Bartpapo com Geraldo Câmara
A JUVENTUDE CHEGANDO
É. Estou velho. Mas nem tanto assim que não possa adivinhar
O que vem depois de mim.
De mim vieram meus filhos, de todo o jeito e paixão,
Depois vieram meus netos fazendo revolução.
E chegam sempre os bisnetos, uma nova reação.
Mas o bom mesmo é sentir uma boa inquietude
Por ver que essa juventude está coberta de razão.
E como bons cavaleiros que tomem as rédeas de fato
Da nossa situação.
Situação do país que tem pouca condução,
Que tem a saúde má e falta de educação.
Que se mata pelas ruas como se estivesse em guerra
Sem respeitar essa terra há tão pouco descoberta
E já com esta vida incerta.
A falcatrua acontece, a corrupção agradece por tanta compreensão
Dos que sabem que ela existe e não fazem nada não.
É preciso reformar, é preciso derrubar o caminho tortuoso
Em que vive esse Brasil, terra adorada entre mil
Que abre as suas fronteiras pro de fora vir roubar
E para o vivo de cá facilmente se mandar.
A juventude chegou. E agora, na história do país
Se manifesta à vontade, consegue o que sempre quis.
Ainda é pouco, é verdade. Mas com garra e muito tato
Já vai chegando de fato.
E isso é só o começo: Se deram conta que podiam
Muito bem pintar o sete. Sem violência, sem caos
E afastando de si os chamados grupos maus.
E foi pintando este sete que viram que tudo pode
E que o jovem de agora sabe onde o nariz mete.
E a juventude quer mais:
A reforma partidária, a reforma eleitoral,
Querem aumentar as cadeias pra servir de habitação
Para crime federal, estadual, municipal.
Deixar abertas as contas de qualquer autoridade
Pra que sigilo bancário mostre sempre uma verdade.
E muita coisa bonita está querendo essa moçada.
Moçada que é diferente, diligente, inteligente,
Que pode o que quer fazer
Que faz o que vai poder.
Estou feliz! Nosso Brasil está feliz!
Parece que, finalmente, por toda a terra se sente
Que nós, velhos do passado, os que decentes o são
E têm amor no coração,
Já temos mais o que ver.
Ganhamos grande virtude:
Conseguimos conviver com essa nova juventude.
FOTONOTAS
WAGNER PAES – Um jovem advogado que, pela segunda vez é eleito para comandar a OAB Alagoas, a mais importante instituição deles, os advogados, e que defende as prerrogativas, a conduta ilibada de todos os que exercem essa importante profissão. Quando um presidente consegue se expor com tranquilidade, com ação e com dignidade o resultado é o reconhecimento da categoria com a reposição de seu nome no comando. Wagner conseguiu isto. Alie-se ao fato em si, além da óbvia competência, a empatia que pratica naturalmente em todos os ângulos de sua missão.
GUSTAVO MORENO – Este publicitário que domina como poucos essa dificílima profissão tem sob sua responsabilidade várias contas de Alagoas e de outros estados. Exercendo-a com dignidade e posso afirmar porque um dos seus atendimentos é exatamente a do nosso Tribunal de Contas. Gustavo tem um jogo de cintura fantástico e muita habilidade para lidar com seus clientes não fosse os anos de experiência. Na área política tem ganho muitas campanhas e colocado no peito as medalhas de mérito com seus trabalhos. Daqui, Gustavo, sempre o abraço amnigo.
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
Se a paz interior existir, a paz exterior aflora com muito mais intensidade.
ALERTAS DO DIA
* Hoje, 29 de novembro marca o aniversário de 77 anos do Tribunal de Contas de Alagoas. Nascido sob a égide de Conselho de Contas, instituído pela Constituição do de 1947, não detinham seus integrantes a condição de vitaliciedade, sendo nomeados pelo governador do estado que também podia exonerá-los. A vigência desse “status quo” permaneceu até o ano de 1957. A partir de 1958 os Conselheiros passaram a desfrutar dos mesmos direitos, prerrogativas e garantias dos Desembargadores do Tribunal de Justiça
* O Brasil passa no momento por uma situação que o coloca no noticiário internacional de maneira para lá de desagradável. A discussão ou a repercussão das notícias sobre suposto golpe ou coisa parecida acabam por afetar a imagem brasileira no exterior e também a questão de investimentos internacionais que se baseiam em segurança institucional para seus investimentos. Claro que isso não é bom. Bom é que terminem logo toda a espécie de investigação ou sei lá o que seja para que este momento passe rapidamente e voltemos à total normalidade.
* Muito triste o desastre que aconteceu na Serra da Barriga, no município de União dos Palmeiras. Não precisa ser muito técnico para ver que o motorista estava subindo normalmente, de repente os freios falharam e é óbvio que quando o motorista tentou segurar o ônibus ele veio de ré e seria impossível pará-lo. Imaginem então este ônibus vindo de ré sem que ninguém nem nada pudesse impedir uma descida absolutamente fatal. A culpa foi da manutenção errada. E criminosa.
* Em tempo, o Ministério Público, Detran e Tribunal de Contas se reuniram semana passada para discutirem melhores informações sobre o “transporte legal”, o aplicativo que reúne informações sobre a manutenção dos ônibus escolares, manutenção e outras coisas importantes para o fim da segurança dos jovens transportados. Lembrando que a viúva do motorista do ônibus escolar acidentado na Serra da Barriga disse que o marido havia comentado que o veículo estava sem manutenção. Isto é muito sério. Bom averiguar. O fato é que as autoridades citadas acima estavam resolvendo tudo sobre este aplicativo altamente preventivo.
POR AÍ AFORA
# O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou na última segunda-feira (25) impor novas e abrangentes taxas de importação sobre todos os produtos do México e Canadá, além de criar tarifas adicionais sobre as importações chinesas. O republicano afirmou que as tarifas têm como objetivo combater o tráfico de drogas e a imigração ilegal e destacou em sua rede social, a Truth Social, que assinará uma ordem executiva para criar as novas taxas já em seu primeiro dia no cargo, em 20 de janeiro de 2025. (JB)
# Yamandú Orsi, que venceu as eleições presidenciais no Uruguai, se tornou no domingo o político que, sob as asas do popular ex-presidente José "Pepe" Mujica, levou a esquerda de volta ao poder no país. O professor de história de 57 anos, que foi duas vezes prefeito de Canelones, o departamento mais populoso do país depois de Montevidéu, derrotou seu rival da coalizão governista de centro-direita Álvaro Delgado. Com a vitória de Orsi, a Frente Ampla retornará em 1º de março à presidência, que perdeu em 2020 após governar 15 anos. (JB)
# E a Argentina vai assistir de camarote dois times brasileiros disputarem a famosa Taça Libertadores em seu estádio. Ela que não emplacou nenhum, por uma questão de regra vai ter que receber as duas torcidas brasileiras e ainda escolher quem vai aplaudir. O fato é que, independente de seleção brasileira que ainda não se achou, alguns times brasileiros estão sempre mostrando para o que vieram e dando o ar de sua graça, ainda que em campos argentinos.
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas