Roberto Baia

Adeus, Arapiraca

Roberto Baia 17 de abril de 2024
Adeus, Arapiraca
Senador Rodrigo Cunha - Foto: Divulgação

De olho nas eleições municipais de outubro próximo, o senador arapiraquense Rodrigo Cunha (Podemos), deixará a cidade que o acolheu durante sua trajetória política. Isso mesmo. O parlamentar decidiu mudar de domicílio eleitoral e agora passa a votar na capital alagoana.

De acordo com informações, o filho da saudosa Ceci Cunha, pretende ser vice na chapa do amigo, o prefeito de Maceió, JHC (PL).

Possível candidato


Vale ressaltar que o nome de Cunha ainda não foi confirmado como pré-candidato a vice de JHC. De acordo com fontes políticas, ainda há alguns outros nomes que estariam sendo estudados pelo grupo político do prefeito da capital alagoana. Com a possível pré-candidatura a vice-prefeito, o espaço no Senado para assumir a vaga de suplente é de Eudócia Caldas, mãe de JHC.

Venda da SAAE


Em um vídeo divulgado nessa semana nas redes sociais, o vereador da cidade de Porto Calvo, Didi Pó, cobrou mais uma vez da prefeita Eronita Sposito, explicações sobre a venda do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município. O vídeo foi gravado pelo parlamentar no último domingo, 14, durante a final do Campeonato Municipal de Futebol.

Pediu explicações


O vereador questionou mais uma vez sobre o destino do dinheiro da venda. Didi pede que Eronita vá até as arquibancadas explicar para onde foi o dinheiro da venda da SAAE.

“Prefeita Eronita, saia daí. Venha para cá explicar ao seu povo onde está a venda da água, os mais de R$ 37 milhões que você vendeu e não tem uma obra digna, uma geração de emprego. Onde que você botou os seus R$ 37 milhões? Me diga, por favor”, questionou o vereador.

Foi intimado


Vale ressaltar que em fevereiro deste ano, Didi foi intimado a não mais realizar protestos nas redes sociais sobre o assunto. Ele afirmou que cumpriria a intimação, mas que não deixaria de fiscalizar o que foi feito com o dinheiro da venda de um bem público.


“Eu, estando vereador, empregado do povo que fiscaliza o executivo, jamais irei cansar de fiscalizar e saber onde está o destino dos mais de 37 milhões da venda da água, onde você, Eronita, ainda não mostrou pra sociedade onde colocou essa montanha de dinheiro”, disse à época.

Novas creches


A Primeira Infância vem recebendo uma atenção especial no município de Arapiraca, com a construção de novos centros de educação infantil (creches). Os moradores do Povoado Bom Nome, por exemplo, receberão nos próximos dias, uma moderna unidade de tempo integral para atender 288 crianças, com duas turmas de 144 meninos e meninas nos períodos da manhã e tarde.

Estrutura


A gestão do prefeito Luciano Barbosa, por meio da Secretaria de Infraestrutura, em parceria com a Secretaria de Educação, está construindo a creche em uma área com 1.186 metros quadrados de pavimentos. De acordo com o engenheiro Igor Nascimento, a creche terá oito salas de aula, dois refeitórios cobertos, uma cozinha e setor de serviços totalmente modernizados, além de área com playgroud, horta, área de convivência além de dois conjuntos de banheiros e bloco administrativo e pedagógico.

Projeto inovador


Ele adianta que o projeto também conta com a participação da arquiteta Bárbara Duarte. O prédio é totalmente acessível e moderno, sendo dotado com iluminação em LED, projeto paisagístico, entre outras intervenções para receber as crianças e familiares.

Fatalidade


Câmara Municipal de Minador do Negrão, lamenta morte do jovem vaqueiro alagoano, Esdras Ferro, 22 anos, que morreu vítima de uma descarga elétrica na tarde da última segunda-feira, 15, na cidade de Praia Norte, Região Norte do Estado do Tocantins. O alagoano era sobrinho do presidente da Câmara Municipal do município.

“Expressamos nossa solidariedade, que Deus venha confortar o coração de familiares e amigos neste momento de grande dor”, diz um trecho da nota enviada a imprensa.

Descarga elétrica


De acordo com informações, o vaqueiro havia participado de uma vaquejada no último final de semana, no Parque Luiz Gonzaga, naquele município, onde conquistou o 3º lugar. Ele se preparava para voltar para Alagoas e enquanto desmontava um caminhão de carregar cavalos, recebeu a descarga elétrica.


... Em uma oportunidade única para artistas que almejam seus projetos culturais, a produtora cultural e apresentadora Patrícia Mess produziu a Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais.

... O projeto foi financiado com os recursos da Lei Paulo Gustavo Alagoas (LPG), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através dos editais lançados pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

... As inscrições para participar das oficinas são gratuitas e abrem no próximo dia 18 de abril, com vagas limitadas. Já as aulas estão marcadas para acontecerem em duas cidades, sendo em Maceió, nos dias 11 e 18 de maio, e em Arapiraca, nos dias 25 e 26 de maio, ambas das 13h às 18h.