Roberto Baia

Santana do Ipanema

Roberto Baia 05 de junho de 2024
Santana do Ipanema
Ex-desembargador José Carlos Malta Marque - Foto: Divulgação

No início do ano, o desembargador aposentado José Carlos Malta Marques, deixou o Tribunal de Justiça de Alagoas e anunciou a sua pré-candidatura a prefeito da cidade de Santana do Ipanema.

Ao anunciar sua pretensão na disputa eleitoral nas eleições de outubro próximo, o ex-desembargador afirmou que seria “uma coisa natural”, se o ex-prefeito e ex-deputado estadual Isnaldo Bulhões não houvesse falecido, pois havia um entendimento entre ambos para que Malta Marques fosse o candidato quando deixasse a magistratura.

Sem diálogo


Mas de acordo com fontes políticas, a atual prefeita, Christine Bulhões (MDB), trabalha para lançar à sua sucessão um sobrinho, numa articulação do deputado federal Isnaldo Bulhões Jr (MDB), seu irmão. Até o momento, não há nenhum diálogo com Malta Marques nem mesmo quando o assunto é a função de vice-prefeito.

Formação de chapas


Ainda de acordo com informações, o ex-desembargador ainda aguarda um contato do grupo até o prazo final para a formação das chapas - o que parece ser uma possibilidade distante, visto que Malta está sendo até mesmo ‘evitado’ pela família em eventos públicos.

Jaramataia


A ex-secretária municipal de Saúde da cidade de Jaramataia e dois sócios da RR Distribuidora LTDA estão sendo investigados pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL) para averiguar irregularidades na compra de medicamentos junto à RR Distribuidora LTDA no ano de 2016. A denúncia foi feita ao Ministério Público Federal, mas por declínio de atribuição fica a total incumbência de apuração pelo órgão estadual.
Após o recebimento do expediente, o promotor de Justiça Lucas Schitini, nos termos da Resolução n. 23/2007 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) converteu a Noticia de Fato em procedimento preparatório.

Improbidade administrativa

“Existe vasta documentação que alicerça o procedimento e com os autos do processo que se desenvolve na 17ª Vara Criminal, os indícios da prática de improbidade administrativa, aos olhos do Ministério Público, são fortes. O nosso dever é zelar pelo princípio da legalidade, da impessoalidade, moralidade e todos os outros definidos pela Constituição Federal e agir sempre que necessário para evitar favorecimentos ilícitos de gestores se apropriando de recursos públicos que poderiam ser investidos em prol do cidadão”, ressalta o promotor Schitini.

Atos ilegais


Sendo comprovada a prática de improbidade administrativa, os envolvidos responderão na esfera criminal e também na cível com obrigação de restituir tudo o que foi desviado por meio dos atos ilegais com os quais teriam sido adquiridos os medicamentos. A iniciativa se dá pela necessidade de colhermos informações complementares ou mais aprofundadas sobre o que foi denunciado e se transformou acerca em objeto do procedimento.

Foi preso


Uma ação policial resultou na prisão de um homem acusado de matar duas pessoas durante uma festa junina, no dia 29 de junho de 2023, no povoado Caboclo, em São José da Tapera. A prisão de Joene Silva Mota, 37, aconteceu no município de Petrolina, em Pernambuco.

Mandado de prisão


Com um mandado de prisão preventiva em aberto, Joene vinha sendo monitorado pela polícia ao longo de todo o mês de maio. A Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Alagoas (Dinpol), em parceria com o Batalhão Integrado Especializado de Petrolina (2º-Biesp), realizou o cerco do acusado em várias cidades pernambucanas.

Investigação


Cercado, na última segunda-feira, 3, Joene decidiu entregar-se à polícia, no município de Petrolina.

Segundo a investigação policial, no dia do crime Joene estava participando de uma festa de São Pedro no povoado, quando, por volta das 5h, se desentendeu com outra pessoa. Diante da confusão, Eliano Gomes Vieira, 35, e Maria Elizângela Mota da Silva, 43, primos de Joene, tentaram apaziguar a situação, mas o primo não gostou da intromissão deles.

Oportunidade


A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), por meio da Pró-Reitoria de Graduação, informa que foram lançados os editais para transferência externa e reopção interna. Os documentos estão disponíveis na seção de editais do site https://uneal.edu.br/editais/editais-2024. Os interessados têm até o dia 7 de junho para realizar a inscrição.

O processo seletivo para transferência externa é destinado a estudantes oriundos de cursos regulares de graduação de instituições de ensino superior nacionais, públicas e privadas, reconhecidas ou autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC).


... A programação do Maio Laranja, em referência ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, foi encerrada com diversas ações da equipe multiprofissional da Área Lilás e da Brinquedoteca Alegre e Brinque do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.


... Ao longo do mês, as profissionais realizaram atividades com adultos e crianças fazendo o alerta em relação ao assunto, diversificando entre distribuição de panfletos e brincadeiras para explicar de forma lúdica, como se proteger.


“Nós que atuamos na Área Lilás sabemos que todos os dias é preciso estar em alerta. Nosso objetivo é que consigamos despertar todas as camadas sociais para o entendimento de que crianças e adolescentes são sujeitos de direito e de proteção”.