Zenita Almeida
Resíduos plásticos são retirados do Vergel do Lago pelo programa Plastitroque da Braskem
Projeto da Braskem troca plástico recolhido do meio ambiente por kits escolares, de higiene e alimentação, incentivando coleta seletiva e gerando renda para catadores
“Não há mais plástico nas ruas”, era o que falavam os moradores do bairro Vergel do Lago durante a última edição do Plastitroque, projeto da Braskem focado em Economia Circular para promover educação ambiental nas comunidades próximas às operações da empresa. A ação ocorreu de 11 a 14 de novembro, no Colégio Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e arrecadou mais de 7 toneladas de resíduos, mantendo o recorde nacional de arrecadação do programa.
A iniciativa beneficiou cerca de 500 pessoas, incluindo estudantes e moradores da comunidade, com a distribuição de mais de 300 kits escolares, 220 estojos de canetas coloridas, 142 mochilas e 107 garrafas de água. Além disso, foram doados 960 kits de alimentação e 436 kits de higiene para a comunidade.
Os resíduos, somando mais de 7 toneladas, foram destinados a duas cooperativas: Cooperativa de Catadoras da Lagoa Mundaú (CoopMundaú) e à Cooperativa dos Catadores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), que integram o Programa Ser+, uma iniciativa da Braskem voltada ao fortalecimento das cooperativas de reciclagem e à inclusão socioeconômica dos catadores. O material coletado representa uma renda extra de aproximadamente R$ 7 mil para as cooperadas. “Esse projeto é muito importante, pois, além de ajudar o meio ambiente ao retirar resíduos das ruas, mostra à população o valor desses materiais. Para nós, das cooperativas, é excelente, pois aumentará nossa renda”, destacou Cristiana Viana, da CoopMundaú.
A comunidade escolar participa ativamente dos quatro dias de evento, que envolvem a entrega de resíduos plásticos, o pagamento em Plasticoins (moeda social do projeto) e a troca das moedas por kits. O Colégio Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi o primeiro colégio particular a receber o Plastitroque. “Já trabalhamos com temas de reciclagem e economia circular no colégio, então foi muito positivo receber o projeto. Abraçamos essa causa em prol da conscientização dos alunos, desde os mais novos até os adolescentes, que são multiplicadores dessa ideia”, afirmou Adriana Barbosa Magalhães, diretora do colégio.
Desde 2019, o Plastitroque já arrecadou mais de 40 toneladas de resíduos plásticos e doou para cooperativas participantes do Programa Ser+. A ação impactou cerca de 6 mil pessoas, com a entrega de mais de 20 toneladas de alimentos e mais de 8 mil kits de higiene, escolares, squeezes, bolsas e estojos. “Nós realizamos o Plastitroque em cinco estados — Alagoas, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul — e temos o orgulho de afirmar que o Vergel do Lago mantém o recorde de arrecadação. Houve uma transformação no bairro, os moradores hoje percebem o valor da coleta e reciclagem de resíduos, aprendendo esse conceito na prática. Esse é o grande objetivo do Plastitroque”, afirma Régia Melo, analista de Relações Institucionais da Braskem e voluntária do projeto.
Zenita Almeida
Sobre
Me chamo Zenita Almeida. Sou jornalista e além do curso de Comunicação Social tenho mais duas graduações e uma Pós. Sou avó de Sophia e Matheus, minhas paixões. Adoro escrever, sou Editora de um Caderno de Moda e tenho ainda meu próprio blog. Amo uma boa leitura, filmes, séries e entre outras coisas, um bom restaurante, cafeterias, viajar e a companhia da minha família. Aqui nesse espaço vou escrever além de moda, beleza, empreendedorismo e tudo mais que seja de interesse dos meus leitores. Então fica aqui comigo.