Bartpapo com Geraldo Câmara

CELEBRAÇÃO DE CASAMENTO?

Bartpapo com Geraldo Câmara 13 de dezembro de 2024

Ouvi ontem do famoso Padre Fábio de Melo, aliás uma figura, que o padre nunca celebra casamento, que isso é uma mentira e que ele está ali, naquele momento apenas para assistir a uma celebração que é exclusivamente dos noivos. São eles, os noivos que podem estar celebrando ou não aquele ato que é puramente pessoal. Ninguém chega até ali sem que tenha o poder de celebrar seus próprios atos. O padre, muitas vezes, nem conhece os noivos. Como ele então vai estar comemorando um ato do qual ele nem foi testemunha das situações anteriores que acabaram por levar os noivos aquele altar? Portanto, fica certo de que quem celebra o casamento são os próprios noivos e sob sua total responsabilidade. O que não os leva a não estarem ali para pedirem as bênçãos, com sua fé a que santo ou até mesmo a Deus desejem ou sigam.

O casamento é, portanto, um ato de celebração e de satisfação à sociedade e aos próprios noivos que durante o conhecimento chegaram à conclusão de que deveriam comemorar perante a sociedade, apenas para darem uma satisfação, às vezes desnecessária de que estão juntos e querem constituir família. No entanto, quantas vezes esses intuitos são mudados para outros destinos! Quantas vezes acontecem separações que não estavam previstas e as oportunidades são recriadas ou não! O fato é que, ninguém sabe o dia de amanhã. Ninguém pode jurar perante o seu Deus que aquela união está sendo celebrada porque será levada “até que a morte os separe”. Uma grande mentira sob o manto de verdade e que deveria ser analisada sob todos os ângulos, principalmente perante a fé. Pedir a Deus que os abençoe é perfeito, mas estabelecer para Deus e para si próprios que a eternização da união existe, jamais.

Eu mesmo, não vivi a eternização de nenhuma união, mas fui encontrá-la e agradeço bem distante da primeira e que nem de sombra foi boa. O que as pessoas precisam aprender é a eternização do bem viver, do bem tratar, do bem entender a si e aos outros. O que se precisa captar é que somos únicos, mas que podemos somar na constituição de uma união que seja construída na base da compreensão de que ambos os lados têm personalidade a ser conhecida, a ser apreciada a ser até copiada e integrada para que ambos possam celebrar, aí sim, a sua própria união ainda que sem a celebração de um suposto e até errado casamento. Casamento é a vida a dois de maneira entendível. De modo respeitoso que é exatamente o que falta nos dias de hoje. Casamento não é e nem pode ser uma satisfação à sociedade.

Casamento é o poder de construir com laços afetivos de quem está colocando tijolo por tijolo na formação do que se chama família. Aí, sim. Não importa onde ele está sendo apreciado desde que o seja por cada um. Que seja abençoado por todos os Deuses, mas que o seja, antes de tudo pelos próprios protagonistas de suas histórias. Histórias de vida que formam o álbum, não de um dia de solenidade, mas de uma vida inteira. Concretizada em um só capítulo ou realizada por estágios que sejam todos construtores dos caminhos escolhidos. Com fracassos ou com sucessos, mas que possam ser medidos pela correção de propósitos, aí sim, realizadores de amor, de verdadeiro amor, sem o qual nada se faz.

O padre Fábio tinha razão e foi através de suas palavras simples e rápidas sobre celebração de casamento que respaldei este artigo, até contemplativo de minha própria vida. Uma vida que me trouxe a felicidade e a sabedoria de saber me encontrar. E de realizar o verdadeiro encontro a dois.

FOTONOTAS


VAGNER PAES – Vagner é um lutador, um guerreiro que sabe o que faz. Ainda jovem e há três anos tornou-se presidente da OAB Alagoas e cumpriu o seu papel de maneira tão extraordinária que não foi difícil participar e ganhar uma eleição renovatória do seu mandato. Além do mais, Vagner é dono de uma excelente conversa, de uma simpatia que lhe é peculiar e consegue se expressar, tanto em público como no privado com uma formação bem pra lá de acadêmica. Sua reeleição foi absolutamente justa com grandes vantagens para a classe.


 LUCIANA CAETANO – Ela sempre foi uma figura fantástica em tudo o que faz. Como economista, avaliadora de situações do país, Luciana é formidável em todas as suas colocações. Como professora de Universidade tenho conhecimento de que é de fácil lida, mas também de muita perseverança sempre elevando seus alunos a condições extraordinárias. Como pessoa sou até suspeito para falar porque gosto demais dela que não prescinde de um papo bom e sempre valioso para quem dele participa. Em suma, privar um pouquinho das conversas com Luciana é aprender e muito.


PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


O difícil nos dá a sensação de conquista muito maior do que o caminho fácil.


ALERTAS DO DIA


* Os paraibanos, como de resto os nordestinos de um modo geral têm uma tendência a se tornarem políticos de grande envergadura e no cenário nacional. Agora é o deputado Hugo Mota que deverá ser o próximo presidente da Câmara de Deputados substituindo o também nordestino e alagoano Arthur Lira. Hugo Mota é de tradicional família política na Paraíba onde seus membros ocuparam vários cargos importantes. A experiência do deputado é bastante grande e suficientemente inteligente para assumir com grandeza a nossa Câmara Federal.

* Gente, foi bonito esse final de Brasileirão com o Botafogo tomando corpo, seguindo em frente e se tornando o Campeão Brasileiro de 2024. As performances de outros times como a gravidade da situação do Fluminense que, no último momento escapou de um vergonhoso possível rebaixamento para Série B e tantas outras coisas que fizeram deste campeonato um daqueles que colocam os torcedores em pânico. Mas, finalmente entre mortos e feridos todos acabaram saindo-se bem, inclusive o nosso CRB que acabou se mantendo com muita dificuldade na Série B

# E, finalmente depois da luta do CRB para se manter na Série B começa uma outra luta para ver quem será o presidente do clube daqui por diante com uma disputa para lá de acirrada entre o atual, Marroquim e o ex, Marcos Barbosa que deseja reaver o trono. E nessa questão tem até a possibilidade de judicialização por falta de apresentação de prestação de contas do presidente atual, o que é exigível pelos estatutos do clube. Brigas e questionamentos à parte esperamos que entre tapas e beijos tudo saia bem e a concentração vá para o campo em 2025.

* Os alagoanos amanheceram na última terça-feira com uma notícia política surpreendente quando o prefeito declarou que estava deixando o PL de Bolsonaro para ingressar no PSD, partido de Kassab e aliado do governo federal. Um ato que, dizem está sendo levado em prática par ajudar sua tia Marluce Caldas a ingressar no STJ como ministra. Além disso parece que com isso obtém determinadas atitudes e ajudas de Lula e de sua base. Nada de estranho quando se trata de política e políticos. De última hora dizem que nada disso vai acontecer, mas onde há fumaça há fogo.

POR AÍ AFORA


# A loucura tomou conta de mais um país que é a Síria. Depois de derrubarem o ditador Bashar Al Assad, agora o problema está em quem vai tomar as rédeas do poder já que existem grupos e mais grupos espalhados pelo país que podem se tornar rivais na disputa pelo poder maior. Por enquanto a coisa ainda está relativamente calma, mas o que vem por aí ninguém sabe nem pode avaliar. É uma confusão que dificilmente chegará ao fim, caso não haja um conceito de unidade e de vontade para não deixar cair aquele adorável país.


# Durante décadas, o Irã gastou muito sangue e dinheiro em apoio ao presidente da Síria, Bashar Assad, ajudando-o a sobreviver a uma guerra civil que ameaçou seu governo dinástico. O Irã operou bases militares, armazéns de armas e fábricas de mísseis na Síria, as quais usou como um canal para armar seus aliados militantes em toda a região. Agora, justo quando Assad precisava de ajuda para repelir um avanço rápido das forças rebeldes, o Irã se retirou. Na sexta-feira passada, o país começou a retirar seus comandantes e pessoal militar, bem como alguns membros do pessoal diplomático, de acordo com autoridades iranianas e regionais.


# A Catedral de Notre-Dame, símbolo de Paris parcialmente devastado pelo incêndio de 15 de abril de 2019, reabriu suas portas no sábado (7) na presença de mais de 40 líderes mundiais, incluindo o presidente eleito Donald Trump. Além do anfitrião, o presidente francês, Emmanuel Macron, a cerimônia também contou com o líder da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e a primeira-ministra Giorgia Meloni, entre outros. Ao contrário do programa inicial, Macron não discursou no lado externo da igreja, mas dentro da Catedral por causa dos ventos fortes e condições climáticas adversas na capital francesa.

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399