Roberto Baia

100 Anos de Emancipação

Roberto Baia 07 de maio de 2024

Na manhã de ontem, o secretário municipal de Esporte de Arapiraca, Josenildo Souza, reuniu-se com representantes administrativos e técnicos para constituir uma Comissão Organizadora para tratar das ações da Corrida pelos 100 Anos de Emancipação Política de Arapiraca.

Durante o encontro, o secretário ressaltou a importância da elaboração de um projeto específico sobre o evento para a captação de recursos e mão de obra próprios e da iniciativa privada. A reunião aconteceu cinco meses antes da realização da Corrida da Emancipação Política Michell Alexandre Santos Pereira pelo Centenário da cidade.

Ideias compartilhadas


O secretário ressaltou aos integrantes da reunião que o prefeito Luciano Barbosa está empenhado nas ações comemorativas pelo Centenário de Arapiraca e quer uma corrida à altura dos acontecimentos históricos nos 100 anos da Capital do Agreste.

“Todos vão contribuir com ideias e compartilhá-las para que possamos avaliar todos os critérios que serão definidos para a realização deste evento que será grandioso para todos nós”, finalizou Josenildo Souza.

Fake news


O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) esclarece que não existe favorecimento no atendimento aos eleitores de Lagoa da Canoa ou em qualquer outro cartório eleitoral, diferente do que vem sendo divulgado em notícias falsas. Perfis nas redes sociais estão disseminando, de forma falsa e irresponsável, que há a distribuição de fichas de atendimento para favorecer determinado pré-candidato, além de proferirem ataques contra a honra de um servidor requisitado que atua no cartório da 44ª Zona Eleitoral.

Disseminação das notícias


As denúncias chegaram na última sexta-feira, 3, ao Núcleo de Enfrentamento à Desinformação do TRE de Alagoas que, de posse dos links e dos perfis responsáveis pela disseminação das notícias falsas e caluniosas, já encaminhou todo o material ao Ministério Público, órgão responsável pela análise e posterior encaminhamento às polícias federal e civil.

Comprovantes falsos

“Detectamos, há alguns meses, várias tentativas de transferência de domicílio com comprovantes falsos e procedemos com o indeferimento automático das solicitações. As pessoas estão criando perfis nas redes sociais para atacar os adversários e estão espalhando notícias falsas sobre a Justiça Eleitoral e os procedimentos cartorários”, explicou a juíza Joyce Araújo, da 44ª Zona Eleitoral.

Primeiro transplante


O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realizou, de forma inédita, no último sábado, 4, a captação do primeiro órgão para transplante. O procedimento ocorreu depois que um paciente internado na unidade hospitalar teve a morte encefálica confirmada, levando a família a autorizar a doação do fígado.

Captação de órgãos


Com isso, a partir de agora, o HEA passa a integrar o rol de hospitais alagoanos que realiza a captação de órgãos para transplantes. Para isso, a equipe multidisciplinar da unidade cumpriu diversas exigências do Ministério da Saúde (MS) e, nos últimos dois anos, trabalhou para seguir as normas e protocolos preconizados.

Muito empenho


De acordo com a coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da unidade hospitalar, a enfermeira Joelma Araújo, durante este tempo houve muito empenho de toda a equipe e conscientização da população. “Só chegamos aqui graças ao trabalho em equipe, bem como, pelo apoio e perseverança da Direção do HEA”, afirmou.

Foi preso


Na manhã de ontem, homem acusado de assassinar o namorado de sua ex-esposa em Arapiraca se apresentou na Delegacia de Piranhas. Ele responde pelo crime de homicídio contra Wellington Lima Silva e tentativa de homicídio contra a ex-companheira Eliane Rodrigues dos Santos.

O crime aconteceu no dia 30 de novembro de 2023, no sítio Esporão, zona rural de Arapiraca, onde o casal de vítimas havia passado a residir.

Estava foragido

Conforme informações divulgadas na época do crime, o acusado invadiu a residência e atacou Wellington a facadas. A mulher tentou interferir e também foi atingida. Antes do crime, o acusado teria feito ameaças à mulher, inconformado com o término do relacionamento entre eles. Desde o crime o acusado estava foragido.


... A Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do Rio São Francisco) interditou, na última sexta-feira, 3, um parque aquático localizado no Município de Girau do Ponciano.


... A força-tarefa flagrou o despejo da água vinda de piscinas e de tanques de peixes de “pesque e pague” direto em um açude do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).


... De acordo com a coordenação da Equipe de Segurança de Barragens, o lançamento de efluentes no açude interfere no equilíbrio do meio ambiente local, com alteração da quantidade e qualidade dos recursos hídricos.