Bartpapo com Geraldo Câmara

CONSCIÊNCIA COLETIVA

Bartpapo com Geraldo Câmara 12 de julho de 2024

O grande dramaturgo e cineasta, Nelson Rodrigues um dia disse que “a unanimidade é burra”. Pode ser que tenha tido razão dentro de suas razões que afirmavam isto porque eram defensoras da ideia de que os que seguiam a teoria não pensavam. Apenas seguiam na construção da chamada unanimidade. No entanto, e daí o título acima o mundo passa por diversas dissenções, por guerras físicas e por guerras de pensamentos o que leva à discussões positivas mas também a negativas, extremistas e radicais como ocorre, por exemplo na política.

O que achamos nada tem a ver com isso mas com o que podemos realmente chamar de consciência coletiva sobretudo em assuntos que dizem respeito à comunidade, a suas pretensões, a sua cultura, a sua maneira de encarar o coletivo sob todos os aspectos. Então vejamos, a questão do trabalho que as prefeituras precisam exercer para que essas comunidades sejam assistidas em todas as suas necessidades, incluindo aí as básicas como água, energia, limpeza, ruas bem cuidadas e tudo o que possa fazer a felicidade e a realização de cada ambiente. Na consciência de cada um isto pode funcionar, não de maneira política eleitoral, mas de modo a que os prefeitos, os administradores exerçam os seu papéis com a certeza de que é o melhor para a comunidade e que as reivindicações não nascem por votos mas por uma consciência realmente coletiva.

Podemos mudar de rumo e irmos para a necessidade da educação. E aí invertemos os papéis e passamos a imaginar que as famílias querem de fato e de direito que seus filhos estudem, que tenham a possibilidade de construção de um futuro sólido e respeitoso advindo da educação que lhes é oferecida. Claro que aí também dependemos do serviço público, mas o trabalho de pais e responsáveis também é de uma importância total para que essa consciência transite por todas as cabeças criando cada vez mais o papel correto da indução pelo que é mais perfeito. Quando se fala em participação da sociedade é preciso entender como essa sociedade pode participar. Como ela pode influenciar de fato e de direito toda uma ação governamental no que lhe diz respeito. É preciso que gradativamente essa mesma sociedade entenda que a influência de cada um sobre cada um é o que vai somar e criar o ruído necessário para ser ouvida com propriedade.

Então, nos perguntamos: Isto não seria uma lavagem cerebral? Claro que não. Isto seria a formação gradativa exatamente de uma consciência coletiva onde ela própria, a sociedade terá também o seu papel como o de criar a realidade da vacinação, do lixo jogado nos rios, dos esgotos entupidos, da direção com bebida alcoólica e outros tanto mais que poderíamos citar aqui. Processo de autoeducação também faz parte de um processo onde todos tenham que ser envolvidos, mas não por repressão ou medo, mas por vontade própria entendendo o valor de cada ato como o de uma enorme contribuição para si próprio e para todos.

Então paremos e analisemos. Isto e muito mais é o que chamamos acima de consciência coletiva. Não é algo que se construa do dia para a noite, mas um processo de entendimento gradativo que vá contaminando, no bom sentido, as pessoas de todos os níveis.

Tudo pode parecer profundamente utópico mas é preciso começar. É preciso que cada um de per si sinta-se absolutamente civilizado no meio deste mundo que anda tão atordoado. Quem sabe um dia poderemos gritar para o mundo que por aqui temos a verdadeira consciência coletiva? Quem sabe? Espero.

FOTONOTAS



IVALDO PINTO – Jornalista de primeira linha, dedicadíssimo ao que faz, ligado ao turismo desde muito cedo, Ivaldo é perfeccionista nas suas amizades, gostando de todos e tratando muito bem seus pares e até os não pares. Não conheço este cidadão sem um sorriso no rosto, sempre simpático e afável. Sempre prestativo e cumpridor de seus deveres. Viaja muito em companhia da esposa e não raro também em grupo de amigos, daí o cabedal de conhecimentos na área. Há muitos anos diretor financeiro da Abrajet AL, meu companheiro nesta labuta a quem rendo minhas homenagens.

LUIZ JARDIM - Pense num empresário respeitado por todos. Diria sem medo de errar que a unanimidade anda bem por perto neste quesito. Além de sua conhecida simpatia, Luiz é daqueles que pintam a vida como se fora um jardim e faz dela seu objetivo maior. Sério nos seus negócios, daí o sucesso sempre crescente está sempre ligado também ao coletivo interessando-se sobremodo no segmento comercial e no desenvolvimento de uma área super importante para o desenvolvimento econômico do estado. Sou seu fá de carteirinha desde que por aqui aportei.


PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

O filósofo disse: Penso logo existo. Peço permissão para mudar: Existo porque penso.

ALERTAS DO DIA

* Acaba de chegar um aumento dos combustíveis relativamente baixo considerando que demorou um pouco mais desde o último acontecido. No entanto, não acreditem demais porque foi só um suspiro. Dentro em pouco virão outros para tentarem estabilizar a coisa com os valores internacionais e também com a questão da alta do dólar, já que cerca de vinte por cento do nosso produto contém ingredientes importados. Por outro lado, também sabemos que a nova presidente da Petrobras reza pela cartilha lulista mas nem tanto assim. Barbas de molho, gente!

* Este magnífico jornal diário que me dá honra de ocupar às sextas-feiras um espaço que vem sendo apreciado e que até já se tornou livro, completou na última terça-feira seus 17 anos. Ano que vem os 18 deverão ser ainda mais comemorados pela equipe cooperativa liderada por José Paulo Gabriel, por todos os cooperados e claro que, também pelos leitores que o prestigiam. Um jornal, como diz seu título completamente independente e que vem comprovando isto através de seus editoriais, de suas reportagens, de sua maneira de se comportar diante de público leitor absolutamente extenso. Parabéns a todos que o fazem.

* As chuvas constantes continuam castigando o estado de Alagoas, principalmente as cidades mais próximas do litoral. E, não se sabe até que ponto as autoridades estão avançando com as prevenções sobretudo no que diz respeito ao perigo que representam determinadas encostas com seus perigosíssimos deslizamentos e que acabam ceifando a vida de dezenas de criaturas. Claro que as dificuldades são muitas e o sabemos, mas a necessidade de obras constantes entre sol e chuva podem ser a grande diferença entre a morte e a serenidade da vida. Pensem mais nisso, por favor.

* Não sou comentarista de futebol e talvez nem tenha vocação para tal. No entanto sou um apreciador de bons jogos e chego até a ser crítico em alguns momentos. Claro que venho assistindo com interesse a Eurocopa e também a Copa América e observando que a grande diferenças está exatamente na maneira completamente diferente de como jogam os europeus e os latinos. E aí me lembro, até com saudade do nosso futebol arte, mas que precisamos acreditar que não existe mais. Portanto, se não houverem modificações, o Brasil precisa mudar. Ou afundar mais ainda.

POR AÍ AFORA

# A líder do partido de extrema-direita Reunião Nacional (RN), Marine LePen, cujo partido ficou em terceiro lugar nas eleições parlamentares, disse que o resultado se deve à votação tática da esquerda. As projeções dos institutos de pesquisa com base nos primeiros resultados mostraram que o RN ficou atrás da coalizão de esquerda Nova Frente Popular (NFP) e do campo centrista do presidente Emmanuel Macron, embora o RN estivesse liderando as pesquisas na preparação para a votação deste domingo. LePen disse: "Nossa vitória foi apenas adiada",

# Recebido por milhares de fiéis em Trieste, na Itália, o papa Francisco marcou o encerramento da 50ª Semana Social dos Católicos Italianos, que teve como tema "no coração da democracia". "No mundo de hoje, digamos a verdade, a democracia não está com uma boa saúde. Isto nos interessa e nos preocupa, porque está em jogo o bem do homem e nada do que se afirma em países democráticos está sendo verdade. O Papa também convidou os fiéis a assumirem as suas responsabilidades principalmente para não se contentarem com uma "fé marginal ou privada".

# Ainda sem a contagem dos votos estar totalmente concluída, Keir Starmer, candidato do Partido Trabalhista (Labour Party), foi nomeado sexta-feira passada o primeiro-ministro do Reino Unido. Reconhecendo a derrota do Partido Conservador, Rishi Sunak renunciou ao cargo de primeiro-ministro na manhã do mesmo dia. A vitória esmagadora dos Tories (o Partido Trabalhista conquistou 412 assentos, de um total de 650, superando significativamente a maioria necessária de 326) deixou o Partido Conservador com apenas 121 assentos no Parlamento, o menor número desde 1906.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399