Edmilson Teixeira
E HAJA RÁDIO
O Ministério das Comunicações lançou o edital de seleção pública para inscrição das entidades interessadas em executar o serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada (FM), com finalidade exclusivamente educativa, em 311 municípios das cinco regiões do país.
SALAS DE AULA
Por falar em Ministério das Comunicações, o órgão finalizou, no último dia 26 de dezembro, uma transferência de R$ 893,3 milhões ao BNDES para viabilizar projetos de inclusão digital no país, como para levar conectividade para escolas públicas, favelas e áreas remotas. Os recursos são provenientes do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações e correspondem ao ano de 2024.
ESTAVA ENTOCADA
“Estamos conseguindo ampliar as nossas ações com este fundo que estava parado há décadas. Com muita dedicação, conseguimos destravá-lo para levar mais internet para a população brasileira. Os valores são aplicados em projetos que fazem parte de um esforço maior do governo Lula para garantir inclusão digital e conectividade no Brasil até 2026”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
RESPIRAÇÃO
Em parte de Alagoas, sobretudo nas regiões do Sertão e Sertão do São Francisco a população vem sofrendo um clima atípico. Trata-se da baixa umidade relativa do ar que chega a atingir índices inferiores a 30% em determinados períodos do dia. Conforme a SEMARH/AL esse cenário é atribuído à influência de uma massa de ar seco e quente, associada a um sistema de alta pressão atmosférica, que está inibindo a formação de nuvens e reduzindo a umidade do ar em níveis significativos. Esse fenômeno se finda no final da noite desta quarta-feira.
NAMORO TRONCHO
No Reino Unido, uma brasileira que atua como uma agente penitenciária foi presa, em junho do ano passado, após fazer sexo com um detento da cadeia em que trabalhava. Linda de Sousa Abreu, de 31 anos, foi sentenciada nesta segunda-feira (6/1) a 15 meses de prisão.
DETALHES
A mulher, que mora em Fulham, admitiu as relações sexuais com Linton Weirich, homem condenado por roubo. Vídeos com os atos foram compartilhados nas redes sociais e viralizaram rapidamente. Inicialmente, Linda de Sousa afirmou ter sido ameaçada e forçada a fazer sexo com o homem, mas, depois, retirou o depoimento. Gostou da coisa, é claro!
PÃO DE AÇÚCAR
A Festa de Bom Jesus dos Navegantes 2025, realizada em Pão de Açúcar, teve seu início no último sábado e promete uma programação repleta de atividades até o próximo domingo. Este evento cultural, que é esperado com grande entusiasmo, celebra a fé e a diversidade das manifestações culturais da região, sobretudo pelas águas do rio São Francisco. Entre sábado e domingo vão se apresentar no palco musical: Seu Desejo, Iran do Arrocha Banda Eva, Xanddy Harmonia, Unha Pintada e Nukomando
MERECIMENTO
Com uma combinação de fé, cultura, música e esporte, a centenária Festa de Bom Jesus dos Navegantes 2025 em Pão de Açúcar se consolida como uma celebração imperdível para todos os que valorizam tradições e vivências comunitárias. A cidade tem investido firme no turismo e o reeleito prefeito Jorge Dantas (MDB) se mantém firme buscando parcerias com os governo estadual e federal, a fim de enobrecer as belezas naturais da região de forma turística.
SANTA LUZIA DO NORTE
A pacata cidade de Santa Luzia do Norte está de luto desde a segunda-feira. Faleceu a dona Marlene Mascarenhas. Era esposa do saudoso ex-prefeito Valdir Mascarenhas que governou o município entre 1977 a 1980. Ela foi também Secretária Municipal de Educação, na gestão do prefeito Artur Lima entre 1983-1988. “Era uma mulher exemplo de dignidade, honradez e humildade”, disse o Poeta Pedão.
ARRETADO
A Central de Intérpretes de Libras de Alagoas, da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, continua a garantir o direito à saúde de mulheres surdas. Na última sexta-feira, Maria Fabiana da Conceição vivenciou um momento único e especial, dando à luz ao pequeno Arthur de Oliveira Silva no Hospital da Mulher, em Maceió. Ela teve o acompanhamento da intérprete de Libras, Késsia Santos.
NA NATUREZA NADA SE PERDE
Reaproveitar a casca do arroz e gerar resultados positivos para a região segue sendo um dos principais objetivos do projeto da Fumacense Alimentos e Bebidas que, desde 2021, cria tijolos sustentáveis. A ação, que visa o reaproveitamento máximo de resíduos do processo produtivo da indústria – com a reutilização da cinza originada da queima da casca de arroz usada para geração de energia –, a indústria contribuiu na produção de mais de 4 milhões de tijolos, em parceria com a Cerâmica Guarezi, da cidade de Treze de Maio (SC).
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011