Alisson Barreto

DE PALAVRAS A PORRADAS

Alisson Barreto 25 de outubro de 2024

O insuportável machismo que impera ainda em nossa sociedade tem sido a causa de tantos crimes, agora apelidados de feminicídios e que nos levam a inúmeras reflexões sobre o comportamento do ser humano e isto, a partir de séculos e séculos atrás quando as mulheres eram realmente tratadas como pessoas de segunda categoria. Ou não seriam pessoas?

O problema de conhecimento comportamental de outras gerações ainda se reflete nos tempos de hoje, por mais independência que as mulheres tenham conquistado. Essas mesmas mulheres que galgam a cada dia postos mais elevados, que têm capacidade mais do que testada em vários setores da vida, que são superiores por várias vezes e em muitas situações. Mas que ainda continuam em alguns casos sendo submetidas a humilhações por parte de desajustados, mal educados e por que não dizer, vergonhas da civilização.

Se formos voltar à minha infância na década de 40 e juventude na década de 50 vamos verificar, por exemplo que a profissão onde a mulher era mais respeitada era a de professora. O ideal, apontado por todos, era que a mulher deveria ir para a Escola Normal e ser professora. Nada demais, pelo contrário não fosse o fato de que não enxergavam a engenheira, a médica ou outra profissão para a mulher. Se não fosse professora, o resto eram profissões de homens por onde as mulheres não deveriam seguir. Ora, gente, nos últimos cinquenta anos ela atingiu postos maravilhosos no mundo e não estamos fazendo restrições a nenhum tipo de profissão. Elas estão em todos os lugares mostrando que são capazes de dirigir o mundo e até que, algumas estão tendo a oportunidade de se mostrarem neste campo, como foi o caso de Margareth Thatcher que, como Primeira Ministra do Reino Unido chegou a ganhar o apelido de “A Dama de Ferro”.

Está provado, mais do que provado que as mulheres obtiveram o seu verdadeiro lugar na sociedade, conquistado a duras penas, é verdade, mas conquistado. Falta muito? Falta. Principalmente no Brasil, onde ainda são minoria em cargos públicos, mas que já são apontadas no meio político como uma necessidade para a melhoria das relações político-partidárias. Tanto que, no período eleitoral que vivemos agora, os apelos para que a mulher entre na disputa são bastante intensos.

Bem, esse retrospecto ou pequeno histórico das possibilidades da mulher na vida ainda é pouco, mas nos leva incessantemente a reclamar por atitudes mais enérgicas em relação aos crimes que são cometidos contra ela e que possam ser transformados em hediondos em inafiançáveis, sei lá no que, mas que se comece a demonstrar com mais atitude a revolta que tais crimes causam em seres humanos normais. O caso de dois anos atrás, quando um médico anestesista, durante uma cirurgia introduz seu pênis na boca da paciente anestesiada é uma das maiores monstruosidades de que se teve notícia. Não é possível que a sociedade jurídica aceite isto, sem pensar em modificar leis, digo mais, chegando até a prisão perpétua ou coisa que o valha. Não pode mais existir tolerância em relação a isto. A época do machismo, se não passou por civilidade precisa passar por imposição social e penal. As mães de antigamente diziam que quando um filho não atendia aos apelos educacionais por psicologia as coisas eram resolvidas com paudagogia, simples e inofensivas palmadinhas. Pois que se aplique a paudagogia, não palmadinhas, nesses monstros, nesses cretinos que ainda habitam entre nós, mas que não podem ser considerados como seres humanos. São monstros mesmo. E a eles os rigores da lei que, como disse, nesses casos, precisa buscar caminhos bem mais duros para a repressão tão necessária.

A mensagem que fica é que somos todos iguais. Mulheres e homens precisam igualar os comportamentos, sem nunca, no entanto, caminharem, entre as ofensas verbais e as porradas deixando de lado a parte lúdica e romântica da vida.

FOTONOTAS

JOALDO CAVALCANTE – Um cidadão de respeito e que merece a contrapartida de todos os que o conhecem ou tiveram a oportunidade de com ele lidar. Joaldo sempre levou muito a sério a sua profissão de jornalista e fez dela o seu instrumento de honra e de respeito pelas normas o que acabou por colocá-lo entre os maiores e conceituados profissionais. Esteja ele, simplesmente exercendo a profissão nos meios normais, esteja em cargos importantes como os de secretário, sua fala mansa e amigável sempre o coloca em lugar de merecido destaque.

 MARCOS RODRIGUES – Este cara tem o apelido carinhoso de “Tchola”. Por que, não sei mas assim ficou conhecido e suas atuações no rádio têm comprovado que merece esse carinho de todos e sempre. De há algum tempo também como Diretor de Comunicação da Câmara Municipal tem sempre dedicado sua vida profissional ao contato do ser humano com a coletividade o que o eleva cada vez mais à condição de excelente comunicador que é. Falar de sua simpatia ou de sua empatia para com o público é “chover no molhado”.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Não desafie ninguém para mostrar sua força. Desafie-se para superá-la com dignidade e altivez.

ALERTAS DO DIA

* Ninguém mais credenciado para ficar empolgado, exultante mesmo com o primeiro transplante de coração realizado no Hospital do Coração Alagoano Adib Jatene do que o médico deputado José Wanderley, ele que foi um dos pioneiros no procedimento, ele que foi o primeiro Coordenador Geral da classificação de doação de órgãos para transplantes no Brasil. Sem dúvida, apesar de já acontecer normalmente em vários hospitais do país, o fato de um hospital público aqui em Alagoas estar credenciado para tal merece os aplausos de todos nós.

* E parece que a novela das minas da Braskem continua com mais capítulos pela frente. Os moradores de bairros afetados já estão temendo pelo colapso da mina 27, uma vez que a ameaça está sacramentada. O preenchimento da mina foi suspenso, os operários foram retirados e isto parece ser um sinal de colapso à vista como ocorreu ano passado com a mina 18. É claro que todos ficam de sobreaviso apesar de a Defesa Civil estar informando de que o perigo não existe. Sabe aquela história de que macaco velho fica sempre de alerta? Pois é!

* Mas, gente, não é possível essa onda de azar que está avassalando o CRB. Por mais que o clube se esforce, que o técnico novo compareça a coisa fica muito preta. No jogo da última terça-feira, por exemplo, o CRB jogou bem melhor do que nos últimos jogos e o Mirassol fez um gol aos 45 minutos do segundo tempo. Falta de sorte me parece muito mais aplicável do que incompetência, pelo menos neste jogo especificamente. Na verdade, precisa ganhar pelo menos os próximos três jogos para se livrar do fantasma do rebaixamento.

* Enquanto a prefeitura de Maceió tenta diminuir o orçamento do próximo ano com cortes que se referem a programas voltados para o social, ela própria se preocupa na instalação de uma roda gigante na orla da Pajuçara. Ora, vamos e venhamos que o prefeito nos últimos quatro anos tem realizado muita coisa boa para a cidade, no entanto, com o decantado corte de verbas uma instalação de um divertimento deste tipo e que não deve ser barato, acho que é um pouco demais!

POR AÍ AFORA

# A coisa está fervendo nos Estados Unidos com a eleição para presidente que acontecerá daqui a duas semanas. Com este pouquíssimo tempo as pesquisas mostram um empate rigorosamente técnico entre Donald Trump e Kamala Harris, a atual vice-presidente do país. Como a eleição lá é bem diferente da nossa e depende dos estados e da eleição de seus representantes, nada se pode realmente saber até o final. Já aconteceu momentos em que o candidato ganhou e no entanto perdeu por conta do sistema diferenciado. Vamos ver no que vai dar.

# O que conta para eleger o presidente nos Estados Unidos é o candidato formar maioria em cada um dos colégios eleitorais dos 50 estados e mais o distrito de Colúmbia, sede da capital, Washington. O vencedor leva o colégio, salvo em dois pequenos estados. Quem fizer metade mais um dos 538 votos do Colégio Eleitoral torna-se presidente. Biden venceu Trump por 306 a 232 votos. Agora, se vê uma disputa acirrada nos chamados “estados-pêndulo”, que têm decidido as três últimas eleições. (informe JB)

# Pois é! O Lula não foi à reunião do BRICS na Rússia porque sofreu um acidente doméstico que o impediu de viajar por muito tempo. E o Putin não veio ao Brasil para a reunião do G20 com medo de ser preso por aqui. Esse encontro está difícil de acontecer e é melhor que fique assim mesmo porque Lula não tem papas na língua e Putin não fica atrás, e ainda bem porque os encontros poderiam provocar fatos bem desagradáveis. Diplomaticamente, claro!

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399