Bartpapo com Geraldo Câmara
PRAZO DE VALIDADE
Pois é! Os alimentos, os remédios, muita coisa hoje em dia tem prazo de validade e como tal esses prazos precisam ser respeitados. Use ou jogue fora quando vencer, jamais dê a alguém, porque pode ao invés de proporcionar saúde, levar a pessoa a doenças e até ao óbito. Mas, os idosos de nosso país têm sido tratados em grande maioria como se tivessem prazo de validade e quando chegam a uma determinada idade querem jogar fora tudo o que eles amealharam em sabedoria, em conhecimento, em vida. Se o idoso pertencer a uma categoria mais privilegiada, ainda merece um pouco mais de consideração, mas se ele for uma pessoa comum, do povo será até a morte “aquele velho”, isto se não acrescentar o caduco na observação.
Este introito foi para, com conhecimento de causa e perdoem a modéstia, referir-me a mim mesmo como um idoso que se recusa a comparar idade com atividade, com produtividade, com valorização de cada minuto que vivo, de cada coisa que faço, que ainda posso fazer correspondendo à vida que Deus me deu e que se me permite estar por aqui não quer que eu seja um ser inanimado, mas proporcionalmente produtivo. Nunca parei de trabalhar e nos meus 84 anos continuo com cargos de responsabilidade, fazendo ainda meus programas de televisão e o farei até o dia em que não seja ridículo ou improdutivo. As pessoas me perguntam onde está o segredo da minha força de vida e eu respondo instantaneamente que está no fato de que não deixo meus neurônios pararem de funcionar. A atividade cerebral, sempre presente, escrevendo como agora, decidindo coisas importantes, tudo isso é vida. E é vida que não se pode permitir que acabe por cronologia. Aposentadoria deve ser simplesmente uma necessidade, um direito, uma segurança, mas nunca uma maneira de se livrar do trabalho e da atividade de um modo geral.
No entanto, sabemos que nem todos são iguais e nem todos seguem a cartilha acima exposta. Nem todos pegam o seu próprio carro depois de certa idade e saem por estradas sem medo e sem preocupações.
Nem todos. Mas muitos querem o sossego, a paz, a meditação. Respeite-se, mas defenderei sempre a tese de que, a não ser por doença, invalidez, produzir, produzir sempre é e será o eterno remédio do idoso. Que aliás, até simplesmente pensando pode estar produzindo.
Tudo isso não invalida as conquistas do idoso em relação aos seus direitos civis e, se ele está colocado entre os abandonados sociais que sejam revistas suas condições através das políticas públicas quase inexistentes para esta faixa de vida. Que sejam estimulados os programas do tipo “Destinação”, hoje bastante incrementado para a criança e para o adolescente, ótimo, mas definhado em relação aos idosos. Para se ter uma ideia, fundo do idoso no estado de Alagoas, até agora só foi criado por um município que é Maceió. O resto, não está nem aí para o fato de que as pessoas que têm imposto de renda a pagar ou a receber podem destinar parte deste imposto para os Fundos da Criança e também para os fundos dos idosos, se existirem, é claro
Vamos mudar a palavra: Nem idoso, nem velho, nem gagá, nem caduco. Vamos mudar para o “experiente”. Seja em que área for, o “experiente” sempre acumula sabedoria, uns mais outros menos, mas sempre terão alguma coisa a dar. Seria bom que os jovens buscassem isto nos papos com os mais velhos. Em conversas sobre quaisquer assuntos, buscando no “experiente”, ainda que poucas, mas alternativas de vida colhidas ao longo de anos. Com frutos de qualquer espécie, porque com graduação ou sem graduação a melhor faculdade que existe é a da vida. E que sempre pode estar paralela a qualquer acadêmica.
Experimente. Uma dose de “experiente” de vez em quando, sem receita médica. Mas com um belo incremento a sua saúde mental. E você vai ver que ainda tem prazo de validade.
FOTONOTAS
LIARA NOGUEIRA – Uma figura ímpar que conheço desde que por aqui cheguei e que tem um espírito altamente expressivo, uma simpatia invulgar, além de uma competência fantástica em tudo que fez e faz. Liara, foi secretária-adjunta de comunicação do governo de Alagoas e desempenhou seu papel com muita maestria. Como apresentadora, como mestre de cerimônia tem tido um desempenho notável e suas aparições na televisão têm sempre uma excelente repercussão agradando em cheio a quem a assiste. Por tudo isso e muita amizade, Liara está abrilhantando nossa coluna de hoje.
ARNALDO PAIVA – Arnaldinho Paiva, como o chamamos é uma figura extraordinária, principalmente quando se trata de suas obras literárias, de sua paixão pela literatura que o levou a ocupar uma cadeira na Academia Alagoana de Letras, onde brilha com sua verbalização rica e ao mesmo tempo de uma simplicidade que conquista. Além do mais ele cultiva a empatia e a coloca sempre à frente de suas relações estabelecendo um elo entre a intelectualidade e a simplicidade como algo profundamente natural. Estar com Arnaldo Paiva Filho é estabelecer bons momentos de prosa e simpatia.
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
A credibilidade do ser humano deveria ser baseada unicamente na sua palavra. Deveria.
ALERTAS DO DIA
* Em 04 de dezembro foi comemorado o Dia da Propaganda e marcado como sempre por diversas manifestações em todo o Brasil por muitos publicitários que por aqui existem. Considerada como uma das profissões mais importantes do mundo ela sempre foi responsável pela aceleração dos negócios, dos governos, agindo promocionalmente e institucionalmente para o desenvolvimento dos povos. Há muitas décadas que o 4 de dezembro é comemorado num alerta mundial para um negócio de primeira grandeza também chamado de o negócio dos negócios
* Esta semana foi marcada no Tribunal de Contas de Alagoas pela presença do governador Paulo Dantas que lá esteve para receber o “Selo Prata em Transparência Pública” concedido ao Governo do Estado pelo Tribunal de Contas da União por um trabalho contínuo de transparência da administração estadual em todas a suas áreas de atuação. Sem dúvida, no momento em que se reclama de transparência, o selo foi de uyma importância muito grande para os adminstradores e gestores de todo estado de Alagoas
* Muito triste o desastre que aconteceu na Serra da Barriga, no município de União dos Palmeiras. Não precisa ser muito técnico para ver que o motorista estava subindo normalmente, de repente os freios falharam e é óbvio que quando o motorista tentou segurar o ônibus ele veio de ré e seria impossível pará-lo. Imaginem então este ônibus vindo de ré sem que ninguém nem nada pudesse impedir uma descida absolutamente fatal. A culpa foi da manutenção errada. E criminosa. Com isso mais de 20 vidas foram ceifadas. Agora, as autoridades estão proibindo o tráfego de ônibus naquela estrada.
* As batalhas para o próximo pleito estadual, apesar de nem estar tão próximo já se avizinha como uma grande batalha de prestígio e de votos. O possível embate entre JHC e Renan Filho já está nas ruas, apesar de nada estar ainda decidido. Alguns especialistas em política já colocaram na rua dois territórios de batalha que são Arapiraca, segundo eles, com Renan Filho e Maceió, também indicada como de JHC. O fato é que ninguém sabe nada de nada, por enquanto. As águas vão rolar, muita por baixo da ponte e só muito mais tarde é que vamos entender os ganhos e perdas. Nada de colocar o carro adiante dos bois
POR AÍ AFORA
# O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, continua sua trajetória de ameaçar tudo o que vê pela frente. Seja contra os imigrantes, seja nos campos de guerra ele parece absoluto e totalmente dono da verdade. O problema é que hoje não existe só ele no mundo e os outros líderes estão se multiplicando e ganhando cada vez mais personalidade para enfrentar ameaças de todos os lados. Na verdade veremos os resultados de suas artimanhas com o passar dos tempos. Que pode passar rápido ou não.
# Pelo menos 25 pessoas, entre elas dez crianças, morreram no norte da Síria em ataques aéreos feitos pelo governo sírio e pela Rússia, informou nesta segunda-feira (2) o serviço de resgate da oposição síria, conhecido como Capacetes Brancos. Os caças russos e sírios atingiram a cidade de Idlib, controlada pelos rebeldes, e outras áreas nas proximidades, segundo fontes militares. O ataque ocorreu depois de o presidente Bashar al-Assad ter prometido esmagar os insurgentes que tinham invadido a cidade de Alepo.
# E a Argentina assistiu de camarote dois times brasileiros disputarem a famosa Taça Libertadores em seu estádio. Ela que não emplacou nenhum, por uma questão de regra recebeu as duas torcidas brasileiras e ainda escolheu quem aplaudiria. O fato é que, independente de seleção brasileira que ainda não se achou, alguns times brasileiros estão sempre mostrando para o que vieram e dando o ar de sua graça, ainda que em campos argentinos. Haja vista, neste caso a maravilhosa vitória do Botafogo contra o Atlético Mineiro.
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas