Edmilson Teixeira

Chance estadual

Edmilson Teixeira 17 de abril de 2024

Em uma oportunidade única para artistas que almejam seus projetos culturais, a produtora cultural e apresentadora Patrícia Mess produziu a Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais. O projeto foi financiado com os recursos da Lei Paulo Gustavo Alagoas (LPG), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através dos editais lançados pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

Sistema

As inscrições para participar das oficinas são gratuitas e abrem amanhã, quinta, com vagas limitadas. Já as aulas estão marcadas para acontecerem em duas cidades, sendo em Maceió, nos dias 11 e 18 de maio, e em Arapiraca, nos dias 25 e 26 de maio, ambas das 13h às 18h.

Sertão

A Prefeitura de Pão de Açúcar está comemorando um certificado que acabada de receber. É que o Ministério do Turismo por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos interlocutores estaduais do PRT, credenciou o município a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro.

Ginásios

Três milhões de reais é a verba que o deputado federal Rafael Brito acabou de conseguir através de emenda parlamentar, que será destinada para a construção de dois ginásios de esportes no sertão. As cidades beneficiadas são Piranhas e Mata Grande. O prefeito Erivaldo Mandú disse que os matagrandenses agradecem de coração e que o parlamentar tem sido um enorme parceiro de trabalho em prol de seu governo.

Novo comandante

O pré-candidato a vereador Gustavo Pessoa é quem passou a comandar o diretório municipal do PSB em Maceió. Ele deixou a presidência do Solidariedade também de Maceió, a fim de assumir justamente essa missão, sobretudo de um partido que em Alagoas é manobrado pelo governador Paulo Dantas. Até pouco tempo, o PSB passou nas mãos de Kátia Born e em seguida de JHC, que abocanhou o partido no grito no qual foi eleito prefeito de Maceió em 2020.

Promessa

“Estou muito satisfeito por fazer parte desta trajetória histórica do PSB, que conta com nomes inspiradores como Miguel Arraes e Eduardo Campos. Essa aliança abre um amplo horizonte para a defesa da democracia, da justiça social e do desenvolvimento sustentável, especialmente em Maceió. Estou comprometido em trabalhar sem descanso para fortalecer nosso partido e construir um futuro melhor para nossa cidade e para o nosso povo”, comentou Gustavo Pessoa.

Reforçado

No último domingo deste mês, dia 28, sobretudo como forma de enobrecer a campanha do Abril Azul, será lançado às 16h no Centro de Convenções de Maceió, o livro “Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista.” O livro ganha uma segunda edição com capítulos revisados e atualizados para acompanhar a evolução dos estudos da área. Organizado pelas pós-doutoras em Psicologia, Ana Carolina Sella e Daniela Ribeiro, esta versão traz informações essenciais sobre mudanças nas intervenções para pessoas no Espectro Autista.

Chance de pai

O Banco do Nordeste resolveu proporcionar uma oportunidade bastante vantajosa para milhares de clientes que têm dívida com o órgão. É que segue até a outra quarta-feira, 24, o prazo para essas pessoas aderirem às condições oferecidas. Em caso de quitação da dívida, os descontos chegam a 90%. Para parcelamentos, o vencimento final fica para novembro de 2032, havendo ainda a regularização do cadastro do cliente junto ao Banco. Entre os públicos beneficiados, mais de 500 mil são agricultores familiares, mini e pequenos produtores rurais.

Alarmante

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a hipertensão é responsável por 388 mortes diárias no Brasil. Essa condição crônica se caracteriza pelo aumento da pressão sanguínea nas artérias, o que demanda um esforço adicional do coração para garantir uma distribuição adequada do sangue pelo corpo. A pressão alta é um dos principais fatores de risco para uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), doença renal e outros problemas de saúde.

Geral

“A hipertensão arterial pode surgir em qualquer idade, sendo desencadeada por uma série de fatores, incluindo estilo de vida, predisposição genética e condições médicas subjacentes. Entre os jovens, há uma associação entre os maus hábitos alimentares, falta de atividade física, tabagismo e estresse crônico”, explica o presidente da Santa Casa de Chavantes e cardiologista, Dr. Anis Ghattás Mitri Filho.

Campanha nacional

O mês de abril traz uma importante campanha de saúde, marcada para acontecer no dia 26, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A ação tem como propósito conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento dessa doença.