Sérgio Toledo

Dia mundial de prevenção de quedas em idosos

Sérgio Toledo 02 de julho de 2024

Foi "comemorado" no dia 24 de junho próximo, passado. Dia de São João! Será que João Batista tem alguma coisa a vê com quedas? E em idosos? Não sei.

O ser humano é buliçoso. Então deve sempre estar em movimento. Sedentarismo não combina com o ser humano. Ficar sentado ou deitado por muito tempo, leva a atrofia muscular e rigidez articular, propiciando oportunidade de queda!

Uma boa noite de sono é importante. Dormir de 6 a 8 horas ao dia faz bem a saúde e a qualidade de vida.

Trabalhar de 8 a 10 horas ao dia. Se ainda não for aposentada a pessoa.

Sobram 6 horas para atividade física. Andar, correr, fazer academia, nadar, hidroginástica, pilates, luta nas mais variadas formas, pedalar estática ou em movimento, etc.

Durante a terceira e quarta década ter cuidados adcionais. Ao médico para ver a qualidade dos ossos. Na menopausa e na andropausa, 45 e 65 anos, densitometria para prevenir a osteoporose se em andamento ou já instalada, fazer o tratamento devido.

Óculos. Ao oftalmo a cada ano. Em alguns casos de 6 em 6 meses. Catarata, operar.

Casa ou apartamento plano. Sem escadas. Impossível, colocar corrimão.

Sem carpete ou tapete. Sem fios à toa. Sem mesas ou móveis com bordas pontiagudas.

Quando o telemóvel tocar não sair "correndo". Quem ligou pode esperar e o celular vai registrar a ligação. Se for importante fazer o retorno.

Se a casa ou apartamento for "um breu", ao dormir, deixar uma lâmpada acesa para clarear o caminho até o sanitário. Sempre contar até 20 para sair da cama. Nunca saltar da mesma!