Edmilson Teixeira

De emprego novo

Edmilson Teixeira 16 de abril de 2024

O jovem Rodrigo Valença, que em 2022 obteve 43,644 votos na disputa por uma vaga de federal, ficando na 11ª colocação entre todos que disputaram, por indicação de Arthur Lira, está assumindo um cargo importante em Brasília. Ocupará a função de Diretor Presidente da Caixa Assistência do Brasil. Rodrigo já foi prefeito da Laje, onde o pai, Neno do Rabo Fino como é conhecido, e que também já foi prefeito, é quem impera na Prefeitura há mais de duas décadas.

Na tela


Nesta terça-feira,16, a cidade turística de Porto de Pedras será o cenário da pré-estreia do filme "Sem Coração". O evento, que acontecerá gratuitamente a partir das 19h, será realizado no ginásio municipal. "Sem Coração" é um filme dirigido pela alagoana Nara Normande e pelo pernambucano Tião, que agendaram um debate logo após a sessão.

Conteúdo


A obra foi gravada no litoral norte alagoano, incluindo a cidade de Porto de Pedras. Embora o filme tenha estreado em 2023 no Festival de Veneza, na Itália, ele tem percorrido vários festivais no Brasil e no mundo desde então. Com uma trama envolvente e emocionante, "Sem Coração" conta a história de forma sensível e impactante. Após sua estreia internacional, o filme teve seu lançamento na França no mês passado, aumentando ainda mais sua visibilidade e prestígio.

Em evidência


Dados divulgados na semana que passou apontam que Delmiro Gouveia/AL, obteve uma relevante pontuação de 4,4 no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). Esse índice é utilizado para avaliar as oportunidades educacionais nos municípios brasileiros. A prefeita Ziane Costa (MDB) comemorou o resultado, afirmando que esse foi o maior índice alcançado nas últimas cinco avaliações.

Cenário político


Na última sexta-feira no auditório da Assembleia Legislativa durante uma sessão pública sobre o péssimo serviço prestado pela empresa Águas do Sertão em 34 cidades alagoanas, a cena marcante ficou entre o deputado estadual Fernando Pereira e o prefeito de Junqueiro, Leandro Silva. Os dois são rivais políticos, sobretudo neste ano de eleição, onde a família Pereira tenta resgatar o comando da Prefeitura.

Motivo

Ao final de sua fala na tribuna, o prefeito Leandro Silva lamentou o fato de o presidente da sessão (Fernando Pereira) não ter lhe concedido um tempo maior do que o definido para todos os oradores, ao que o parlamentar respondeu: “O senhor é prefeito, mas não é melhor que ninguém. Todo mundo aqui é igual. Aqui eu dei a palavra ao senhor, estou tratando com bastante educação… Eu agradeço a sua colaboração aqui, mas respeite essa Casa”.

Realidade


Dados do Censo Escolar 2023, divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostraram um aumento significativo no número de matrículas do ensino técnico profissionalizante, que passou de 2,1 milhões, em 2022, para 2,4 milhões no ano passado.

Promessa


Com o crescimento de 12,1%, a educação profissional foi a modalidade de ensino com a maior expansão no Brasil em 2023. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o MEC irá divulgar uma política de indução à matrícula no ensino técnico e profissionalizante. “Hoje apenas 11% das matrículas no ensino médio são de nível técnico. Vamos ampliar isso de forma ousada. A iniciativa é um atrativo para o jovem, que já sai do ensino médio com uma profissão.”

Unindo o útil ao agradável


Olavo Neto prefeito de Murici/AL disse que turismo e desenvolvimento andam lado a lado em seu governo. A colocação é pelo fato de seu município ter recebido agora, pelo 3º ano consecutivo, o certificado que Murici integra o Mapa do Turismo Brasileiro. “Com isso, nossa cidade entra mais uma vez na elite dos destinos de nosso país, solidificando Murici como destino Turístico Regional. Valorizando e explorando ainda mais o nosso Ecoturismo e todas as nossas novas potencialidades.”

Moradia


A excelente notícia para cerca de duas mil famílias aqui em Alagoas, é que o governo federal está anunciando recursos para a construção de 1.959 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida nas modalidades Rural e Entidades. O resultado da seleção foi anunciado na última quarta-feira. Essas modalidades garantem moradia tanto para comunidades urbanas organizadas quanto para grupos específicos, como agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais que residem em áreas rurais.

Destaque


Levando em conta as duas modalidades de moradias, Atalaia lidera a lista dos municípios com o maior número de unidades selecionadas em Alagoas. São 200 moradias, seguida por Pão de Açúcar, com 152, e Coqueiro Seco, com 134. Arapiraca e Viçosa completam a lista dos cinco municípios alagoanos com mais residências previstas, com 100 em cada.

Geral


Em todo o Brasil, são mais de 112,5 mil moradias selecionadas pelo Minha Casa, Minha Vida (MCMV) nas modalidades: Rural e Entidades. Elas vão beneficiar mais de 440 mil pessoas. O investimento total anunciado foi de R$ 11,6 bilhões.