Bartpapo com Geraldo Câmara

ACABARAM COM O SÃO JOÃO

Bartpapo com Geraldo Câmara 28 de junho de 2024

Isto não se faz mas fizeram e ao longo dos anos uma das mais bonitas festas do mundo que são as juninas estão sendo anuladas a cada ano com a indesejável chegada das músicas importadas de outros recantos do país e que estão aniquilando com a cultura nordestina neste setor. O pior é que os prefeitos, os dirigentes são os primeiros a estimularem esse desastre com a contratação dos “Aloks” da vida que nada, em nada mesmo contribuem para as tradicionais festas juninas tão decantadas.

Acho até injusto com os próprios turistas que saem de suas casas em outros rincões do país para assistirem aqui o que já estão por demais acostumadas a verem e ouvirem por lá. Tirando de lado as quadrilhas, que aliás já estão também ficando muito sofisticadas, muito pouco resta para se ver e ouvir no nordeste brasileiro sem que haja a interferência incrível das outras culturas, principalmente no setor musical.

Ora, vamos e venhamos que a música é e sempre será uma grande promotora do que somos, do que pensamos. Da riqueza das letras às melodias maravilhosas, criadas muitas delas sob a inspiração dos sertões nordestinos, vide Luiz Gonzaga, todas acabam por manifestar a pureza que até imaginamos, os mais antigos, que pudessem voltar aos ouvidos de nós todos. Mas, cá pra nós, sem nada contra, mas em pleno São João e a preço de ouro ter que ouvir a estridente voz de Pablo Vittar, simplesmente não dá. Manifestei acima o exemplo outro de Alok. Tudo bem, um grande artista como DJ, respeitado por tudo e por todos, mas não para as festas juninas.

Lembro-me, quando jovem no Rio de Janeiro que todos os quartéis do bairro militar de Deodoro promoviam inesquecíveis “arraiás” que a turma da época jamais esqueceu. De uma pureza, de uma simpatia, maravilhosas para arrumar novas namoradas e por aí vai. Era um motivo para incutir no povo carioca a cultura nordestina em toda a sua amplitude. E aí, agora, fazemos exatamente o contrário, esquecemos da época e vamos buscar as músicas e costumes que fazem parte do brasileiro, sim, mas não nessa maravilhosa fase puramente nordestina onde até as brincadeiras inocentes das adivinhações, dos casamentos matutos, tudo desaparecendo como que por encanto na estúpida mania de achar que só o novo funciona.

Campina Grande, na Paraíba e Caruaru em Pernambuco ainda conservavam as tradições e frequentei muito divertindo-me a valer. Não sei agora, mas por informações soube que também estão entrando nesse estúpido modernismo que destrói culturas e tradições como se estivessem rasgando arquivos e testemunhos de tudo o que era bom e que já não servissem para nada a não ser como referência de que “naquele tempo” era assim.

Mas não falemos só de festas juninas. Falemos da destruição do carnaval que esqueceu as marchinhas que lhe deram nome para aderirem a outra qualidade de música que também mudou a cara dos carnavais tradicionais. As músicas são completamente diferentes, os ritmos também. O “axé” dominou o carnaval baiano, o sertanejo está entrando em todos os carnavais, os Djs também e enquanto isso nossas referências vão deslisando pelo ralo ficando apenas na memória de uns e nos escritos de outros.

Que pena! Entender cultura parece muito difícil, principalmente quando os interesses de alguns visam muito mais os possíveis lucros do que a manutenção de nossos valores culturais e patrimoniais. Ainda que imateriais.

FOTONOTAS



TIAGO FREITAS – Esse prefeito de Piranhas tem mostrado para o que veio e feito um excelente trabalho à frente daquela cidade que eu chamo de presépio do São Francisco. Deve ser produto do sangue, de sua competência pessoal e do amor que aquela cidade inspira em qualquer um que a conheça e tenha amor por ela e seus munícipes. Além de tudo, Tiago tem junto à sua competência uma enorme simpatia e empatia para com todos os que o cercam. Pré-candidato à reeleição tem a seu favor o exemplo dado com a frutífera e atual gestão.



CEL. PAULO AMORIM - Um comandante de primeira sob todos os aspectos, seja com a sua interlocução com seus subordinados de uma maneira moderna e altamente proveitosa, como pela sua maneira simpática de se comunicar com a sociedade. Aliás, diga-se de passagem uma comunicação perfeita deixando claro que entre a autoridade e o ser humano as duas são metas do homem Paulo. Tive a oportunidade de entrevistá-lo e de., no mesmo momento receber dele a medalha e diploma de “Amigo da Polícia Militar de Alagoas”, uma honra inesquecível. Obrigado, meu caro Paulo Amorim.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Gente que incomoda e perturba demais é como dor de barriga. Tem que botar pra fora.

ALERTAS DO DIA

* E continua a discussão sobre o verdadeiro papel do Supremo Tribunal Federal com o legislativo defendendo a sua posição de criadores e modificadores da lei enquanto o STF mostra que quando se trata de defesa da constituição este papel cabe a ele. O problema é saber quando o assunto está correlacionado com a constituição e quando não está. Então a discussão sempre surge com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, esta semana em entrevista coletiva reclamando bastante sobre o assunto da descriminalização da maconha. Vamos ver no que dá o embate.

* Como continua por aqui a grita dos artistas locais contra a prefeitura que não cumpre com suas promessas de pagamento que já se estendem por um longo prazo e ainda por cima fazem contratos milionários com artistas nacionais que nada têm a ver com o estilo junino e que só sobem nos palcos com o cachê devidamente adiantado. Ora, a reclamação vem desde o ano passado e, segundo essas informações nada é feito para sanar o problema. O prefeito não atende, os secretários não sabem o que dizer e por aí vai sem solução.

* Continua a guerra entre a Petrobras e a população porque política de preços não existe de fato e sem direito. Sem nenhum tipo de argumento a gasolina subiu de novo nos postos de atendimento de Maceió e não se sabe explicar o porque. Estive agora no Recife e a diferença lá em relação aos postos de Maceió já está em cerca de trinta a quarenta centavos. Então, tem que haver uma explicação lógica para isso. E não há. Ninguém dá bola, o povo se acostuma e engole goela a dentro co mo tudo que acontece de errado neste país.

* Se pensam que as autoridades de segurança em nosso estado estão mentindo quando falam que o crime caiu fantasticamente em relação a todos os outros estados da Federação podem estar certos que sim. É a pura verdade e quando viajamos para outros, principalmente do nordeste é que sentimos e sabemos que a grande diferença realmente está acontecendo. Muito bom saber que o governo está agindo, não está enganando a população e que todas as polícias integradas cumprem o seu verdadeiro papel.

POR AÍ AFORA

# A menos de uma semana das eleições legislativas antecipadas, o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou nessa segunda-feira (24) que os programas dos "dois extremos da política" estão conduzindo o país para a "guerra civil". A declaração foi dada ao podcast "Génération Do It Yourself", depois que o líder de extrema-direita Jordan Bardella se disse preparado para governar o país.Ao falar sobre insegurança, Macron mencionou o partido Reagrupamento Nacional, de Bardella e Marine Le Pen: "A resposta da extrema-direita, fazendo referência a pessoas e a uma religião ou origem, divide e empurra para a guerra civil".

# O arcebispo italiano Carlo Maria Viganò, desafeto do papa Francisco e expoente do clero ultraconservador, foi convocado ao Vaticano para responder a uma acusação de cisma na Igreja Católica. Viganò foi intimado a comparecer no Dicastério para a Doutrina da Fé, herdeiro da antiga Santa Inquisição, em 28 de junho e arrisca até ser excomungado por ter renegado publicamente a legitimidade do Papa. O arcebispo, no entanto, emitiu um comunicado no qual afirma que não aceita a convocação.

# Putin visitou Pyongyang, da Coreia do Norte nos últimos dias e assinou um acordo de assistência entre Moscou e norte-coreanos, que prevê ajuda recíproca caso um dos dois países sofra uma agressão externa. "Aqueles que fornecem estas armas acreditam que não estão em guerra conosco, mas eu disse a Pyongyang, que nos reservamos o direito de fornecer armas a outras regiões do mundo, levando em conta os nossos acordos com a Coreia do Norte, e não descarto isso", disse Putin.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399