Roberto Baia
Recurso importante
O prefeito Luciano Barbosa e a secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, assinaram ontem, quinta-feira, 7, o Termo de Fomento para o repasse de R$ 400 mil à Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Arapiraca (AAPC).
O recurso é uma emenda parlamentar apresentada pelo senador Rodrigo Cunha. A AAPC está presente no município há duas décadas e, atualmente, presta serviços a mais de 400 usuários e seus familiares.
Participou da solenidade
Hurbert Fernandes, presidente da associação, destacou a relevância dos fundos para a atuação da entidade em Arapiraca. A assinatura e transferência dos fundos também teve a participação da consultora da AAPC, Aurélia Fernandes, e de funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Festa do Evangélico
O prefeito de Feira Grande, Flávio do Chico da Granja, convida todos a participarem da Festa do Evangélico, que acontecerá nesta sexta-feira, 8, às 19h, no Calçadão do Comércio da cidade. A festividade contará com a participação do cantor arapiraquense Ryann Pereira, revelação da música gospel.
Grande atração
A cidade será palco de uma grande atração conhecida no meio gospel, o cantor e compositor Kleber Lucas, autor dos sucessos “Deus Cuida de Mim” e “Aos Pés da Cruz”, canções de maior sucesso em sua trajetória solo. Sua participação foi confirmada para a noite dedicada aos cristãos.
O evento, promovido pela prefeitura de Feira Grande, promete uma noite de adoração e festa para toda a comunidade.
Foi condenado
O Ministério Público de Alagoas (MPAL), representado pelo promotor de justiça Izelman Inácio, convenceu os jurados e conseguiu a sentença de 20 anos e um mês de prisão em regime fechado para o ex-guarda municipal José Lúcio da Conceição, mais conhecido como “Baião”, pelo crime ocorrido em 5 de fevereiro de 2022, na cidade de Cacimbinhas.
Justiça feita
O representante do Ministério Público vê o desfecho do julgamento como uma resposta à família, que marcou presença no julgamento, inclusive vestindo camisetas com a imagem da vítima, bem como à população local, que tinha grande consideração pela vítima.
“Embora a dor da família não seja efêmera, a justiça foi feita e alivia um pouco o sofrimento, pois encerra um ciclo de incerteza. O Ministério Público mostrou ao conselho de sentença como a ação criminosa foi friamente calculada, como o réu agiu friamente durante e depois do fato consumado, matando um cidadão de bem e que era bastante respeitado em Cacimbinhas. As duas qualificadoras foram acatadas, e saímos do júri com a sensação de que cumprimos com o nosso dever, sempre atuando em defesa da vida”, afirma o promotor Izelman Inácio.
Relembre o caso
À época, o guarda municipal José Lúcio da Conceição, conhecido como “Baião”, ceifou a vida do comerciante Dorgival Barros de Araújo, conhecido na cidade como “Doge”, no dia 5 de fevereiro de 2022, no município de Cacimbinhas. O crime teria sido planejado, já que o réu é confesso e afirmou em depoimento que esperou o senhor Dorgival sair da feira livre, dirigir-se à sua panificação e ficar sozinho para, então, assassiná-lo.
Reconhecimento positivo
Girau do Ponciano foi uma das 56 cidades em Alagoas a receber o Selo UNICEF - Edição 2021-2024. O Selo UNICEF Município Aprovado, concedido anualmente pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), reconhece progressos concretos e positivos na vida de crianças e adolescentes. Ele reconhece o empenho dos municípios em expandir e aprimorar políticas públicas que incentivem, protejam e assegurem os direitos de crianças e adolescentes.
Reconhecimento
O prefeito David Barros destacou a importância do reconhecimento para o município. “Essa conquista reflete os avanços alcançados nas políticas públicas que garantem os direitos das crianças e dos adolescentes. A certificação do Selo UNICEF é resultado de um trabalho sério nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento social, com foco na qualidade dos nossos equipamentos públicos e na prestação dos serviços à sociedade. É uma vitória conquistada por todo o município.”
Qualidade de vida
Bruna Farias, articuladora do Selo UNICEF, também destacou a importância da integração entre todos os setores. “A articulação de diferentes áreas de políticas públicas tem sido fundamental para o êxito dos nossos projetos. Essa eficiência permite que nossas crianças e adolescentes cresçam e se desenvolvam com uma maior qualidade de vida.”
… Na quarta-feira, 6, um homem acusado de estuprar a amiga de sua filha, de 11 anos, foi preso preventivamente em São José da Tapera, no Sertão de Alagoas. O crime ocorreu na mesma localidade.
… De acordo com informações da Polícia Civil, responsável pela prisão, a criança mora ao lado da residência do acusado, que tem 50 anos.
… Ela costumava visitar a residência do homem para brincar com a filha dele, e os abusos sexuais aconteciam durante essas visitas.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.