Sérgio Toledo
Nova pandemia?
Blog Viva Bem do Uol trata do assunto que o microbiologista José Eduardo Levi discorreu na 26a. Jornada SBi, em Recife.
A ameaça é feita pela gripe H5N1, chamada de gripe aviária.Que apareceu inicialmente em 1996 na cidade de Guangdong, na China.
As aves aquáticas selvagens migratórias são seus hospedeiros. Não sentem nada e não prejudica seus voos migratórios. Já infectou gatos, ursos etc.
Também já apareceu em vacas, sendo uma adaptação do vírus.
A próxima adptação pode ser para humanos.
Atualmente os cuidados são de prevenção: não pegar aves mortas ou adoentadas para jogar fora ou cuidar. Se for imprescindível pegar a ave, usar luvas e máscaras. Melhor chamar os orgãos do meio ambiente que saberão cuidar melhor e não se contaminar.
No Brasil, segundo artigo publicado na revista da Fapesp, confirma que a causa da morte de leões-marinhos no litoral de Santa Catarina foi a infecção por vírus da gripe aviária. Com essa adaptação pode ser transmitida para mamíferos humanos.
Voltando a prevenção. Todos que estão definidos no programa de imunização, tomar a vacina da gripe H1N1. Caso necessário medicamentos chamados antivirais. Máscaras poderão e deverão ser usadas, se necessário.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.