Edmilson Teixeira

Religiosidade turística

Edmilson Teixeira 04 de julho de 2024

A cidade de Santa Luzia do Norte está com um olhar voltado para o crescimento do turismo religioso. Na manhã desta quarta-feira, 3, uma notícia animou os moradores e promete impactar positivamente na economia local. O prefeito Márcio Lima (PP) assinou uma Ordem de Serviço que oficializa a construção de um novo monumento religioso, o qual, acredita-se, atrairá visitantes de todas as esquinas do país.

Dimensão


A obra, denominada Horto de Santa Luzia de Siracusa, é, sem dúvida, um importante marco para a cidade. Projeta-se que o monumento tenha impressionantes 22 metros de altura e se erga em uma área de 12 mil m². Este terreno foi doação da comunidade eclesiástica local. Complementarmente, estão previstos a edificação de quiosques, banheiros e demais estruturas auxiliares para proporcionar mais conforto aos futuros visitantes.

Valores


O prefeito Márcio Lima que estava acompanhado pelo padre Luciano Soares disse que a construção está estimada em torno de R$ 4,6 milhões, valor oriundo de uma emenda parlamentar proposta pelo deputado Arthur Lira (PP). Esse aporte financeiro, além de enriquecer o turismo religioso, dará um importante impulso à economia de Santa Luzia do Norte. “Será a maior estátua de Santa Luzia de Siracusa construída no mundo”, confessa convicto o prefeito Márcio Lima.

Outra santidade


Não é de hoje que Santa Luzia do Norte tem investido em atrações turísticas religiosas. Recentemente, a cidade inaugurou uma estátua do Padre Cícero Romão, reconhecida como uma das mais altas de Alagoas. E as festividades não param por aí. No dia 20 deste mês, data em que se festeja o Padre Cícero no Nordeste, haverá um grande show com a presença do cantor Padre Fábio de Melo e da banda Ministério Trono, evento que promete atrair uma multidão de visitantes e devotos.

Forró da ressaca


Será nesta sexta-feira à noite, dia 5, no estacionamento do Estádio Rei Pelé, que os cronistas esportivos alagoanos, especialmente os integrantes da Associação de Cronistas Esportivos de Alagoas (ACEA), irão participar do Iº Forrozão DonAcea. Este evento promete ser um momento festivo e especial para a categoria, que este ano terá uma celebração diferenciada fora de época, e porque não dizer, que se trata da festa da ressaca.

Atratividade


A animação da noite ficará por conta do Trio Chicoteiros do Forró, da cidade de União dos Palmares/AL, que promete muita música e dança. Além disso, haverá sorteio de brindes e um concurso para o casal de matuto mais original, adicionando uma pitada de diversão e competitividade saudável ao evento. Segundo o presidente da ACEA, Adaelson Vilela, esta será a 'festa da ressaca', proporcionando um momento único e inesquecível para todos os participantes.

Cultura


A Agência Nacional do Cinema (Ancine), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), publicou na última sexta-feira (28), no portal do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), dois novos painéis interativos que ampliam a transparência e a qualidade dos dados do setor audiovisual. A novidade destaca Alagoas com 72 produtoras e 117 agentes econômicos registrados.

Sétima arte


Por falar em cinema, a cidade de Penedo se prepara para se tornar o grande palco de celebração do cinema nacional, recebendo cineastas e entusiastas da sétima arte de todo o país para a 14ª edição do Circuito Penedo de Cinema. O evento ocorrerá entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro, no Centro Histórico da cidade. As inscrições para curta-metragens já estão abertas, oferecendo aos cineastas a chance de participar de mostras competitivas e não competitivas.

Detalhes


Este ano, o Circuito Penedo de Cinema, continua em formato híbrido, promete uma programação diversificada, que inclui exibições de filmes, debates, oficinas e atividades culturais, fortalecendo o intercâmbio de experiências e a valorização da produção audiovisual brasileira.

Bronca na saúde


Em Maceió, os funcionários do Hospital Veredas, cogitam cruzar os braços a qualquer momento. Eles alegam não receber seus salários regularmente, e o atraso de pagamentos tem cerca de três meses, além de estarem sendo privados de direitos básicos, como férias, 13º e piso salarial. A turma diz que ao longo desses últimos dias participaram de diversas reuniões, sobretudo com pedidos de melhorias.

Máfia do futebol


Ontem, os presidentes dos clubes Londrina e Tombense, Getúlio Marques Castilho e Lane Gaviole, respectivamente, compareceram à CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas para prestar esclarecimentos sobre a partida entre as duas equipes no dia 19 de maio de 2023. O jogo em questão está sob investigação do STJD devido a um cartão amarelo controverso mostrado ao zagueiro Wesley, do Tombense, nos acréscimos, pelo árbitro Jefferson Ferreira de Morais.

Descartado


Apesar da pressão dos senadores presentes na CPI, liderados por Romário, os presidentes afirmaram não terem notado nada de anormal durante a partida. Getúlio Castilho, presidente do Londrina, declarou que achou a atuação do árbitro normal e que a gestão do futebol estava sob responsabilidade da SM Sports na época do jogo em questão. Já Lane Gaviole, do Tombense, também afirmou não ter percebido nada de estranho nas decisões tomadas pelo juiz ao longo da partida.