Roberto Baia
"Funcionários fantasma”
O Ministério Público de Alagoas por meio de seu ouvidor, o procurador Eduardo Tavares, determinou que a promotoria da cidade de Maravilha, Sertão de alagoas, investigue no prazo de 30 dias, as denúncias de suposta contratação de “funcionários fantasma” feita pela prefeita Conceição Albuquerque, por intermédio do Instituto Gerir social.
Folha de pagamento
De acordo com a denúncia, constam na folha de pagamento do instituto, como funcionários radialistas, serventuários, empresários, aposentados e até de pessoas que sequer moram na cidade, recebendo salários de até 8 mil reais, sem sequer dar um único dia de trabalho.
O MPE determinou que a prefeitura comprove a frequência dos contratados pelo Instituto e explique por que pessoas exercendo a mesma função recebem salários diferentes, sem registro de horas extras. Outro esclarecimento exigido refere-se aos critérios utilizados nas contratações.
Outra denúncia
Vale lembrar que em outubro do ano passado, uma reportagem da Folha de São Paulo denunciou a existência de supostos alunos fantasmas matriculados no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas municipais de Maravilha. Na ocasião, a prefeita Conceição Albuquerque negou as acusações da reportagem.
Palmeira dos Índios
O Ministério dos Transportes concluiu o processo licitatório para o projeto de engenharia e execução da obra da duplicação do trecho urbano da BR-316 em Palmeira dos Índios. As obras que serão iniciadas em breve, foi orçada em R$ 33,1 milhões, e será executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Obra dividida
De acordo com informações, a obra será dividida em duas partes, na primeira, que compreende o km 154,8 ao km 156,3, a rodovia irá permanecer em pista simples, mas serão implantadas marginais. No trecho seguinte, que vai até o km 159,1 será feita a duplicação da via, para facilitar o acesso ao distrito industrial do município, além da construção de ciclovia e passeio para pedestres.
Eleições 2024
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) formalizou um pedido para a mobilização de tropas federais durante as eleições municipais para as cidades de Pindoba, Marechal Deodoro, Junqueiro e Teotônio Vilela. A solicitação foi encaminhada à Secretaria de Segurança Pública (SSP) e aguarda a decisão do órgão.
De acordo com informações do TRE/AL, a SSP deve avaliar se tem condições de garantir a segurança nas cidades mencionadas com o efetivo das polícias estaduais. Com base na resposta da SSP, o TRE decidirá se o pedido de reforço será aprovado ou não.
Tropas federais
Caso a solicitação seja rejeitada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode intervir através de um recurso. Se o pedido for deferido, a decisão será comunicada ao TSE, que, por sua vez, informará o Exército Brasileiro para a possível mobilização das tropas federais.
Ainda de acordo com o TRE, o pedido de reforço atende ao pedido de partidos políticos e de um juiz eleitoral.
Hospital de Emergência
Os profissionais de plantão no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, acolheram 414 pacientes no fim de semana dedicado à Independência do Brasil. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (9) e compreende os atendimentos realizados desde as primeiras horas do sábado, 7, até às 23h59 do domingo, 8.
Atendimento
Conforme os dados apresentados pelo HEA, que é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foram atendidas 124 vítimas de acidentes de trânsito. Deste total, 66 casos foram vítimas de quedas ou colisões envolvendo motocicletas.Na lista constam, ainda, três atendimentos a pessoas que caíram de bicicleta e quatro que se feriram durante capotamento. A maior unidade hospitalar do interior do Estado assistiu, também, cinco vítimas de atropelamento e 46 que se feriram durante colisões automobilísticas.
18 anos da Ufal
A presença da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no Agreste do Estado está completando 18 anos. A data será lembrada nesta quinta-feira,12, com programação a partir das 9h, no pátio de entrada do Campus Arapiraca. O evento vai contar com a participação do reitor Josealdo Tonholo, da vice-reitora Eliane Cavalcanti, que integrou a primeira turma da gestão do Campus, além da comunidade universitária da sede e suas unidades educacionais.
… A Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) esclareceu na última sexta-feira, 6, em menos de 12 horas, o envolvimento de três suspeitos em um sequestro relâmpago ocorrido no município de Igreja Nova.
… De acordo com informações da polícia, dois homens e uma mulher foram identificados como responsáveis pelo crime, que teve como vítima um agricultor de 59 anos.
… A investigação foi conduzida pela Seção Antissequestro da Diretoria de Repressão ao Crime Organizado e de Combate à Corrupção (Dracco), coordenada pelo delegado João Marcello, e a captura dos suspeitos foi realizada pelo Núcleo de Investigação Especial (Niesp), sob o comando do delegado Sidney Tenório.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.