Roberto Baia

Vereador assassinado

Roberto Baia 24 de agosto de 2024
Vereador assassinado
Delegado Gustavo Xavier - Foto: Reprodução

Na última quinta-feira, 22, o delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier, determinou prioridade nas investigações do homicídio do vereador José Erlânio Firmiano, o Nando da Ponta da Serra, 44. O caso aconteceu na zona rural de Olho d'Água Grande.

O delegado Gustavo Xavier designou equipes da Delegacia Geral e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (Dinpol), para auxiliar nas investigações.


Estava no carro

De acordo com informações, no início da tarde, o parlamentar foi acompanhar o serviço de terraplanagem da prefeitura na estrada de terra que liga a comunidade rural à zona urbana do município. Ele estava dentro da cabine, junto com o operador, passando nas proximidades do povoado Malícia, quando o motociclista desconhecido se aproximou e efetuou disparos de arma de fogo na direção deles.


Desistiu da candidatura

Nando, que estava em seu primeiro mandato como vereador, chegou a anunciar pré-candidatura à reeleição pelo PSB, mas desistiu antes de registrar candidatura por orientação do jurídico do partido, devido à dificuldade que o parlamentar teria para obter uma das certidões exigidas pela Justiça Eleitoral.


Perseguições políticas

Padre André Albuquerque, da cidade de Novo Lino, usou as redes sociais para informar que deixará sua posição na Paróquia de São José. O sacerdote, que esteve à frente da paróquia por cinco anos, revelou, ao final da tradicional missa, que tomou a decisão devido a perseguições políticas e ameaças à sua segurança.


Diversas dificuldades

No vídeo, o padre detalhou as dificuldades que enfrentou, mencionando uma série de incidentes que levaram à sua decisão. Ele afirmou ter sido alvo de ameaças e difamações por parte de políticos locais e relatou uma tentativa de homicídio através da sabotagem no veículo oficial da paróquia. "Os cabos do ABS foram cortados, o que compromete a segurança do veículo em frenagens bruscas e pode levar a um capotamento. O carro é utilizado exclusivamente por mim ou por pessoas de extrema confiança, e a segurança das vidas que transporto não pode ser colocada em risco", contou Padre André.


Será investigado

Ainda de acordo com o padre, a decisão de deixar a paróquia foi feita em comum acordo com Dom Carlos Alberto, arcebispo de Maceió, principal liderança da Igreja Católica no estado. O arcebispo apoiou a decisão e garantiu que o caso será investigado.

Alguns moradores da cidade apoiam a decisão do padre e condenam as práticas políticas que ele denunciou, outros questionam a falta de provas concretas, como câmeras de segurança ou boletins de ocorrência, sobre os incidentes relatados.


Foi preso

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, na última quinta-feira, 22, um homem com mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro de vulnerável. O caso foi registrado no município de São Sebastião.


Hospital de Emergência

O Hospital de Emergência do Agreste recebeu a visita da Defensoria Pública do Estado e da Central de Transplantes de Alagoas. Durante o encontro, os profissionais participaram de uma capacitação essencial e alinharam fluxos de trabalho, reforçando nosso compromisso com a excelência no atendimento.


Doações de órgãos

“O Estado deu um salto gigante no número de doações de órgãos. Em 2023 tivemos sete doações. Até julho deste ano, já tivemos 14. Aumento de 100% e ainda estamos em agosto de 2024. Isso demonstra todo um trabalho integrado, incansável, de equipes, de muitas mãos para que isso seja possível. Na lista de doações temos córneas, fígado, coração e rins”, frisou a assistente social Daniela Ramos, coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas.



Mandado de prisão

De acordo com informações da polícia, era por volta das 15h15 quando foi dada ordem de parada a um veículo, e no decorrer da abordagem, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto em desfavor de um dos passageiros, válido até agosto de 2043.





A rede municipal de ensino de Arapiraca vem passando por uma verdadeira transformação, com a entrega de 32 escolas reformadas, ampliadas e modernizadas.

Das oito bibliotecas digitais de bairro, as Arapiraquinhas, quatro unidades foram reconstruídas e modernizadas na Primavera, Canafístula, Planalto e Vila São José. Na Vila Bananeiras, a Arapiraquinha Professora Terezinha Maria de Oliveira está sendo totalmente recuperada.

A gestão do prefeito Luciano Barbosa vem investindo na abertura de novas vagas e na qualidade da educação das crianças e adolescentes.