Coluna Esplanada
Fator Martins
Fator Martins
Há um esforço imenso da Polícia Federal e do ministro-relator do inquérito dos atos antidemocráticos, Alexandre de Moraes, do STF, para evitar que Filipe Martins, o ex-assessor de assuntos internacionais de Jair Bolsonaro, deponha sobre a sua prisão. Ele ficou detido por seis meses após uma suposta tentativa de fuga para os Estados Unidos, informação nunca comprovada. A PF, há dias, chegou a informar que ele teria tramado uma fake news para fugir e enganar as autoridades, o que também não procede, segundo sua defesa. Um depoimento de Martins em sua defesa, no Congresso Nacional neste momento, seria um tiro contra o inquérito. Moraes negou pedido da Comissão de Relações Exteriores da Câmara para ouvir o ex-assessor. A Comissão havia aprovado requerimento do deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS).
Dois pesos
Na caserna, eles são tidos como heróis ou coniventes com o golpismo. O caso, de qualquer forma, marcou suas fichas nas Forças Armadas. Apesar de se livrarem do indiciamento da PF, o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes, e o ex-comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior, não deram voz de prisão a Jair Bolsonaro quando ouviram seus planos. Neste caso, teriam prevaricado.
Segue a novela
Na condição de Secretário de Relações Internacionais do PL, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (SP) apresentará Moção de Repúdio exigindo que o Brasil congele, imediatamente, toda a cooperação com a França e, mais, os programas de desenvolvimento de helicópteros e submarinos. É mais um episódio da crise Carrefour – que, apesar de recuar da decisão de não importar carne do Brasil, já abateu a relação.
Mais Janja
Já são cinco as moções de repúdio apenas na Comissão de Relações Exteriores da Câmara (CREDN), com o ataque desferido pela primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, contra o empresário e futuro secretário de Governo digital dos Estados Unidos, Elon Musk. Na CREDN chegaram ainda duas convocações para o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se explicar a respeito.
Prospectando
A Petrobras vai ter uma importante troca de cadeiras, conta a rádio corredor. Apadrinhada de Jean Paul Prates, ex-presidente, a atual Gerente Executiva de Suprimentos, Marina Quindere, deve assumir a Gerência Executiva do Compartilhado, lugar de grandes contratos e que atende a toda empresa, com orçamento que vale ouro. Ela era ligada também ao ex-diretor financeiro Marcelo Caetano.
Consciência no mercado
Neste mês da Consciência Negra, a Brasilcap tornou-se a 1ª companhia da Holding BB Seguros a assinar o Pacto de Promoção da Equidade Racial, iniciativa que contempla ações afirmativas em todos os níveis da gestão corporativa. “A Brasilcap tem quase 50% de mulheres e negros em postos de liderança. Equidade e diversidade são valores fundamentais”, diz Ernandes Macário, Executivo de Comunicação.
Coluna Esplanada
Sobre
A Coluna Esplanada foi lançada em Dezembro de 2011 com o objetivo de levar aos jornais das capitais e do interior as notícias mais relevantes do Legislativo, Judiciário e Executivo, além do Mercado.
Sobre o autor:
Leandro Mazzini, começou a carreira jornalística em 1996. É graduado em Comunicação Social pela FACHA, do Rio de Janeiro, e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. A partir de 2000, passou por ‘Jornal do Brasil’, ‘Agência Rio de Notícias’, ‘Correio do Brasil’, ‘Gazeta Mercantil’ e outros veículos.
Assinou o Informe JB de 2007 a 2011, e também foi colunista da Gazeta. Entre 2009 e 2014 apresentou os programas ‘Frente a Frente’ e ‘Tribuna Independente’ (ao vivo) na REDEVIDA de Televisão, em rede, foi comentarista político do telejornal da Vida, na mesma emissora e foi comentarista da Rede Mais/Record TV em MG.
Em 2011, lançou a ‘Coluna Esplanada’, reproduzida hoje em mais de 54 jornais de 25 capitais. Foi colunista dos portais ‘UOL’ e ‘iG’. Conta com equipe em Brasília, e correspondentes no Rio, Salvador e São Paulo. É também comentarista das rádios ‘Super TUPI’, do Rio, e 'Muriaé' FM. Leandro Mazzini, com Walmor Parente, Carol Purificação e Ariston Camilo.