Roberto Baia

Reunião importante

Roberto Baia 04 de dezembro de 2024
Reunião importante
Deputado federal Hugo Motta em Alagoas - Foto: Assessoria

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos/PB), cotado para ser o próximo presidente da Câmara dos Deputados, visitou Alagoas nesta semana, onde se reuniu com o governador Paulo Dantas, os deputados federais Daniel Barbosa, Isnaldo Bulhões, Luciano Amaral e Paulão, e o deputado estadual Ricardo Nezinho. O propósito da reunião foi discutir as prioridades do estado para o próximo ano legislativo e intensificar a cooperação entre o governo estadual e o Congresso Nacional.

Investimentos em Arapiraca


O deputado federal Daniel Barbosa (PP/AL), o único representante do Agreste de Alagoas na Câmara, participou do encontro. O deputado, que chegou a Alagoas acompanhado de uma comitiva de Brasília, discutiu questões cruciais para a região, como a construção de um Ceasa e um Distrito Industrial na Capital do Agreste, a duplicação de estradas importantes para a mobilidade e a economia da área, e a implementação do tão esperado Hospital Metropolitano do Agreste.

Desafios do Nordeste


Na reunião, Daniel Barbosa destacou a conexão de Hugo Motta com os desafios do interior do Nordeste, ressaltando que o parlamentar da Paraíba, sendo ele próprio do interior do Nordeste, entende as dificuldades e o impacto das melhorias estruturais no progresso das comunidades locais.

“Hugo Motta tem a sensibilidade que a nossa região precisa. Como nordestino e vindo do interior, ele conhece as dificuldades que enfrentamos e sabe que o desenvolvimento da população passa por investimentos em educação, saúde e infraestrutura. Tenho certeza de que ele será um grande aliado de Alagoas na Câmara dos Deputados”, afirmou Daniel Barbosa.

Venda ilícita de água


Em uma nova ação da equipe de Controle de Perdas do Programa Mais Água, viabilizada pelo Governo de Alagoas, a concessionária Águas do Sertão descobriu, na semana passada, um complexo esquema de roubo e venda ilícita de água no Sertão de Alagoas. A investigação, que começou há 15 dias, após uma denúncia anônima, revelou um esquema ilegal que desviava água na cidade de Dois Riachos para venda ilícita por meio de caminhões-pipa, com uma quantidade suficiente para abastecer mais de 500 famílias todos os dias.

Reservatórios improvisados


Em um local aparentemente abandonado, uma cisterna foi construída e serviu como depósito para a água furtada através de uma ligação clandestina com a rede da concessionária. Os criminosos abasteciam caminhões com enormes reservatórios improvisados, se apropriando da quantidade de água disponível na área e obtendo lucro com a comercialização da água roubada. A medida deixava centenas de lares do município desabastecidos.

Investigação interna


Segundo o secretário de Governo de Alagoas, Vitor Pereira, o êxito da operação é um exemplo de como a parceria do poder público com a iniciativa privada traz benefícios para a população.
“Com agilidade, a empresa realizou uma investigação interna para apurar a situação que parecia ser uma falha técnica e acabou acionando as autoridades, já munidas de provas substanciais do esquema criminoso. Continuaremos trabalhando juntos em prol do abastecimento de água de qualidade e saneamento básico, especialmente dos alagoanos que mais precisam”, destacou Vitor.

Marco histórico


Alagoas atinge um marco histórico ao receber o Selo UNICEF na edição 2021-2024, um aumento de 300% em comparação aos 14 municípios certificados na edição anterior. Na segunda-feira, a certificação foi realizada no auditório Virgílio Loureiro, no Centro de Convenções de Maceió, organizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Asserte, parceira responsável pela implementação do Selo UNICEF em Alagoas.
Os municípios certificados foram aqueles que mais evoluíram em relação à situação inicial de 2021, e não os que registram os melhores indicadores em 2024.

Avanços significativos


Entre os avanços significativos alcançados pelos municípios alagoanos, estão o aumento do acesso à educação de qualidade, abrangendo desde a creche até a formação profissional; investimentos na saúde física e mental de meninas e meninos; promoção de hábitos de higiene e acesso à água limpa nas escolas; proteção contra todas as formas de violência; e o fortalecimento da rede de assistência às famílias vulneráveis, incluindo povos indígenas e comunidades quilombolas.

Participação voluntária


Verônica Bezerra, chefe do escritório do UNICEF em Alagoas, ressalta a participação voluntária dos municípios na iniciativa do Selo UNICEF, que este ano completa 25 anos no Brasil. Nesta edição, 81 cidades de Alagoas aderiram ao Selo UNICEF.

“Quem faz a adesão desenvolve políticas públicas em saúde, educação, proteção contra violências e proteção social às famílias vulneráveis, além de criar mecanismos de participação cidadã de adolescentes. E isso traz resultados. Se olharmos os números de Alagoas, vemos que as nossas crianças vacinaram mais, estiveram mais protegidas na escola, permanecendo na escola e aprendendo”, destacou.

… A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Infraestrutura, segue avançando com as obras de pavimentação no bairro Tropical.

… Homens e máquinas estão trabalhando para pavimentar mais sete ruas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores e facilitar o acesso para visitantes.

… Os serviços abrangem 11.800 metros quadrados de pavimentação e 1.300 metros de drenagem pluvial. A obra está sendo executada com recursos obtidos pelo deputado federal Daniel Barbosa.