Edmilson Teixeira

Revoltante

Edmilson Teixeira 09 de outubro de 2024

A eleição deste ano em Capela/AL registrou uma cena constrangedora, sobretudo para quem defende o voto digno e consciente. Pois lá, dois bravos ativistas, Guirrinha dos Cachorros e Everaldo Ecológico, concorreram ao cargo de vereador, ambos filiados ao Podemos. Essas figuras se dedicam, há muito tempo, a causas animais e ecológicas, mas seus esforços não foram reconhecidos nas urnas. Guirrinha dos Cachorros conseguiu apenas 9 votos, enquanto Everaldo Ecológico obteve apenas 4, refletindo a falta de apoio do eleitorado.

Ações na cidade


O trabalho voluntário que esses dois candidatos realizam em Capela, apesar de sua relevância, permanece praticamente invisível para o poder público, principalmente pela falta de reconhecimento da Prefeitura. Guirrinha cuida de cerca de 70 cães de rua, enquanto Everaldo luta com afinco por causas ecológicas. Essa ingratidão do eleitorado, especialmente em uma cidade que deveria valorizar tanto essas ações, é algo inaceitável para esses ativistas. Pena que a cultura da compra de voto no Brasil continua em alta a cada pleito eleitoral.

Desabafo


Em suas declarações, Guirrinha e Everaldo não hesitaram em criticar em suas redes sociais a dinâmica eleitoral que prioriza candidatos que possuem maior poder financeiro. “O povo vota em quem dá dinheiro. Aqui, só ganha quem tem muito dinheiro”, lamentaram os ativistas, ressaltando que o eleitor fica subordinado a esse tipo de conduta, tornando difícil a eleição de quem realmente se importa com a comunidade. Os dois fizeram campanha franciscana, apenas distribuindo panfletos de porta em porta.

Em expansão


Em Alagoas o partido Solidariedade, segundo seu presidente Adeilson Bezerra, teve um desempenho bastante expressivo, elegendo candidatos em diversas regiões do Estado. “Após a contagem dos votos nas eleições municipais, realizadas no último domingo, o partido se consolida como uma importante força ascendente no cenário político alagoano e nacional”, disse.

Números


Afirma Adeilson Bezerra que seu partido alcançou cerca de 60 mil votos, que foram depositados nas urnas para os candidatos filiados à sigla em todo território alagoano. Deste total, aproximadamente 50 mil votos se destinaram aos candidatos e candidatas a vereador pelo partido e mais de 10 mil votos para disputa pelas prefeituras municipais.

Mapa


O Solidariedade elegeu 17 vereadores, sendo quatro mulheres que contribuirão para a representação feminina nas câmaras municipais. O município com maior número de votos foi Maceió (17.151), seguido de Palmeira dos Índios (5.148) e Penedo (5.098). Já Arapiraca contabilizou 3.458 votos, Matriz de Camaragibe (2.869) e Piaçabuçu (2.470).

Articulista


Pela sétima vez seguida a Prefeitura de São José da Laje estará no comando das ordens de Paulo Roberto Pereira de Araújo, o Neno da Laje. Nem mesmo sua prisão em 2005 durante a Operação Gabiru, articulada pela Polícia Federal, por suposto esquema de desvio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, ele mais uma tropa de outros prefeitos, ofuscou sua imagem política. O cara é carismático, pois reelegeu com suas articulações a prefeita Ângela Vanessa.

Sertanejo forte


Por falar em líder carismático político, em Senador Rui Palmeira, sertão alagoano, a Prefeitura está há 20 anos nas rédeas do ex-prefeito Siloé Moura. Ele cumpriu dois mandatos seguidos, depois elegeu um parente que importou de São Paulo, o Joãozinho, depois a filha, Jeane se elegeu e está em seu segundo mandato. E na eleição do último domingo, o Joãozinho se elegeu com apoio do grupo. A oposição está brigando na justiça para tirá-lo de linha, acusado de praticar irregularidades durante a campanha eleitoral, usando a máquina administrativa.

Tentativa em vão


A alagoana de Pão de Açúcar, Heloisa Helena fracassou mais uma vez nas urnas. Desta vez foi aventurar no Rio de Janeiro. Pelo partido Rede-RJ não conseguiu ser eleita vereadora pelo Rio alcançando uma contagem de 11.971 votos e ficou como suplente. Heloisa foi a terceira colocada na disputa presidencial de 2006. Ela começou na política quando foi eleita como vice-prefeita de Maceió em 1992, na época filiada ao PT. Dois anos depois, foi eleita como deputada estadual.

Outros caminhos


Quatro anos depois, em 1998, Heloísa Helena disputou uma vaga no Senado Federal e saiu vitoriosa para ocupar uma vaga representando Alagoas. Nos anos seguintes, no entanto, foi expulsa do PT por divergências internas e tornou-se uma das fundadoras do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), em 2004.

A farra da vitória


Animado com a espetacular vitória do último domingo, sobretudo por ter sido diante de seu maior rival político, o líder do MDB da região Norte de Alagoas, Cícero Cavalcante, articulou uma grande festa para este sábado. Um trio elétrico com o Trem Bala e Devinho Novaes promete agitar as ruas da cidade por meio de um grande arrastão. Fernando Cavalcante foi reeleito com mais de 76% dos votos válidos. O derrotado foi o ex-prefeito Marquinhos (PP).

Inovação


Em Atalaia as tradicionais famílias políticas que dominaram a administração pública em anos passados agora são cartas fora do baralho. A bola da vez agora pertence à prefeita Ceci, reeleita por mais quatro anos. A galega alcançou um marco histórico por lá, abocanhando 79,95% dos votos válidos. Simplesmente teve mais de 17 mil votos sobre o segundo colocado. É bom lembrar que a família Vigário nem sequer entrou nessa disputa.