Sérgio Toledo

Jogar na altitude elevada

Sérgio Toledo 08 de abril de 2024

Os jogadores de futebol que jogam na altitude elevada, nada sentem, ao jogar ao nível do mar.

Já os jogadores de futebol que atuam ao nível do mar como no Brasil sofrem bastante ao jogarem em altitudes elevadas.

O ar rarefeito (menor presença de oxigênio), afeta a respiração, os batimentos cardíacos, os músculos dos membros, dores de cabeça, náuseas, tonturas, vômitos, falta de ar e fadiga.

Quito no Equador: 2.850 metros acima do nível do mar.

El Alto na Bolívia: 4.090 metros de altitude.

La Paz na Bolívia: 3.640 metros de altitude.

Bogotá na Colombia: 2.630 metros de altitude.

Cochabamba, Bolívia: 2.550 metros acima do nível do mar.

O que fez a Seleção Brasileira de futebol masculino tricampeã no México? Uma preparação excelente, chegando ao local da copa do mundo de 1970 com quarenta dias de antecedência. Treinamentos já no Rio de Janeiro, individualizados para cada componente da equipe. Nas cidades do México, Guadalajara e Guanajuato os treinamentos foram realizados no horário da manhã o que melhorou muito a resistência dos jogadores.

Na semana passada o Flamengo do Rio de janeiro, cuja altitude é de 2,13 metros, sofreu, e só empatou o seu compromisso com o Milionários em Bogotá, 2.630 metros acima do nível do mar. Mesmo abrindo o placar e ficando boa parte da partida com um jogador a mais.

É humanamente impossível essa disparidade continuar podendo acarretar problemas de saúde para os atletas brasileiros, principalmente, como também argentinos, uruguaios e paraguaios. Com altitude de 25 metros, 40 metros e 85metros em média, respectivamente.