Roberto Baia

Lessa no comando

Roberto Baia 18 de dezembro de 2024
Lessa no comando
Vice-governador Ronaldo Lessa - Foto: Assessoria

O vice-governador Ronaldo Lessa assumiu o Governo de Alagoas, substituindo Paulo Dantas, e permanecerá à frente do estado até a próxima segunda-feira, 23. O governador em exercício destacou a importância de prosseguir com os projetos e agilizar a gestão pública, visando atender às necessidades da população de maneira rápida e eficaz.

“Vamos dar uma dinâmica maior em Arapiraca com relação à nossa governadoria de lá”, afirmou Lessa. Ele destacou que, conforme determinação do governador Paulo Dantas, tudo no local já está funcionando e que o trabalho pode começar imediatamente.

Reconhecimento


Lessa expressou seu reconhecimento aos prefeitos, secretários e crianças que se sobressaíram em suas tarefas e receberam prêmios na 2ª Edição do Prêmio Cria, promovido pela Secretaria de Estado da Primeira Infância. “Eu acho que isso é ótimo, porque isso estimula as pessoas a quererem ser reconhecidas pelas coisas boas que estão fazendo”, comentou.

Decisão da justiça


Na manhã de ontem, quarta-feira, 17, a Justiça ordenou que a Ufal efetue a inscrição do jovem com autismo que recorreu à Justiça após a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ter negado sua inscrição no curso de Medicina. Davi Ramon da Silva Santos, de 21 anos, teve sua autodeclaração negada pela comissão responsável pela validação. Das oportunidades disponíveis, duas eram reservadas para pessoas com deficiência.

Recurso negado


Antes de entrar na Justiça Federal, o jovem entrou com um recurso, que também foi negado pela banca. Ele apresentou diagnósticos de quatro especialistas confirmando o Transtorno do Espectro Autista (TEA): dois neurologistas, uma neuropsicóloga e uma psicóloga.

Ao negar o recurso, a entidade argumentou que o painel de verificação é formado por especialistas multidisciplinares, todos com doutorado e experiência em Educação Especial e Transtorno do Espectro Autista.

Direitos garantidos


Em um trecho da sentença, proferida pela 8ª Vara Federal de Justiça, a juíza federal Camila Monteiro sustenta que não se pode diferenciar o acesso a direitos para pessoas autistas com base nos níveis de suporte de cada um. “Portanto, sem estabelecer distinções de grau de severidade, a lei determina que a pessoa com transtorno do espectro autista é deficiente para todos os fins legais”, disse a magistrada.

Campanha de doação


O Banco de Leite Humano (BLH) Ivete França Lima, situado na Rua Padre Cícero, s/n, no Centro de Arapiraca, tem conduzido campanhas para coletar esse precioso líquido. No momento, o BLH possui um estoque de leite pasteurizado abaixo do necessário, necessitando de doadores para suprir essa demanda.

Segundo a diretora do Banco de Leite Humano, Epoliana Garrote, toda mãe que amamenta seu bebê, que esteja em boas condições de saúde e que não esteja tomando nenhum medicamento que impeça a amamentação, pode ser uma potencial doadora.

Exames sorológicos


De acordo com ela, um cadastro é feito e são avaliados os exames/sorologias que a mulher fez durante o pré-natal. Caso não tenha mais esses exames, o Banco de Leite também realiza a coleta deles.

Para se tornar uma doadora, a pessoa interessada deve entrar em contato com o Banco de Leite Humano pelo WhatsApp (82) 98121-1058, onde receberá todas as instruções necessárias para fazer a ordenha e armazenar seu leite.

Procedimento de pasteurização


O leite doado ao banco é submetido a um procedimento de pasteurização e monitoramento de qualidade. Posteriormente, o material é destinado a recém-nascidos prematuros que se encontram na UTI Neonatal do Hospital Regional. O banco não solicita apenas doações de leite humano, mas também de recipientes para armazenar o material. É necessário que os recipientes sejam de vidro, com tampas de rosca fabricadas em plástico.

As contribuições podem ser feitas na sede da entidade, situada na Rua Padre Cícero, no coração de Arapiraca. Se o doador tiver um grande número de recipientes, o banco irá até ele.

Teotônio Vilela


Na manhã da última segunda-feira, 16, em Teotônio Vilela, um bebê foi encontrado sem vida e com várias manchas pelo corpo. A Polícia Civil vai investigar o caso. As primeiras informações sobre o caso indicam que o bebê de quatro meses foi encaminhado a uma unidade de saúde duas vezes na semana passada.

A criança se alimentou na madrugada de segunda-feira e parecia saudável, porém, acabou falecendo mais tarde.

Manchas no corpo


Os profissionais de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) confirmaram o óbito após serem chamados pelos pais da garota. Eles identificaram manchas no corpo do bebê. O Instituto Médico Legal (IML) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estiveram na residência. O Conselho Tutelar acompanha o caso.


… A Prefeitura de Arapiraca está convocando vendedores ambulantes para vender seus produtos durante a queima de fogos na celebração da virada do ano, marcada para a noite de 31 de dezembro, no Bosque das Arapiracas.

… Nos dias 19 e 20 de dezembro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo realizará o cadastro.

… As oportunidades são destinadas aos vendedores ambulantes que comercializarão alimentos e bebidas durante a celebração. Na quinta-feira, 19, e sexta-feira, 20, das 8h às 14h, os candidatos devem se dirigir ao Centro Administrativo, situado na Rua Samaritana, bairro Santa Edwiges.