Sérgio Toledo

Vivo e bulindo

Sérgio Toledo 20 de junho de 2024


Escrevi outro dia sobre óbito.

Uma leitora e cliente ligou para o consultório achando que eu havia" viajado para a cidade de pés juntos"! Opa, ainda não" bati as botas"! Graças a meu Anjo da Guarda, que chamo carinhosamente de J. Cristo, tenho recebido até mais do que mereço. Só agradeço a Ele, nada peço!

Estou vivo e bulindo como diz o amigo Milton Nilo. Que junto com a dona Socorro eram proprietários da Miltons, no Hiper Bom Preço da Grutra.

Todos nós, desde a tenra até a terceira e quarta idade, temos que vivos nos movimentarmos.

Pratico academia quatro vezes por semana e uma delas com uma educadora física que "pega pesado". Pedalo uma bicicleta dinâmica de duas a quatro vezes por semana. Aqui na orla faço 20 quilômetros. No Hotel Fazenda Monte Castelo, pratico moutain bike com subidas e descidas pesadas.

Alimentação a mais saudável possível. Seis vezes ao dia. Três refeições principais e três lanches. Melão, mamão, banana com mel de abelha e granola, maçã e laranja cravo, também chamada de mexirica, bergamota ou tangerina, mimosa, mandarina, etc.

Alcool moderadamente, socialmente. Vinho tinto seco, sempre que possível, uma taça. Olha, não é aquela taça até "a boca" e sim de dois a três dedos horizontais.

Dormir bem. Durmo até em pé! De 6 a 8 horas ao dia, claro, à noite com sono reparador. Se apresentar sonhos, melhor ainda!

Praticar algo que exija maior atenção. Ler livros, fazer caça palavras, palavras cruzadas, escrever, tocar harpa de mesa a também chamada cítara.

Ouvir música boa. Na época de São João, os clássicos de Gonzagão e seus seguidores. Os axés, os arrochas, os piseiros, e outros rítmos ficam para os jovens, que com certeza não irão chegar tão bem assim.

As amizades são boas. Não necessáriamente em grande quantidade e sim de excelente qualidade. No caso, pouco é muito.

Médicos, visitar sempre que possível, para as revisões anuais ou semestrais. Cardiologista, urologista, gastro, dentista e outros caso haja necessidade. Não deixar nada para depois. Não inventar problemas, também é importante. Ser paciente, paciente!

Agradeço muito o cuidado e a atenção da leitora e cliente!