Bartpapo com Geraldo Câmara
O FUTEBOL DA VIDA
A vida é como o futebol. A gente cai, levanta, perde e leva gol mas nem quer pensar no apito final. Quando nascemos, ainda que deitados, nossas pernas já se balançam no ar à procura talvez de uma prematura bola para que comecemos o difícil jogo da vida.
Viver é uma sequência de “dribles” que vamos treinando desde o início, aprendendo que em nossos campos nem tudo são flores e que é preciso passar por tropeços, muitos tombos, alguns maiores, outros menores, mas exatamente aquelas quedas que nos fortalecem, que nos dão musculatura para enfrentar todos os tipos de jogos no decorrer do tempo.
Quem gosta de futebol sabe que os jogadores não nascem campeões. Pelo contrário, por mais campeões que sejam em suas jogadas nem sempre são aceitos. Por mais competência que tenham nem sempre são vistos pelos olheiros, aqueles que os cercam para saber se serão úteis ou não na vida e por mais competência que tenham nem sempre serão os escolhidos. Assim como na vida, os jogadores também precisam do fator sorte aliado ao esforço permanente para que o jogo continue e ele dentro de campo, porém refém das vitórias que conquista. Não pode titubear, não pode praticamente errar, não tem o direito de deixar as coisas acontecerem por nada à sua volta.
Quantas vezes, sem sermos os jogadores de futebol nos deparamos com nossos juízes, com nossos algozes, ouvimos o apito que nos tira de campo, que nos deixa a mercê de outros quando na realidade nós é que devemos nos comandar, orientar nossas vidas com o que aprendemos, com o que absorvemos para que possamos ir devagarinho chegando perto do gol que tanto ambicionamos.
A vida é esse campo eterno de futebol. Estamos entre o início e o fim demarcados entre as quatro linhas do mundo. Um mundo que tem as belezas de bons ataques ou as feiuras das grandes faltas. Se soubermos vestir nossas camisas poderemos transitar por este enorme campo buscando as melhores estratégias para avançarmos comedida ou rapidamente em direção ao gol que tanto almejamos. Para isso é preciso que conheçamos as estratégias deste jogo, que identifiquemos os adversários, que entendamos todos os caminhos que vão surgindo pela frente, mas sobretudo saibamos encontrar que caminhos melhores e verdadeiros serão estes.
No futebol nada é fácil. Não é fácil se habilitar, se capacitar, treinar. Não é fácil saber se controlar, estabelecer regras para si próprio e traçar metas para ultrapassar barreiras as mais diversas e que normalmente são absolutamente imprevisíveis. Então, é preciso prevenir, arquitetar, planejar e partir sem medos e angústias em direção ao topo da vitória.
Na vida, vejam os leitores, tudo parece bem igual ou bem parecido. As surpresas existem; as quebras nos caminhos, as quedas, também. Nem sempre é possível uma prevenção acertada porque o imponderável existe e acaba por tirar o jogador de campo. Do campo do futebol e do campo da vida.
Apesar de todos os cuidados, de todo o planejamento feito, o imponderável tem que fazer parte dele. Não se pode planejar e jogar com todas as certezas do mundo. Não se deve jogar exclusivamente para o aplauso de nossas torcidas, mas para a conquista de outras também. E aí fica a grande pergunta: Ganhar sempre? Impossível. Perder sempre? Impossível também. Que jogo deveremos jogar? O jogo da verdade, da consciência, do dever cumprido? É preciso que, como no futebol tenhamos sobretudo determinação. Sabermos que estamos aqui cumprindo uma meta que pode ou não ser alcançada, mas que deve ser traçada e delineada com todas as estratégias para nos levarem ao gol. Ou não. A vida dirá. Como no futebol. Podemos empatar, ganhar e até perder. Quem sabe? Até que chegue o apito final.
FOTONOTAS
NETO AUTO – Pense num cara que eu gosto de graça e ele é sobejamente conhecido como Neto Auto. Isso porque sua carreira profissional começou com comercialização de automóveis em Maceió. Depois enveredou por outros caminhos e sua imagem simpática e comunicativa o levou à televisão onde há anos faz o seu programa de entrevistas. O interessante que agora o referido programa vai para a TV Farol e será levada ao ar diariamente às 13 horas. Mas o mais interessante em Neto é o seu sorriso aberto e simpático que nos conquista a todos. Um abração amigo e minha torcida por mais um desafio.
JACYRA LEÃO – Quem quiser falar dessa mulher simpática e competente no que faz tem que encher a boca e espalhar. Jacyra é uma colunista social que se esmerou a vida toda por um trabalho digno e honesto, sobretudo para com os seus noticiados. Sua coluna informa e não deforma, o que é bem de acordo com sua personalidade marcante e apreciada por gregos e troianos. Ela e Fernando, seu marido sempre atento fazem um dos orgulhos da imprensa alagoana e conduzem o trabalho com a honestidade que deles se espera. Sempre.
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
Vingança é a desculpa que alguém encontra para praticar o mesmo mal de quem lhe fez mal.
ALERTAS DO DIA
* A semana marca a presença maciça do Tribunal de Contas de Alagoas no Encontro Nacional dos Tribunais de Contas que hoje, sexta-feira se encerra na bela cidade de Foz de Iguaçu. Depois de anos, sempre participando, não pude comparecer desta vez, ainda me cuidando de alguns problemas de ordem respiratória. No entanto, acompanhando on line e batendo palmas para os palestrantes, para os temas abordados e para a nossa TV Cidadã que lá está com nossa equipe cobrindo todo o evento para que os telespectadores possam entender o grande papel desempenhado pelas instituições de todo o país.
* Em relação ao evento chamou a atenção a palestra inicial do jurista Juarez Freitas que decifrou todas as dúvidas que se pudesse ter sobre a Inteligência Artificial. Sobretudo, mostrando como o IA pode influenciar positivamente no trabalho das Cortes de Contas melhorando em muito a efetividade do trabalho desenvolvido. Ainda que estejamos todos em fase implantação da recente tecnologia, já se tem a perfeita noção de sua utilidade, sobretudo quando aplicada com um objetivo maior e preciso em relação aos resultados.
* A solenidade de abertura foi fantasticamente apreciada com a palestra conduzida pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Tofolli que, com sua experiência e competência conseguiu segurar lindamente a plateia que também foi agraciada com a palava firme e segura do Presidente Ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas. O importante, dentre tantas coisas discutidas é que os participantes têm oportunidade de ouvir “in locum” personalidades de alta estirpe que muito contribuem para o sucesso do evento.
* Finalmente, não posso deixar de falar e de me orgulhar da equipe da nossa TV Cidadã, televisão aberta e no “streaming” de nosso Tribunal que tive a honra de, com apoio do então presidente Otávio Lessa, montar, organizar e trazer até aqui. Graças a uma equipe valorosa, hoje reconhecida nacionalmente, sobretudo pelos que acompanham os trabalhos dos Tcs de todo o país. Nossos agradecimentos a Valtenor Leôncio, Fábio Novaes e Bárbara Tenório que estão em Foz, gravando, “furando” as melhores notícias do Encontro e nos enviando para imediata colocação no ar.
PÁOR AÍ AFORA
# E agora, José? A célebre frase encaixa perfeitamente na grande interrogação do que será o novo governo de Donaldo Trump nos Estados Unidos. Qual será seu comportamento nacional e internacional. Como será a sua irascibilidade em relação aos imigrantes? A perseguição será aos que querem entrar ou se estenderá aos que já entraram? Segundo ele disse “vai matar e acontecer”. Não acho que tenha tanta coragem mas “barbas de molho” não custa. E a economia do país? Será que vai restabelecer? Ah, mas e as guerras? Onde vai colocar sua colher? Tudo isso e muito mais são as interrogações de quem será o novo Trump em novo mandato.
# Os brasileiros que estavam com a esperança de que as fronteiras, sobretudo as aéreas seriam abertas com entradas livres e sem visto no país americano podem tirar “o cavalinho da chuva” porque não vai acontecer tão cedo. Uma pena, inclusive para eles, porque o destino é onde os brasileiros mais deixam dinheiro, sendo ainda o preferido pela maioria. Outra problemática grande é a das relações internacionais com a China. Até que ponto vão conseguir chegar a um acordo é um grave problema entre as duas potências.
# “A América falou e enfaticamente. A história de sua democracia é repleta de eleições "articuladas" onde os eleitores repudiam decisivamente a filosofia e o histórico da administração cessante e optam por algo novo. De vez em quando, no entanto, há um resultado que vai muito além e pressagia consequências desordenadas e tumultuadas não apenas para a nação, mas para o mundo. A eleição presidencial de 2024 é uma delas”. Assim se leu no “Financial Times”.
ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas