Edmilson Teixeira

Um líder sertanejo

Edmilson Teixeira 17 de outubro de 2024

Reeleito com uma folgada vantagem para mais um mandato à frente da Prefeitura de Pão de Açúcar, Jorge Dantas (MDB) projeta fazer muito mais nos seus próximos quatro anos. Experiência é o que não falta, sobretudo agora para trabalhar no seu quinto mandato como prefeito. Nos bastidores da política, já se cogita que Jorge Dantas vem sendo apontado para comandar a Associação dos Municípios Alagoanos- AMA, entidade que o próprio já presidiu durante dois mandatos. Na jogada estão Paulo Dantas e Renan Calheiros que comandam o MDB que fez 65 prefeitos este ano.

Homenagem


No último sábado, o Distrito de Rocha Cavalcante, em União dos Palmares/AL foi palco de uma emocionante homenagem ao saudoso sergipano pastor evangélico José Felicíssimo da Trindade, o Irmão Trindade. O prefeito Kil de Freitas (MDB) inaugurou a Praça da Bíblia que leva seu nome. Trindade, que morreu no ano passado com seus 107 anos, era pai do badalado forrozeiro Sandro Becker, que também marcou presença no evento.

Argumento


“Essa homenagem representa um reconhecimento ao legado deixado por um homem que dedicou sua vida a promover a fé e a solidariedade”, disse Sandro, que hoje reside em Natal/RN. “Este espaço não é apenas uma homenagem, mas também um local que promova a reflexão e a espiritualidade, associando o nome de Irmão Trindade à sua dedicada obra evangelizadora e comunitária”, comentou o prefeito palmarino.

Viabilização de grana


Nesta sexta-feira, 18 em Maceió, representantes do Banco do Nordeste (BNB), de instituições parceiras das três esferas governamentais, e dos setores produtivos do Estado, se reúnem para planejar a distribuição orçamentária dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para Alagoas em 2025. Administrado pelo BNB, o FNE é a principal fonte de recursos voltada para investimentos de longo prazo nos diversos segmentos econômicos da região.

Planejamento


Afirma o BNB que além das demandas apresentadas pelos participantes do evento, a construção do plano de aplicação do FNE leva em conta preceitos legais para a destinação do crédito. Os segmentos considerados prioritários (microempreendedores urbanos e rurais, agricultores familiares, mini e pequenos produtores rurais, micro e pequenas empresas e empresas de pequeno porte), precisam ficar com o mínimo de 51% dos recursos do Fundo financiados no Estado.

Cogitação


Nos bastidores da política já se comenta que muitos prefeitos que estão findando seus mandatos no último dia deste ano, devem compor um novo time de secretários do governador Paulo Dantas que será montado no início de 2025. Os citados são Kil (União dos), Cacau (Marechal), Júlio Cezar (Palmeira), Olavo Neto (Murici) e Cristiane Bulhões (Santana do Ipanema).

Aniversariante


Capela celebrou no dia de ontem, seus 134 anos que se separou de Atalaia. O prefeito Adelminho Calheiros (MDB) ganhou destaque pelo conjunto de obras que inaugurou, sobretudo a completa reforma do hospital regional que agora é outra coisa. O gestor está findando seu mandato e está passando o bastão para Tiago Medeiros (MDB), candidato apoiado por ele, eleito agora com uma expressiva votação.

Sertão em foco


Na simpática cidade sertaneja de Jacaré dos Homens, pela primeira vez uma mulher vai comandar a Prefeitura. Foi apoiada pelo atual prefeito, Floriano Melo. Duas figuras que comandaram aquela Prefeitura, sumiram do mapa político. Jaime Silva, que hoje comanda o Iteral, e Marcelo Souto. Afirmam os informantes de plantão que essas duas personagens não ganham mais nem para vereador.

Dados oficiais


O Ministério da Saúde divulgou dados do Boletim Epidemiológico de 2024 da sífilis, durante a abertura do ‘Seminário Integrado da Sífilis – Unindo Forças para a Eliminação’, na última segunda-feira, em Brasília. De acordo com as informações, em 2023 houve uma redução de 1.511 casos da doença em bebês menores de um ano em todo o país, se comparado ao ano anterior. Em Alagoas, a contagem de casos da doença em crianças com menos de um ano em 2023 foi de 481.

Até logo


“A gente tem que saber perder, saber ganhar. Saio muito mais fortalecido e isso não tira meu sono. Durmo muito bem, não tomo remédio pra dormir... Não estou mais rico, moro no mesmo canto. Não fiz da política trampolim para enriquecer e sempre usei o mandato para ajudar as pessoas”, vereador por Maceió, Joãozinho (MDB), que não se reelegeu durante discurso no Plenário da Câmara, ontem.

Saldo depois da eleição


Conforme publicado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa de Alagoas, depois dessas eleições, muitos servidores comissionados da casa perderam sua boquinha. Em três dias desta semana, nada menos do que 108 tiveram seus nomes publicados. Cogita-se que antes das eleições cerca de 500 pessoas foram “contratadas” e que agora estão escoando pelo mesmo caminho que entraram antes.