Coluna Esplanada
O Diamante do PCC
Criada em agosto no Rio de Janeiro, a Diamante Participações e Negócios Ltda, de agenciamento de serviços e instituição financeira, entrou na mira das autoridades. Seu proprietário, G.L.F.M., mora na periferia de São Paulo, e tentou sem sucesso ser PM e Guarda Municipal no interior paulista. No seu LinkedIn, aparece como auxiliar de logística numa empresa de peças para tratores. Ou seja, tem renda mensal incompatível com o controle de 20 postos de combustíveis de propriedade da Diamante na região metropolitana do Rio. A maioria é de ‘bandeira branca’ e seis deles não têm autorização da Agência Nacional do Petróleo para operar. Há anos a inteligência da Segurança no Estado monitora a entrada de facção criminosa na capital. Há informes de que o bando já comprou 30 postos nos últimos meses. Autoridades já descobriram que G.L.F.M, com esse currículo, ascendeu para sócio controlador de uma rede avaliada em mais de R$ 30 milhões. O e-mail cadastrado como de contato da empresa remete a outro grupo que já é investigado pelas autoridades paulistas por lavagem de uma facção criminosa no setor.
Ele avisou
Na reunião de governadores com o presidente Lula, sobre a PEC da Segurança, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Rep), alertou para o que a Coluna tem publicado com exclusividade: “Uma coisa que nos preocupa muito é a transposição de ilícito em negócios lícitos. Temos um problema sério no setor de combustível”. “A profusão de postos adquiridos pelo crime organizado, e até usinas de etanol”.
Apoio de peso
O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), ex-prefeito de Santos, se confirmou puxador de votos e teve forte relevância na eleição. Segundo a Quaest, 33% dos eleitores consideraram seu apoio determinante, o que contribuiu para a reeleição de Rogério Santos (Rep). Barbosa superou figuras como Tarcísio de Freitas, Bolsonaro e Lula em influência no litoral paulista, e ganhou relevância nacional no PSDB.
Menu Judiciário
Antes de se consolidar como o principal candidato à presidência da Câmara, o líder do governo, Hugo Mota (Rep-PB), jantou na terça-feira (29) com as ministras do TSE Vera Araújo e Edilene Lobo, em encontro na casa da juíza Renata Gil, conselheira do Conselho Nacional de Justiça. O menu à mesa foi o debate das expectativas de avanço na agenda de igualdade e combate à violência de gênero nos Poderes.
Segurança pra Xi
A Embaixada da China reforçou com o chanceler Mauro Vieira pedido para rigorosa segurança de nível internacional na visita do presidente Xi Jinping, em novembro, no Rio e em Brasília. A Embaixada pede que “a parte brasileira responda pela segurança física e dignidade da delegação (...) e prevendo quaisquer atividades terroristas, manifestações e outras atividades perturbatórias das forças anti-China”.
Vai piorar
Numa só tacada, o Governo Federal decidiu elevar o IPI sobre os cigarros em 50%. A Receita projeta aumento de arrecadação, mas, para especialistas do setor, a medida terá efeito contrário. Deve reduzir a arrecadação justamente porque empurrará o consumidor, na maioria o de baixa renda, para a alternativa mais barata disponível no mercado: o cigarro falsificado e contrabandeado.
Coluna Esplanada
Sobre
A Coluna Esplanada foi lançada em Dezembro de 2011 com o objetivo de levar aos jornais das capitais e do interior as notícias mais relevantes do Legislativo, Judiciário e Executivo, além do Mercado.
Sobre o autor:
Leandro Mazzini, começou a carreira jornalística em 1996. É graduado em Comunicação Social pela FACHA, do Rio de Janeiro, e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. A partir de 2000, passou por ‘Jornal do Brasil’, ‘Agência Rio de Notícias’, ‘Correio do Brasil’, ‘Gazeta Mercantil’ e outros veículos.
Assinou o Informe JB de 2007 a 2011, e também foi colunista da Gazeta. Entre 2009 e 2014 apresentou os programas ‘Frente a Frente’ e ‘Tribuna Independente’ (ao vivo) na REDEVIDA de Televisão, em rede, foi comentarista político do telejornal da Vida, na mesma emissora e foi comentarista da Rede Mais/Record TV em MG.
Em 2011, lançou a ‘Coluna Esplanada’, reproduzida hoje em mais de 54 jornais de 25 capitais. Foi colunista dos portais ‘UOL’ e ‘iG’. Conta com equipe em Brasília, e correspondentes no Rio, Salvador e São Paulo. É também comentarista das rádios ‘Super TUPI’, do Rio, e 'Muriaé' FM. Leandro Mazzini, com Walmor Parente, Carol Purificação e Ariston Camilo.