Edmilson Teixeira

DECEPÇÃO

Edmilson Teixeira 21 de dezembro de 2024

A contratação de Douglas Costa pelo Fluminense foi eleita em enquete no ge como a pior dos clubes da Série A da temporada 2024. O atacante foi o mais votado entre os 15 nomes destacados. Foram 11.027 votos no total.

PLACAR


O atacante Douglas Costa recebeu 3.160 votos como o pior reforço, com 28,66%. Ele foi contratado pelo Fluminense em janeiro deste ano e assinou até o meio de 2025. Mas a relação durou menos de seis meses, com rescisão assinada em julho. Criticado por parte da torcida, o atacante realizou 22 jogos pelo Tricolor, sem nenhum gol marcado.

EXPECTATIVA


O Corinthians prevê arrecadar R$ 212 milhões em patrocínios em 2025, o que representaria um recorde na história do clube. Porém, a diretoria sabe que a meta é ousada e, para atingi-la, estuda dividir uma propriedade da camisa a fim de aumentar os ganhos. O departamento de marketing do clube vê com bons olhos negociar separadamente cada um dos lados do ombro da camisa. Até então, o time sempre vendeu os dois lados para uma mesma empresa.

FALTA UM POUCO


O Coritiba está perto de concretizar o retorno do lateral-direito Rafinha. O jogador está de férias na Alemanha e é aguardado para assinar contrato com o Coxa para a temporada 2025. Aos 39 anos, o jogador desistiu da renovação de vínculo com o São Paulo.

ARTICULAÇÃO


O Atlético/MG encaminhou acerto com Luís Castro para ser técnico do clube na próxima temporada. Depois de algumas semanas de negociação, clube e treinador estão próximos de um desfecho positivo. O treinador fez algumas exigências ao clube mineiro para aceitar o projeto. Luís Castro está sem clube desde que saiu do All Nassr, da Arábia Saudita, neste ano.

AINDA INCERTO


O futuro do treinador do Botafogo foi o principal assunto no clube nesta semana, mas a definição ainda deve demorar alguns dias. Artur Jorge está em Braga, Portugal, com a família e tem usado os dias para descansar e recuperar as energias de uma temporada desgastante. A ideia é "retomar a vida" a partir da próxima segunda-feira (23). A situação é tratada da mesma forma pelas duas partes: Artur tem contrato e é o treinador do Glorioso. O português, inclusive, tem participado do planejamento do clube nos últimos dias. Ele vem mantendo contato com os dirigentes alvinegros.

LONGE DA GUERRA


A praia de Serrambi, no litoral sul pernambucano, é o refúgio do zagueiro Nino, hoje no Zenit, da Rússia. E dá para entender o porquê. Um clima bem mais agradável que o de São Petersburgo, onde ele está jogando. De férias, o medalhista olímpico e campeão da Libertadores pelo Fluminense em apenas um ano fora do Brasil, já foram dois títulos nacionais (Campeonato Russo e Copa da Rússia). “Mas jogar lá não é um desafio para qualquer um. A guerra com a Ucrânia, que já dura quase três anos, impacta a vida de nós atletas”, disse.

CURRÍCULO


Em termos de futuro, o jogador Nino mantém um sonho vivo: o de voltar a vestir a camisa da Seleção Brasileira. Ele foi campeão olímpico em 2016 com a Seleção sub-23. Na principal, chegou a ser convocado, mas não entrou em campo em jogos pelas Eliminatórias de 2023.

ACIDENTE


Na última quinta o zagueiro Jan Pietter deixou o jogo-treino do ASA contra o Zumbi sentindo dores na perna esquerda. As equipes se enfrentam à tarde no Municipal de Arapiraca. Conforme nota do clube, o jogador foi avaliado, passou por exame de imagem e não teve lesão detectada. Na próxima segunda, o ASA enfrenta o Falcon-SE. O amistoso está marcado para às 19h, no Municipal de Arapiraca. No dia 29, o time alvinegro recebe o Confiança e faz o último teste antes da partida contra o Sergipe, pela pré-Copa do Nordeste.

RECADO


“Estou vindo para esse desafio, com esse desejo de conquistar, pra fazer o CRB ainda mais forte, contribuir com os objetivos e com aquilo que a gente precisa conquistar nessa temporada 2025. Temporada essa muito difícil, haja visto que teremos que enfrentar uma Copa do Nordeste com cinco equipes de Série A, com poderio de investimento muito alto, nós vamos, mais uma vez, defender o título estadual e uma Série B que vem pesada novamente”, técnico do CRB, Umberto Louzer.

TRISTE SITUAÇÃO


A terrível notícia dentro do CSA foi o trágico acidente de moto contra um ônibus na noite da última segunda-feira, próximo a Passo do Camaragibe. O jogador do CSA, da equipe Sub-15, Diego Fernando teve uma perna amputada e se recupera; e seu companheiro morreu no local. “Pelo que tivemos conhecimento, ele fez uso de quatro bolsas de sangue, a informação é que ele ainda continua em estado delicado e seguimos aguardando, acompanhando e torcendo pela pronta recuperação dele”, disse na quinta-feira, o gerente de futebol, Luciano Lessa.