Roberto Baia

Eleições em Delmiro

Roberto Baia 14 de junho de 2024
Eleições em Delmiro
Prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa - Foto: Divulgação

Após a decisão de inelegibilidade do ex-prefeito Padre Eraldo, o cenário político está favorecendo a prefeita Ziane Costa, que busca reeleição nas eleições de outubro próximo, em Delmiro Gouveia. O ex-prefeito era o único candidato de oposição, mas com a decisão do TRE/AL proferida na última segunda-feira, 10, deixou o Padre de fora da disputa.


Pode recorrer

Vale ressaltar que o Padre Eraldo ainda pode recorrer da decisão, mas é pouco provável que o Tribunal Superior Eleitoral julgue o caso antes das eleições, deixando o PT em Delmiro Gouveia sem saída a não ser buscar um novo nome para ser candidato e que consiga, de última hora, enfrentar o grupo de Lula Cabeleira, pai de Ziane.


Cargos efetivos

O Ministério Público Estadual, por meio do promotor de Justiça substituto de Taquarana, expediu ofício à Câmara Municipal de Coité do Nóia, para que informe, no prazo de 15 dias, sobre o andamento do projeto de lei criando cargos efetivos para provimento imediato de vagas no quadro permanente de servidores do Município.
A portaria com a instauração de Procedimento Administrativo para acompanhamento da situação foi publicada na última quarta-feira, 12, no Diário Oficial do MP, e é assinada pelo promotor de Justiça designado, Sérgio Ricardo Vieira Leite.


Necessidade de concurso

O texto destaca a necessidade de realização de concurso público para preenchimento dos cargos efetivos no Poder Executivo de Coité do Nóia e a necessidade de averiguar a adequação na quantidade de cargos comissionados e temporários em relação a cargos efetivo.


Em Arapiraca

O prefeito Luciano Barbosa entregou, na tarde de ontem, a reforma, ampliação e modernização do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), localizado na Rua Minervina Francisca da Conceição, 01, no bairro Santa Esmeralda. Estiveram presentes na solenidade os vereadores municipais, secretários, líderes comunitários, entre outras autoridades.


Trabalho social

O CREAS é uma unidade pública municipal que oferta trabalho social às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos e situações de violência, que demandam intervenções especializadas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).


Foi condenado

O Tribunal de Justiça de Alagoas condenou Flaviano Gonçalves de Souza a 14 anos de reclusão em regime fechado pelo assassinato do professor de dança Luan Ribeiro dos Santos, ocorrido em Campo Alegre, em agosto de 2022. A condenação foi por homicídio qualificado, com agravantes de motivo fútil e emprego de asfixia. O julgamento aconteceu na última quarta-feira, 12.


Atacou a vitima
De acordo com a denúncia do Ministério Público de Alagoas (MP/AL), Luan e Flaviano estavam consumindo bebidas alcoólicas quando uma discussão eclodiu. Durante a briga, Flaviano atacou Luan com golpes de arma branca na região do pescoço e posteriormente asfixiou a vítima utilizando uma sacola plástica.


Ato violento

Após o ato violento, Flaviano fugiu do local, mas foi preso em flagrante pouco tempo depois. Durante o processo judicial, ele alegou ter reagido a uma tentativa de assédio sexual por parte de Luan. “O réu relata que utilizou a arma apenas para dar fim ao suposto ato de assédio, mas essa versão não justifica, por exemplo, o uso do saco plástico para asfixiar a vítima”, afirmou o promotor de Justiça Marcus Mousinho, questionando a veracidade da justificativa do réu.






...
A população de Arapiraca regiões do Agreste e Sertão de Alagoas comemoram a retomada, a partir deste mês, dos serviços de implantação de marca-passo no Hospital Chama um dos maiores complexos de saúde da Capital do Agreste.

... A notícia traz alívio e esperança para milhares de pacientes da Segunda Região de Saúde de Alagoas.

... Os procedimentos estavam suspensos desde 28 de fevereiro deste ano, foram retomados na última terça-feira, 11, em formato de mutirão, com quatro cirurgias realizadas, a ação ocorrerá mensalmente, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).