presidente Donaldo Trump agora sinaliza para o Brasil e já assinou a taxação do aço brasileiro que tanto é importado para os Estados Unidos. Isso é “pinto” diante do que vem por aí já que ele acha que pode cantar de galo para o resto do mundo. Está prejudicando vários países, sim. E não vai parar a não ser que seja parado pela própria justiça americana que já começou a acender os olhos para suas atitudes. Vamos esperar e ver até onde vai a doidice do homem. Há quem goste. Será?


# O papa Francisco interrompeu a leitura de uma homilia neste domingo (9), no Vaticano, devido a dificuldades para respirar. O episódio aconteceu durante a missa na Praça São Pedro pelo Jubileu das Forças Armadas, que reuniu militares do mundo todo, como parte das celebrações pelo Ano Santo de 2025. "Agora me desculpo um pouco e peço ao mestre que continue a leitura, por dificuldades na respiração", disse o pontífice de 88 anos, que foi aplaudido pelo público. A leitura ficou a cargo do arcebispo italiano Diego Ravelli.

# As eleições presidenciais no Equador terão um segundo turno em 13 de abril entre o presidente Daniel Noboa e a candidata de esquerda Luisa González, apoiada pelo ex-mandatário Rafael Correa. Com pouco mais de 90% das urnas apuradas, Noboa, do partido Ação Democrática Nacional (ADN), tem 44,35% dos votos válidos no primeiro turno, enquanto González, da legenda Revolução Cidadã, aparece com 43,81%. Os dois estão separados por menos de 50 mil votos, enquanto 14 candidatos dividem os pouco mais de 10% restantes.


O “BARTPAPO com Geraldo Câmara” agora é exibido para os estados de Alagoas e Rio Grande do Norte. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “canal Bartpapo”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399