Roberto Baia

Preso na Bolívia

Roberto Baia 05 de abril de 2024
Preso na Bolívia
Leandro Pinheiro Barros - Foto: Divulgação

A Polícia Civil prendeu Leandro Pinheiro Barros, acusado do feminicídio de Mônica Cristina Cavalcante Alves, assassinada em 18 de junho de 2023, em frente ao Fórum de São José da Tapera. A prisão foi efetuada após trabalho da Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), sob o comando do delegado Thales Araújo. A prisão aconteceu na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Repercussão nacional

De acordo com o delegado Thales Araújo, o autor do crime estava na Bolívia e ao ser preso afirmou que não lembrava do crime, pois estaria bêbado na ocasião em que assassinou a vítima.

O crime teve repercussão nacional e teria ocorrido após uma discussão entre o autor e a vítima. Mônica gravou um vídeo nos últimos minutos de vida, relatando que o autor queria matá-la, além de afirmar que era vítima de violência física e psicológica. "Quem pegar esse celular, eu tô só me defendendo. Ele é abusivo e quer atirar em mim, me defendam", diz a vítima em um trecho da gravação.

Novas estratégias

Nesta última quarta-feira, 3, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) uniram forças para celebrar as conquistas e traçar novas estratégias para fortalecer os pequenos e médios negócios no município.

Participaram da reunião

A reunião, que contou com a presença do secretário Hibernon Cavalcante e de representantes de outras pastas, como as secretarias de Desenvolvimento Rural, Fazenda e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, teve como foco principal a apresentação do Game Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae para incentivar o crescimento econômico do município.

Lideranças locais

O projeto reconhece e premia cidades de destaque nos seguintes eixos: gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, agricultura familiar, turismo e economia criativa, indústria e comércio, inovação e sustentabilidade.

Em Craíbas

Por meio do edital nº 001/2024, publicado no diário oficial de ontem, o Núcleo de Autocomposição das Promotorias de Justiça de Arapiraca convocou a população de Craíbas para uma audiência que acontecerá no dia 10 de abril. O encontro terá o objetivo de discutir políticas públicas e direitos sociais, além de ouvir a comunidade para saber das demandas que ela necessita.

Audiência pública

A audiência pública que será promovida pelo Ministério Público do Estado de Alagoas será coordenada pelos promotores de Justiça de Arapiraca Maurício Wanderley – coordenador do Núcleo de Autocomposição, Cláudio Teles, Rogério Paranhos e Viviane Karla Farias. Ela acontecerá no próximo dia 10 de abril, às 8h30, no prédio da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Yaveh Shammah, que fica localizado na área central da Comunidade de São Francisco/Distrito de Folha Miúda, em Craíbas.

Campo Alegre

Atendimento de urgência em casos clínicos, como também de acidentes a vítimas de crime, poderão ficar comprometidos na cidade de Campo Alegre, após perder base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) porque a prefeitura não está cumprindo com obrigações definidas na Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), nº 57, de 18 de junho de 2018.

Licenciamento de veículos

Conforme o Artigo 3º da mencionada resolução, estabelece-se que as Secretarias Municipais de Saúde têm como responsabilidade a contrapartida financeira, incluindo o licenciamento de veículos (IPVA e DPVAT), despesas relacionadas à infraestrutura e à manutenção predial das bases do SAMU. No entanto, a prefeitura de Campo Alegre não está cumprindo adequadamente com essas obrigações.

Condições precárias

De acordo com denúncias, as condições de trabalho para os profissionais do SAMU em Campo Alegre, estão em condições insalubres, o que coloca em risco a segurança e o bem-estar tanto dos funcionários quanto dos pacientes atendidos pelo serviço de emergência.


... Com a reforma do Fórum de Arapiraca, as varas criminais da comarca estão funcionando temporariamente no Complexo de Juizados Especiais, localizado na Rua Samaritana S/N, bairro Santa Edwiges.

... As sessões de júri estão acontecendo na Turma Recursal de Arapiraca, que funciona no mesmo endereço.

... O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) publicou ato normativo estabelecendo a mudança temporária das unidades judiciárias que funcionam no fórum.