Roberto Baia

Denunciou ao MPE

Roberto Baia 12 de novembro de 2024
Denunciou ao MPE
Deputado Inácio Loiola - Foto: Divulgação

O deputado estadual Inácio Loiola apresentou uma queixa no Ministério Público Estadual ontem, segunda-feira, 11, contra a Águas do Sertão, por falhas no serviço de cobertura do reservatório que abastece a comunidade do centro histórico de Piranhas.

O deputado afirma que este é mais um serviço mal realizado pela Águas do Sertão. Recentemente, no plenário da Assembleia Legislativa, Inácio Loiola fez duras críticas à empresa, exigindo a normalização do fornecimento de água nos municípios do sertão. Um exemplo disso é Ouro Branco, cuja população sofre com a falta de água há mais de 60 dias.

Inscrição imediata

O Projeto de Lei 3.559/2023, proposto pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, propõe a inscrição imediata de dependentes de profissionais de segurança pública em instituições públicas de ensino básico, sempre que esses funcionários forem deslocados para um novo local de trabalho. O deputado Daniel Barbosa (PP-AL), relator da proposta, destacou a importância do projeto para assegurar a continuidade educacional dos dependentes desses profissionais.

Matrícula preferencial

O projeto de lei favorece as famílias de policiais, bombeiros, guardas municipais e outros profissionais de segurança pública, garantindo a matrícula preferencial em escolas públicas da nova área, dando preferência a instituições de ensino parecidas com as frequentadas na cidade de origem. O parlamentar Daniel Barbosa ressaltou que o direito à educação é essencial e que o Estado tem a obrigação de assegurar o acesso à educação básica, principalmente quando a mudança do funcionário é de interesse da administração.

Direito à educação

“O direito à educação básica deve ser garantido em qualquer circunstância, e é dever das redes públicas de ensino assegurar o acesso ao ensino para todas as crianças e jovens, especialmente em casos de transferências compulsórias no interesse da administração pública”, defendeu Daniel Barbosa.

São José da Tapera

Os dois suspeitos de assassinar o 1º sargento José Ailton Ramos de Oliveira e o 2º sargento Braulino Santos Santana, em um tiroteio ocorrido no último domingo, 10, em São José da Tapera, no Sertão de Alagoas, foram presos. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) divulgou a informação ontem, segunda-feira, 11.
As vítimas chegaram a ser socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que teve apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).

Não resistiu

Segundo informações dos bombeiros, os dois militares da Polícia Militar estavam em serviço no momento em que foram atingidos. O sargento José Ailton foi baleado na cabeça e faleceu imediatamente, enquanto o sargento Braulino foi alvejado no tórax e precisou ser entubado, mas não conseguiu resistir aos ferimentos e veio a falecer.

Prisão em flagrante

Segundo a SSP, os suspeitos foram encaminhados para o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Batalha, onde a delegada Elizabeth Sampaio lavrou o auto de prisão em flagrante.
“Novas informações sobre o caso dos policiais militares mortos na ocorrência serão divulgadas oportunamente, visando à integridade das investigações em andamento. Uma comissão de delegados será designada para a condução das apurações”, informou.

Em Arapiraca

A primeira edição da Olimpíada Municipal de Robótica (OMR) acontecerá nesta terça-feira, 12, a partir das 8h, no Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral I (Caeti-I), situado às margens da Rodovia AL-110, no bairro Arnon de Melo.

O evento é uma iniciativa do Núcleo de Desenvolvimento Científico (NDC), da Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca, com o objetivo de aprimorar técnicas inovadoras para a fabricação e manipulação de robôs, além de expandir o entendimento dos estudantes sobre ciência e tecnologia.

Entrada gratuita

As atividades estarão disponíveis para o público com entrada gratuita. Anterior à olimpíada, Arapiraca sediou a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Várias atividades foram realizadas em diversas áreas da cidade, incluindo a Exposição de Matemática, Ciência e Tecnologia (Expomatec), na Tenda Cultural Mestre Afrísio Acácio, localizada na Praça Luís Pereira Lima, no centro, e exposições científicas no Mercado de Artesanato Margarida Gonçalves, localizado no Parque Ceci Cunha.

… No último domingo, 10, o Raízes lançou a 22ª edição. O evento aconteceu na sala 03 do CineSystem, no Partage Arapiraca.

… O Raízes é o maior projeto etnográfico do mundo em que os próprios protagonistas contam suas trajetórias, aflições, dificuldades, soluções e alegrias vivenciadas ao longo da vida.

… “Agradeço a Deus por ter me iluminado com esta ideia e pela forma como os trabalhos são conduzidos pela equipe de produção e edição do Raízes”, disse, emocionado, Ricardo Nezinho.