Edmilson Teixeira
Parceria
A Associação de Cronistas Esportivos de Alagoas (ACEA) fez história nesta terça-feira, 14, ao firmar uma parceria significativa com o Cine Arte Pajuçara. Esta colaboração promete trazer benefícios para todos os associados, proporcionando um desconto de 50% no valor dos ingressos durante as sessões de cinema. “Este é um passo importante que destaca a valorização da cultura e do esporte em nossa sociedade”, comentou o diretor de Esporte e Cultura da ACEA, Damião Messias.
Histórico
Localizado no coração do Centro Cultural Arte Pajuçara, o Cine Arte Pajuçara é muito mais do que um cinema. Desde sua abertura em 7 de novembro de 2013, ele se tornou um centro vital para a promoção das artes visuais, cênicas, música e audiovisual. Seu diretor, Marcos Sampaio, carinhosamente conhecido como Marcão, expressou seu otimismo em relação a esta nova parceria, destacando que o espaço tem mais de três décadas de história, com laços com os antigos cinemas Pajuçara e Arte Pajuçara, além do extinto Centro Cultural SESI.
Ponto de vista
Para o presidente da ACEA, Adaelson Vilela, a parceria entre a ACEA e o Cine Arte Pajuçara não é apenas um acordo, mas uma oportunidade de incentivar o envolvimento dos cronistas esportivos com a cultura local. “Este desconto exclusivo irá encorajar a troca de experiências entre associados e o público em geral, promovendo uma maior integração entre o esporte e a arte. Estamos diante de um projeto que, sem dúvida, fará um grande impacto na comunidade cultural de Alagoas” disse Vilela.
Pilar
Na última segunda-feira, a prefeita do Pilar, Fátima Rezende e a deputada estadual Fátima Canuto receberam a visita do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do governador em exercício de Alagoas, Marcelo Victor. A ocasião foi marcada pela visita ao Hospital do Futuro, uma unidade de saúde reconhecida como uma das mais modernas do Nordeste, além do Kartódromo Internacional de Pilar, Circuito M3, tido como o maior da América Latina. Durante a visita, o entusiasmo dos visitantes ficou evidente, evidenciando o impacto positivo que esses investimentos têm na saúde da população local e no turismo.
Delmiro Gouveia
A cidade de Delmiro Gouveia/AL está em clima de celebração com a participação do aluno Pietro Bezerra dos Santos, da Escola Municipal de Educação Básica Padre Anchieta. Pietro, um jovem talentosíssimo, foi escolhido para participar do prestigiado programa científico SigmaCamp 2025. Este evento, que reúne alguns dos melhores estudantes do mundo, é uma oportunidade única de desenvolvimento acadêmico e científico. O SigmaCamp 2025 teve início no último sábado e se estenderá até o próximo sábado, em Valinhos/SP.
Histórico
Antes dessa conquista, Pietro se destacou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas em 2024, onde conquistou duas medalhas de prata – uma na fase regional e outra na fase nacional. Esses feitos reconhecem não apenas a capacidade intelectual do jovem, mas também seu compromisso e dedicação ao estudo da matemática, que é uma das áreas mais desafiadoras do conhecimento.
Detalhes
O SigmaCamp é um programa inovador voltado para jovens de 14 a 16 anos com interesse em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Desde 2012, o acampamento inspira estudantes ao redor do mundo a explorar as interconexões entre Física, Matemática, Química, Biologia e Ciência da Computação. O evento está acontecendo pela primeira vez no Brasil.
Diabético
Deputado estadual Cabo Bebeto postou vídeo em suas redes sociais dando conta de que o presidente Lula vetou o Projeto de Lei que equiparava o diabetes tipo 1 a uma deficiência, prejudicando ainda mais quem enfrenta essa condição. “Em Alagoas, por meio da Lei 8.991/2023, de minha autoria, garantimos a redução de 50% na carga horária dos servidores públicos civis ou militares que possuem dependentes com deficiência física, mental ou transtorno do espectro autista”
Outro do Cabo
“Agora, com o PL 1188/2024, estou trabalhando para incluir os pais de filhos com diabetes tipo 1 nesse benefício, permitindo que eles tenham mais tempo e condições de cuidar de seus dependentes. O papel do Estado é ampliar direitos para quem mais precisa, não negá-los”, apimentou o deputado Bebeto.
De cara nova
A ressurreição da Praça Deodoro em Maceió, se deve, em grande parte, à colaboração entre o TJ/AL e a Prefeitura, um esforço conjunto para modernizar e preservar a essência histórica do local. Sob os cuidados do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), o projeto trouxe à luz elementos que equilibram tradição e vanguarda. Entre os destaques, está um museu inovador com tecnologia de realidade virtual, que oferece aos cidadãos e turistas uma experiência imersiva das várias fases da história da praça.
Luzes
Outro atrativo da Praça Deodoro é o espetáculo visual do artista Délson Uchôa. O cenário inunda o espaço com luzes e cores no piso, remetendo à rica tradição cultural do povo alagoano. A inclusão e acessibilidade também foram pilares fundamentais neste processo de revitalização, com reconfigurações que garantem a acessibilidade plena a todos os visitantes.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011