Roberto Baia

Prisão preventiva

Roberto Baia 14 de novembro de 2024
Prisão preventiva
Blogueiro Adriano de Farias - Foto: Divulgação

A Justiça de Alagoas decretou a prisão preventiva de Maria Rejane da Silva e Valdir Silva, mãe e irmão do prefeito de Junqueiro, Leandro Silva (MDB), como parte da investigação sobre a morte do blogueiro Adriano de Farias, de 32 anos, ocorrida em junho deste ano. A decisão foi tomada após a Polícia Civil de Alagoas solicitar os mandados de prisão, contando com o parecer favorável do Ministério Público de Alagoas (MP-AL). Os dois familiares do prefeito são considerados foragidos e estão sendo procurados pela polícia.

Motivação política

Adriano de Farias ficou conhecido pela sua atuação política nas redes sociais, onde mantinha um blog que frequentemente criticava a gestão do prefeito Leandro Silva. O blogueiro foi assassinado a tiros enquanto voltava da academia em Junqueiro, cidade onde residia. De acordo com o delegado João Marcello Almeida, responsável pelo caso, a motivação do crime está relacionada às publicações de Adriano, que teriam incomodado figuras políticas locais, incluindo membros da administração municipal. Antes de sua morte, o blogueiro havia relatado que estava sendo alvo de ameaças e mencionou um grupo ligado ao prefeito como sendo o responsável pelas intimidações.

Estão presos

A polícia já prendeu dois suspeitos de envolvimento na execução do crime. Carlos Henrique Ferreira Santos, ex-guarda municipal de Junqueiro, e José Fábio de Lima, fiscal de obras da prefeitura, foram detidos sob suspeita de participação direta no assassinato. Segundo a investigação, José Fábio teria monitorado a rotina de Adriano, informando os passos da vítima aos executores, enquanto Carlos Henrique estaria no carro de onde partiram os disparos. Um terceiro suspeito, cujo nome não foi divulgado, também é procurado pela polícia e possui um mandado de prisão em aberto.

Delmiro Gouveia

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) ajuizou uma Ação Civil Pública contra o Município de Delmiro Gouveia, a fim de garantir dignidade, respeito e um atendimento educacional apropriado para crianças e adolescentes com deficiência. A ação, que tem como objetivo promover a inclusão escolar de acordo com os direitos estabelecidos na Constituição Federal, procura assegurar suporte especializado para que estudantes com necessidades especiais continuem em sala de aula.

Conta bloqueada

Em outubro de 2023, o Núcleo de Defesa da Educação do Ministério Público de Alagoas, em parceria com a 1ª Promotoria de Justiça de Delmiro Gouveia, conseguiu uma liminar favorável que obrigava o Município a disponibilizar profissionais qualificados para suporte educacional e assistencial. No entanto, a prefeita Ziane Costa não cumpriu a decisão judicial, forçando o Ministério Público a fazer um novo pedido, solicitando a transferência de 55 estudantes da rede municipal para instituições particulares, com todos os custos sendo cobertos pelo governo. O pedido foi atendido pela Justiça, que ordenou o bloqueio das contas do Município no valor de R$ 444.950 para financiar as transferências. A gestão tem um prazo de cinco dias para se pronunciar sobre a decisão.

Desenvolvimento educacional

Dênis Guimarães, o promotor, destacou que a meta principal é proteger o direito dessas crianças à educação. “As crianças e adolescentes com deficiência vivem com limitações e dependem da responsabilidade do gestor público para o desenvolvimento educacional adequado. Não é suficiente garantir uma vaga na escola, é preciso oferecer apoio pedagógico e assistência especializada, conforme exige a lei,” explicou Guimarães.

Cidade referência

Arapiraca é um dos principais centros de desenvolvimento em Alagoas, e grande parte desse sucesso é atribuída a um potencial econômico variado, que abrange desde a indústria até a agricultura. Assim, a cidade foi selecionada para acolher mais uma reunião do Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico dos Municípios de Alagoas (FSDE), realizada em colaboração com o Sebrae Alagoas, na última terça-feira, 12.

Participaram da reunião

A reunião reuniu toda a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Arapiraca, além de secretários de várias cidades em Alagoas. Ao longo da ação, ocorreu a troca de experiências e compartilhamento de conhecimento entre os participantes, com um único objetivo: debater táticas para auxiliar no desenvolvimento econômico do Estado.

Projetos importantes

Nesse sentido, Arapiraca vem se destacando com projetos importantes, como a Casa Integrada do Trabalhador e do Empreendedor (Cite), que reúne em um só local o Sine Municipal e a Casa do Empreendedor, equipamentos que oferecem cursos e capacitações, atendimento a empreendedores e serviços de apoio ao trabalhador, como emissão de carteira de trabalho, seguro-desemprego e outros. Além disso, é um órgão fundamental para estabelecer uma conexão entre empregador e empregado, facilitando a contratação.


… A Polícia Civil prendeu um homem acusado de matar Josivaldo da Silva, mais conhecido como “Sapatinho”, no último dia 1° na cidade de Campo Alegre, localizada no Agreste de Alagoas.

… A abordagem aconteceu quando o suspeito tentava entrar em um ônibus com destino a Santa Catarina. De acordo com o delegado regional Edberg Sobral, foi encontrada uma pistola PT-51 calibre .22 com sete munições e numeração suprimida.

… A ação conjunta foi realizada pela 61º Distrito Policial de Campo Grande, 4ª Delegacia Regional de Arapiraca, Rocam e 3º Batalhão da Polícia Militar.