Bartpapo com Geraldo Câmara
IGUALDADE TOTAL
Uma antiga campanha publicitária de uma fábrica de tintas tinha como “mote” usava determinadas frases comparativas como “que seria do vermelho se não existisse o amarelo?” ou “que seria do azul se não existisse o verde?” e por aí ia fazendo um comparativo do valor das cores e da maneira como elas podem e devem conviver e subsistir para que a harmonia prevaleça e as grandes obras de arte tenham o imenso valor da cor. Ainda que o quadro seja pintado em preto e branco, cores magníficas para obras sensacionais. Além das próprias cores da cidade.
Começo este artigo com esta comparação de cores por achar absolutamente idiota e criminosa a outra comparação criada durante séculos e mantida, menos mas ainda nos dias de hoje em que se pretenda estabelecer diferenças entre brancos e pretos, seres humanos absolutamente iguais e sob todos os pontos de vista. Se sociológica e antropologicamente o nosso país recebeu colonizações com acento maior de raça branca e achou que, por conta disso, poderia se aproveitar de situações de diminuição econômica e num determinado momento ir buscar mão de obra nos moldes da escravidão, sem dúvida alguma cometeu o maior dos seus erros. Ao confundir gente com animais domesticados e trazer essa gente para, escravizadamente, atender suas necessidades, repito, foi o maior erro histórico de nosso país. Erro que tem tido continuidade disfarçada em determinadas regiões do país, apesar dos rigores da lei cada vez mais modificada na proteção de todos os irmãos.
A luta pela abolição da escravidão no Brasil, foi uma luta incessante principalmente no final do século XIX quando finalmente a princesa Isabel assinou a Lei Áurea que abolia a escravidão no Brasil. No entanto, foi exatamente aí que começou a questão terrível da desigualdade, da escravidão muda, onde os negros precisavam ter o seu sustento, mas salários não tinham e então, muitos deles continuaram escravizados em troca de simples pratos de comida e um lugar para se deitar. Mas era preciso muito mais e foi a partir de decisões isoladas que as coisas foram tomando pé, terrenos foram conquistados a duras penas e a sociedade brasileira gradativamente foi ficando mesclada, não só de brancos e pretos, mas também de índios, de europeus, de um grande volume de imigrantes que vieram buscar futuro neste Brasil continental e por aqui se espalharam e misturaram raças, formando com brancos e pretos brasileiros essa mescla fantástica que forma o povo brasileiro.
No entanto, os recalcitrantes modernos, os desrespeitosos, os pseudo-brancos continuam a praticar o crime de racismo como se fossem os velhos colonizadores, senhores feudais, hipócritas do país. Sem dúvida que a parte deste país mais inteligente busca a igualdade em todos os níveis. No intelectual, na força do trabalho, na ambição social e financeira. Mas os recalcitrantes, os mal criados por seus ascendentes, estes ainda viram o nariz para qualquer raça diferente da branca que, aliás deve estar em extinção no Brasil possivelmente o país mais miscigenado do planeta.
Como muitos brasileiros sou absolutamente contra qualquer tipo de discriminação e como tal vejo com satisfação que o país está apertando suas leis no sentido de dar maior proteção às vítimas desse crime hediondo. E precisa fazer isto, mesmo, para eliminar da sociedade os que se fazem de deuses e acham que podem o dividir o mundo entre eles e o resto.
Foi bom ver que a tipificação de crimes como a injúria racial estão mais bem enquadrados e serão punidos severamente, assim espero. Na verdade, nossos desejos são os de ver um dia que não haja mais necessidade de lei para que todos entendam que somos irmãos, sem interessar cor de pele, nem credos nem nada. Igualdade total é o que desejamos ver um dia em nosso Brasil. Porque, “o que seria do branco se não existisse o preto, o amarelo, etc, etc ?”
FOTONOTAS
DINHO LOPES – Esse cara tem o sangue com as cores do carnaval. Deve ter sido herdado diretamente do pai, o grande Edécio Lopes. Presidente da Liga Carnavalesca de Maceió. Dinho pulsa sozinho ao som dos tambores e dos trombones. Vibra com tudo o que faz montando grandes pré-carnavalescos que fazem há muitos anos a alegria do povo dessa cidade e mostram que por aqui não é só lugar de praias bonitas e de descanso, mas de muita folia, de muita alegria e empolgação. Dinho Lopes, há anos cumpre essa missão fantástica de proporcionar mais alegria a esse povo que tanto precisa dela.
PAULO HANSEN – Prático de profissão e empresário da área, Paulo Hansen sempre foi um empolgado com os assuntos da Marinha. Atualmente é o presidente da Soamar – Sociedade dos Amigos da Marinha e foi por essa paixão que recebeu há alguns dias atrás, das mãos do Comandante da Marinha Brasileira, Almirante Marcos Sampaio Olsen a honrosa condecoração “Comenda Ordem do Mérito Naval”. Sem dúvida uma homenagem das mais importantes se não a mais para civis que colaboram com a grandeza da Marinha brasileira. Parabéns, Paulo!
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
A palmada não doía. Corrigia. Saudades das palmadas que levei um dia.
ALERTAS DO DIA
* Lécia Nídia Ferreira Taques. “Mestre em direito pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Advogada, membro do Grupo de Pesquisa O Meio Ambiente de Trabalho Equilibrado como Componente do Trabalho Decente.” Estas são as primeiras palavras, ainda na orelha do livro que Lécia acabou de lançar com o título de Combatendo o Trabalho Escravo Contemporâneo. Ela fica em Cuiabá mas de alguma forma vamos entrevistá-la no nosso Bartpapo e possivelmente no mês de janeiro. O tema é importantíssimo e uma realidade que precisamos aprofundar em nossos conhecimentos. Aguarde.
* A reeleição de Mário Marroquim para presidente do CRB está definitivamente assegurada já que o deputado Marcos Barbosa, a pedido de muita gente, inclusive de familiares resolveu retirar sua candidatura ao cargo máximo do clube. Reiterando que a hora é de união ele se colocou também à disposição para o que der e vier. Marroquim que enfrentou uma enorme dureza, sobretudo no último ano também passa a ter uma responsabilidade ainda maior para que consiga em 2025 fazer o time criar novas perspectivas e, quem sabe, alçar à Série A do campeonato nacional.
* A coisa anda meio preta lá pelos lados do Planalto e a bruxa parece que está solta prejudicando com suas vassouradas o bom andamento do governo. Muita polêmica, a economia com altos e baixos, o dólar mostrando que continua reinando, o presidente literalmente batendo a cabeça e por fora a turma anterior escondendo as unhas e enfrentando o judiciário do jeito que pode. Prisão de general de quatro estrelas e sei lá quantas ameaças pairando no ar. Precisamos entrar em 2025 respirando ares melhores para enfrentarmos o calor do verão que parece vir por aí com força total .
* Atuais presidentes de Câmaras de Vereadores da maior parte do país estarão logo no primeiro dia de 2025, após a posse em seus mandatos reunidos com seus pares para a eleição ou reeleição das mesas diretoras. Normalmente serão pequenas batalhas mas na maioria o consenso deverá existir. Aqui, em Maceió, o atual presidente Galba Novaes Neto, deverá enfrentar no bom sentido o recém eleito vereador Marcelo Palmeira que deseja ocupar a presidência da casa. Vamos ver no que vai dar o embate.
POR AÍ AFORA
# O ex-presidente da Síria Bashar al-Assad se pronunciou nesta segunda-feira (16) pela primeira vez desde a queda do regime, em 8 de dezembro, e afirmou que o país está "nas mãos de terroristas", além de reconstruir os detalhes de sua fuga para a Rússia. "Minha saída da Síria nunca foi planejada e não aconteceu durante as últimas horas do confronto, ao contrário do que alguns alegam", diz o ex-ditador em um comunicado divulgado no Telegram."Ao contrário, eu permaneci em Damasco, realizando minhas tarefas até as primeiras horas de 8 de dezembro.
# Nos últimos 20 anos, mais de 1,7 mil jornalistas foram assassinados no planeta trabalhando ou em razão de suas funções. Em 2024, 54 jornalistas foram mortos – 52 homens e duas mulheres. Os dados são da organização não governamental (ONG) Repórteres sem Fronteiras (RSF), fundada em 1985 na França, e foram divulgados nessa sexta-feira (13)."É o ano com o maior número de casos de jornalistas mortos no contexto de conflitos armados", informa o jornalista Artur Romeu, diretor do escritório da RSF para a América Latina, em entrevista à Agência Brasil.
# A Assembleia Nacional da Coreia do Sul aprovou neste sábado (14) a abertura de um processo de impeachment contra o presidente de direita Yoon Suk-yeol, acusado de insurreição na tentativa fracassada de impor uma lei marcial que durou apenas seis horas.A moção apresentada pela oposição recebeu 204 votos a favor em escrutínio secreto, de um total de 300 possíveis, além de 85 contra e três abstenções. Outros oito foram anulados. Eram necessários pelo menos 200 para garantir que o impeachment do chefe de Estado avançasse.
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas