Roberto Baia
Redução de salário
Os salários dos 14 vereadores de Palmeira dos Índios foram reduzidos em dezembro devido à falta nas sessões deliberativas na Câmara Municipal. A ação tomada pelo presidente da Casa, Ronaldo Raimundo (PRD), atende à recomendação do Ministério Público de Alagoas (MPAL).
Ausência na sessão
Para cada ausência na sessão deliberativa, os vereadores tiveram um desconto de R$ 500 na remuneração do mês de dezembro.
Caso o presidente do Legislativo não tivesse aplicado o desconto sugerido pelo Ministério Público, o vereador poderia ser acusado de improbidade administrativa.
Projeto de lei
O governador Paulo Dantas usou as redes sociais para anunciar o envio de mensagem de projeto de lei, em caráter de urgência, para a Assembleia Legislativa autorizar o Poder Executivo a distribuir, por meio de concessão de bonificação extraordinária, R$ 51 milhões aos profissionais de educação.
Reconhecimento
Ao lado da secretária de Estado da Educação, Roseane, Dantas anunciou o pagamento da bonificação extraordinária na véspera do Natal, 24. A bonificação é um reconhecimento ao empenho dos servidores pelos resultados obtidos em 2024, principalmente em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Bonificação extraordinária
“Estamos muito felizes em poder dar essa notícia maravilhosa para você que está na sala de aula, na escola, que está se esforçando todos os dias para elevar a produção do conhecimento para o estado de Alagoas”, expressou o governador, que parabenizou a secretária Roseane Vasconcelos e todos os profissionais de educação pelo empenho para melhorar a qualidade do ensino em Alagoas.
Hospital de Emergência
Na última quarta-feira, 25, feriado de Natal, os profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, prestaram assistência a 199 pessoas. Ontem, quinta-feira, 26, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do hospital, que está ligado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgou os dados. Foram atendidas 51 pessoas vítimas de acidentes de trânsito.
Atendimentos
Desse total, 25 pessoas morreram em acidentes com motocicletas. Dois casos de acidentes de bicicleta, dois de atropelamento, três de capotamento e 19 de colisões foram registrados. Além disso, os médicos de plantão atenderam 17 vítimas com objetos estranhos no olho, ouvido, garganta ou nariz. Quatro vítimas de intoxicação exógena foram atendidas, juntamente com 18 vítimas de agressão, sendo 11 por agressão física, seis por arma branca e uma por arma de fogo, entre outros atendimentos.
Feira Grande
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai ampliar a disponibilidade de ensino médio para Feira Grande no próximo ano letivo. Além da revitalização da conhecida Escola Estadual Manoel Leandro de Lira, o governo estadual também irá presentear o município com uma nova instituição de ensino que iniciará suas atividades no próximo ano letivo.
70 anos de fundação
A Escola Estadual Manoel Leandro de Lira celebrou 70 anos no último dia 20 e ganhou de presente uma reforma que inclui pintura, reconstrução do telhado, melhorias no piso e na cozinha e climatização das salas de aula. O município ganhará uma nova escola de ensino médio na região, que vai desafogar a escola e atender a uma demanda reprimida por vagas no ensino médio no município.
Salas insuficientes
Em 2024, a escola registrou 1.191 estudantes, divididos em 20 grupos de ensino médio, dez pela manhã e dez à tarde. Eles estudavam nas oito salas de aula da escola, além de outras duas salas localizadas em um edifício adjacente. Das 20 classes, cinco pertencem à terceira série do ensino médio e estão concluindo seus estudos este mês. Contudo, essas cinco salas desocupadas não seriam suficientes para atender à demanda dos novatos, que são esperados para formar 12 turmas na 1ª série do ensino médio.
… Na madrugada de ontem, quinta-feira, 26, um homem foi preso após invadir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios e agredir sua esposa.
… O sistema de vigilância por vídeo da unidade de saúde gravou a ocorrência. Segundo informações da Guarda Civil Municipal (GCM), a mulher já havia sido agredida em casa, mas conseguiu chegar até a UPA. Enquanto aguardava atendimento, o suspeito entrou na unidade e voltou às agressões físicas contra ela.
… Depois do crime, o homem fugiu, mas foi preso perto de sua casa no bairro Vila Maria. Ele foi conduzido à Sede da Polícia.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.