Roberto Baia
Dantas em Arapiraca
Nesta quinta-feira, 4, o governador Paulo Dantas estará em Arapiraca acompanhado do secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, para assinar ordem de serviço para a construção de mais um equipamento de saúde de grande porte em Alagoas: o Hospital Metropolitano do Agreste. A unidade hospitalar será erguida no município de Arapiraca, no bairro Canafístula.
Nova sede
O hospital, que também abrigará a nova sede da Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), será construído em uma área de 33 mil m² e vai receber investimentos da ordem de R$ 163.906.479 milhões. Segundo informações, o projeto arquitetônico contará com 240 leitos, sendo 109 de internação e isolamento, 61 de clínica cirúrgica, 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 30 de urgência e emergência e 10 de Recuperação Pós-Anestésica (RPA).
Equipamentos de qualidades
O Hospital Metropolitano do Agreste contará, ainda, com um bloco cirúrgico, além de um Núcleo de Diagnóstico por Imagem. Para isso, serão adquiridos equipamentos de última geração, como tomógrafos, aparelhos de raios-x e de ressonância magnética, seguindo as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Situação de emergência
Na última terça-feira, 2, a cidade de D'Água do Casado, no alto Sertão de Alagoas, teve a situação de emergência decretada, devido aos impactos severos da seca, A medida também reconheceu o estado de seca em outras duas cidades, nos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.
Recursos federais
A portaria foi assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros. Ela permite que as cidades reconhecidas como situação de emergência solicitem recursos federais para auxiliar na assistência às vítimas, no restabelecimento de serviços essenciais e na reconstrução de infraestruturas danificadas.
Violência em Palmeira
O chefe de operações da delegacia regional de Palmeira dos Índios, Diogo Martins, falou sobre o caso do homem de 43 anos, acusado de assassinar o namorado Klezdson Nascimento Santos, 20. De acordo com o delegado, o suspeito alegou ter esquizofrenia e não lembrar do ocorrido. O crime foi filmado pelas câmeras de videomonitoramento da prefeitura, que confirmaram a autoria do homicídio.
Foi preso
Ainda de acordo o delegado, pouco depois do homicídio, quando policiais militares faziam o isolamento da área, um homem que estava com a roupa suja de sangue e sintomas de embriaguez se aproximou e se identificou como namorado da vítima. Com ele, os policiais encontraram uma faca suja de sangue e, próximo ao corpo, estavam os óculos do suspeito.
Ele foi detido e levado para a Central de Polícia de Arapiraca, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante e está à disposição da justiça. A faca que estava com ele foi encaminhada para perícia.
Tremores de terra
A quantidade de tremores de terra em Arapiraca volta a chamar a atenção dos meios acadêmico e científico. O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) detectou seis abalos sísmicos de janeiro a junho deste ano.
Quatro abalos
Somente no mês de junho foram contabilizados quatro abalos de terra. O primeiro deles no dia 11, com magnitude 1.7 na Escala Richter; o segundo no dia 12, com magnitude 1.9 na Escala Richter; e o terceiro tremor de terra no dia 19. O mais recente ocorreu no dia 27 de junho, às 15h39 a uma profundidade de 11 quilômetros e com magnitude de 1.8 na Escala Richter.
Falhas sismogênicas
A Região Agreste lidera a quantidade de tremores de terra no estado de Alagoas, que registrou 17 abalos sísmicos de janeiro a maio deste ano. Com os seis novos abalos em Arapiraca, o estado já soma 23 tremores de terra em 2024. O coordenador do LabSis, professor Aderson Nascimento, explica que diversas falhas sismogênicas, que causam os eventos sísmicos, estão em um mapeamento em diversos estados do Nordeste.
… Arapiraca encerrou na noite de terça-feira, 2, o Primeiro Festival da Fé, realizado no Lago da Perucaba, em comemoração ao Centenário da Capital do Agreste alagoano.
… Com shows de bandas católicas, o festival teve como grande atração da noite o Padre Fábio de Melo. Antes da apresentação do Padre Fábio, subiram ao palco a banda Missão Recomeçar e a banda católica Renovarte.
… A festividade cristã sucedeu os festejos do São João no Lago da Perucaba, que durante seis dias seguidos animaram os arapiraquenses e visitantes.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.