Bartpapo com Geraldo Câmara

OH QUE SAUDADES QUE EU TENHO

Bartpapo com Geraldo Câmara 12 de abril de 2024

… “da aurora da minha vida, da minha infância querida que os anos não trazem mais”... Os versos de Gonçalves Dias falam bem dessa saudade que se estende pela juventude, pelos prazeres das descobertas em minha terra natal, o Rio de Janeiro, onde vivi uma boa parte desse tempo bom . Jovem naquela época descobrindo a vida, com bons recursos, em plenos “Anos Dourados”, andando por todos os cantos, descobrindo a vida dentro de uma pacífica cidade metropolitana bem distante da que é hoje cercada de bandidos, de milícias, de assassinatos, de tiroteios.

Lembro-me bem que poderíamos frequentar as boates melhores da cidade, sair delas e ir comer em qualquer lugar até no famoso Beco da Fome em pleno Lido em Copacabana. Assistir a bons artistas, os melhores da época a exemplo de Maysa, Caubi Peixoto e tantos outros sem que fossemos incomodados ou incomodássemos.

Como me recordo das peças teatrais de primeira linha e dos teatros de revista com fantásticas “girls” a exemplo da empolgante Virgínia Lane e como me recordo que, depois que entrei na TV Rio, a mais famosa emissora de televisão da época, encontrava os amigos e quase sempre terminávamos nossas noites no Restaurante Fiorentina, reduto de artistas e da intelectualidade. Eu tinha a vantagem de ter carro o que poucos jovens tinham e me movimentava com facilidade. Nunca fui roubado, nunca tentaram me levar o carro ou coisa parecida.

O Rio de Janeiro sempre foi uma cidade alegre, culturalmente prestigiada, muito bem frequentada e calma para a época. No entanto, os tempos passam, as recordações ficam e eu teria centenas de histórias para contar passadas na Cidade Maravilhosa. Mas hoje, fico triste. Profundamente triste ao saber de toda a violência que se passa por ali. Os morros, antigamente lúdicos, redutos de samba, de gente boa e carnavalesca, hoje dominados por bandidos de toda a espécie, apesar de neles ainda morar gente de bem mas que de lá não tem como sair, economicamente falando.

Até o futebol acabou fazendo parte de minha história. O Maracanã, o grande estádio construído por um prefeito visionário abrigou a Copa do Mundo de 1950. E lá estava eu, acompanhado de meu pai em cadeira cativa – não existe mais – acompanhando, torcendo e me decepcionando aos 12 anos com a derrota do Brasil para o Uruguai na final. O mais profundo silêncio de que se tem notícia. E vejam: com 200 mil pessoas já que essa era a lotação do Maracanã na época.

Mas o futebol, tão lúdico então hoje também é decepcionante quando se vê as torcidas brigando acirradamente, crimes sendo cometidos, verdadeiras guerras em plena rua. Tudo foi mudando com uma rapidez impressionante. As cidades crescem, entendo. Nós mudamos de vida, mudamos hábitos, acompanhamos a evolução das coisas e das pessoas, vemos o crescimento delas, criamos perspectivas quanto ao futuro de cada uma, mas verificamos com saudosismo sim que o progresso também muda a qualidade de vida das populações e a vivência dos anos vai trazendo a nostalgia e as reflexões do “meu tempo não era assim”. Ah se pudéssemos voltar no tempo e no espaço! Talvez gostássemos ou quem sabe, não absorveríamos mais aquele modo de vida tão acostumados estejamos com a modernidade e com as facilidades do hoje.

Enquanto escrevo essas linhas em meu “notebook” fico pensando que da caligrafia estudada em salas de aula, passando nos primeiros anos profissionais à minha máquina de escrever Remington tudo avançou tão extraordinariamente que até me pergunto se estarei renegando a minha própria vida, da qual me orgulho, em nome de um magnífico romantismo que me levou a titular este artigo com os verdadeiros versos de Gonçalves Dias. “Oh que saudades que eu tenho”...

FOTONOTAS



RENAN FILHO – O ex-governador, Renan Filho para gáudio dos alagoanos e em boa hora foi ocupar o Ministério dos Transportes. Quando de sua posse eu disse em artigo publicado neste jornal que finalmente havia chegado alguém no Ministério para resgatar o sonho de Juscelino Kubitschek em cortar este Brasil pelas ferrovias. E, agora, vejo com aplausos que o ministro acertou com o presidente Lula começar seu trabalho pela Transnordestina. A partir deste pontapé tenham a certeza de que tudo vai mudar neste país. Em frente, Renan Filho!



JAMES SILVER – Gente boa até debaixo d’água sempre o admirei. Nas suas lutas grandes desde que criou o prêmio “Oscar Alagoano” e acho que já lá se vão uns 23 anos. Depois com sua fantástica revista S.MAG e sempre nos brindando com suas criações inclusive na televisão onde vem aparecendo de maneira bastante criativa e profissional. James, além de tudo cultiva a arte da simpatia e trata de espalhá-la por todos os lugares por onde passa. Tenho certeza de que sua trajetória profissional segue firme e muitas coisas ainda veremos do bom James Silver.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

“Não deixe para fazer amanhá o que pode fazer hoje”. Mentira. Faça logo ontem para não perder a chance.

ALERTAS DO DIA

* O super empresário, inventor ou sei lá mais o que, Elon Musk achou de medir forças dentro do Brasil com o Ministro Alexandre de Moraes, do STF e ainda não percebeu que vai “chover no molhado”. Ora, desrespeitar as ordens de um STF dentro de um país que não é o dele? Ele acha que pode tudo, que vai colonizar Marte e outras coisas mais, mas tenham a certeza de que não vai conseguir colonizar o povo brasileiro, ainda mais em desrespeito à nossa constituição. Quer acabar com o X ou com o ex-Twiter, tudo bem, mas vá cantar de galo noutro terreiro.

* Essa questão de combate à dengue é muito mais importante do que as pessoas imaginam e acho que precisa ser levada mais a sério, ainda que, por aqui não esteja nos pontos mais críticos. A SESAU tem praticado algumas ações, inclusive colocando pequenas brigadas nas ruas com distribuição de folhetos, mas ainda é muito pouco. Dada a gravidade é preciso que se verifiquem todos os terrenos baldios e se necessário autorização judicial para entrar em casas abandonadas e outras coisas mais. Só não podemos deixar que a situação chegue à maior gravidade e aí é tarde.

* Se há uma coisa que faço questão de elogiar na Segurança Pública no Estado de Alagoas é a eterna preocupação e ação de todos os seus integrantes, sejam civis ou militares, no combate ao tráfico de drogas. Existem vários planejamentos em ação e em vários pontos do estado que estão num esforço concentrado para que aqui não vire rota, nem abastecimento. Claro que é complicado, que o tráfico de droga é algo que já ocorre há décadas mas se não houver esmorecimento tenham a certeza de que tudo acabará bem. Tanto que vemos a diferença de nosso estado para outros da Federação.

* As autoridades ligadas ao turismo jamais pararam de se interessar por determinados problemas que ocorrem no cenário nacional e que acabam por perturbarem os planejamentos de captação de turistas para cá. Um deles continua sendo a péssima malha aérea que coloca grandes dificuldades para referida captação. A outra diz respeito aos preços indescritíveis que, naturalmente criam problemas, principalmente na área do turismo de diversão. É preciso que haja um grande esforço no sentido de facilitar a vida do turista sobretudo no deslocamento, atualmente incômodo.

POR AÍ AFORA

# O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou por telefone nesta quinta-feira (4) com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e cobrou a implementação de "medidas concretas" para proteger os civis e trabalhadores humanitários na Faixa de Gaza. A conversa entre os dois líderes durou menos de uma hora, mas foi o suficiente para o mandatário norte-americano ter aumentado o tom e cobrado Netanyahu por mudanças na postura de Israel em relação ao conflito contra o grupo fundamentalista islâmico Hamas.

# As autoridades ucranianas afirmaram esta terça-feira que pelo menos 54 prisioneiros de guerra foram executados pelas forças russas desde o início da invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022, reportou a agência noticiosa ucraniana Ukrinform. Segundo a agência, o Ministério Público ucraniano indicou que está a investigar 27 casos relacionados com as alegadas execuções, que poderão conduzir a processos criminais contra os principais suspeitos. "Estamos a tentar descobrir quem é o comandante [russo] responsável por tais ações. Não se trata apenas dos comandantes das unidades, mas também das mais altas chefias militares e políticas da Rússia.

# O mercado argentino continua optimista relativamente ao progresso da economia e o verão cambial que começou em fevereiro prolonga-se até Abril. O dólar financeiro voltou a cair, o hiato cambial atingiu novo mínimo e o Banco Central conseguiu obter mais US$ 280 milhões para suas reservas. Na bolsa, as obrigações mantiveram-se no verde e o risco país caiu para 1.236 unidades, o valor mais baixo desde setembro de 2020. Será que o governo Milei está conseguindo avanços com suas ideias e que vai tirar o país vizinho do grande buraco?

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399