Edmilson Teixeira
EM CENA
Após serem diplomados na última terça-feira, Manoel Tenório e Feu Maia, prefeito e vice-prefeito de Quebrangulo, respectivamente, estão empenhados em enfrentar os desafios que a cidade apresenta. Na manhã desta quinta-feira, os dois se reuniram com o diretor-presidente do DER/AL, Iran Menezes, onde pleitearam agilidade nas obras de recuperação da AL-210. Este trecho, que dá acesso à Quebrangulo, encontra-se em péssimas condições, prejudicando o tráfego de veículos e a mobilidade dos cidadãos.
MOMENTO HISTÓRICO
O desfecho de oito anos de governo de Renato Filho (MDB) está prestes a ser celebrado com a inauguração da primeira etapa do Hospital do Futuro, prevista para esta sexta-feira, 20. Este evento marcará não apenas o fim de um ciclo administrativo, mas também será um testemunho do avanço que a cidade do Pilar experimentou ao longo desse período. De fato, muitos consideram este governo como o que mais atuou administrativamente, conseguindo nessas suas duas gestões fazer o Pilar avançar 50 anos.
VALORES
A construção do Hospital do Futuro, orçada em 120 milhões com recursos próprios do município, representa um compromisso com uma saúde de qualidade, refletindo investimentos significativos em equipamentos de tecnologia e sofisticação. Renato Filho priorizou a modernização e a excelência nos serviços de saúde, um legado que será deixado para Fátima Rezende, sua sucessora, que foi eleita com uma ampla vantagem de votos.
ORDEM É ORDEM
Na última quarta-feira, a Promotoria de Justiça de Viçosa expediu uma recomendação para que as Prefeituras de Viçosa, Mar Vermelho e Chã Preta evitem fazer a exoneração de servidores contratados que realizam os serviços nas suas Unidades de Saúde. A medida do promotor Adriano Jorge Correia garante que os serviços de saúde prestados por essas cidades neste período de fim de ano sejam mantidos normalmente sem serem prejudicados por falta de recursos humanos.
FORÇA SERTANEJA
Jorge Dantas (MDB) foi diplomado nesta semana para ocupar em Pão de Açúcar seu quinto mandato como prefeito. O gestor que teve uma ampla folga na sua reeleição também cobiça disputar a presidência da Associação dos Municípios de AL, órgão que já presidiu em duas oportunidades. “Esse diploma não é meu, é de todos vocês! Com muito empenho e dedicação, vou honrar a responsabilidade que me foi dada e trabalhar incansavelmente para fazer a diferença na vida de cada um. Vamos juntos, com união e força, construir um futuro melhor para nossa cidade!”
VALE DO MUNDAÚ
“Agora, é hora de transformar as propostas em ações concretas. Chegou o momento de levar mais oportunidades, saúde e educação para a vida das pessoas. De olhar para o futuro com compromisso e transformar sonhos em objetivos alcançáveis. Parabenizo todos os eleitos da nossa cidade e reforço que eu e Deivinho Vasconcelos, meu vice, estamos prontos, preparados e ansiosos para começar a trabalhar por nossa Murici. Vamos juntos nessa caminhada!”, discurso de Remi Filho (MDB) durante sua diplomação na quarta-feira.
REGISTRO MARCANTE
Durante sua diplomação na quarta-feira, o prefeito reeleito Leandro Silva (MDB) expressou seu discurso emocionante. “Um dia histórico para Junqueiro! A votação histórica que recebemos é a prova da confiança e do reconhecimento do trabalho que estamos realizando. Eu, Leandro Silva, ao lado do meu vice, Tiago do Neto, reafirmo nosso compromisso com cada cidadão dessa terra querida. Vamos seguir avançando, com muito trabalho e dedicação, construindo um futuro de progresso e qualidade de vida para todos!”
NA CAPITAL FEDERAL
Nessa reta final de seu governo, o prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela (MDB) foi esta semana até Brasília bastante ativo na busca de promessas. “Estive com o deputado federal Fábio Costa e o senador Fernando Farias, grandes parceiros que estão ajudando a liberar recursos importantes neste final de mandato e garantindo avanços para o início da gestão do prefeito Allan. Quero agradecer pela parceria de sempre e pela dedicação ao nosso povo. Estou certo de que continuarão ao lado de Allan na próxima gestão, construindo um futuro ainda melhor”, narrou.
PEGANDO NO PÉ
A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados ingressou com um mandado de segurança no STF, na terça-feira, para questionar um ato do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que ampliou seu controle pessoal e de líderes partidários sobre a destinação de emendas parlamentares. A ação, encabeçada pelo deputado federal Glauber Braga, será analisada pelo ministro Flávio Dino, relator do caso sobre a transparência das emendas.
MOTIVO
De acordo com a assessoria do PSOL, Lira teria desrespeitado decisões do STF ao articular, de forma sigilosa, um ofício que permitiu a inclusão de 5.449 indicações de emendas, sem registro em atas ou deliberação formal, como exigem as normas. A medida, que envolveu R$ 4,2 bilhões, teria beneficiado Alagoas, Estado do presidente da Câmara.
OLHE O TREM
A Defesa Civil de Maceió apontou recomendações técnicas para que o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que teve sua circulação suspensa desde 2020 nos bairros atingidos pelo afundamento do solo em decorrência da mineração de sal-gema, possa retomar a utilização do percurso nestes bairros. A decisão foi tomada após estudos realizados pelo órgão que buscou tecnologias japonesas para chegar à possibilidade de retorno de uso da região para a passagem do veículo.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011