Bartpapo com Geraldo Câmara

BRASKEMIZANDO O AMBIENTE

Bartpapo com Geraldo Câmara 05 de abril de 2024

Em bom tempo a ministra Marina Silva resolveu criar uma comissão tripartite com participação de prefeitura, governo estadual e federal para tocar pra frente problemas eventuais de grande ou de menor monta, mas sempre seguindo a direção de controle do meio ambiente como causa perene de bem estar das pessoas e conservação do planeta. Afinal, a nossa casa, o planeta onde vivemos e até agora somos só nós com esse privilégio está sofrendo e muito com as descaracterizações que vem sendo impostas pelo ser humano com o seu desconhecimento ou com um conhecimento inócuo e é preciso que o salvemos de todas as maneiras.

A ministra chega a Maceió em bom tempo e com todas as vontades de fazer o melhor e de possivelmente corrigir erros do passado e recentes e de grande agressão ao meio ambiente e por consequência ao ser humano. É o caso exato da Braskem que provoca desde 48 anos atrás a invasão de um solo urbano para se beneficiar de matéria orgânica extraída de profundidades imensas e que um dia só poderia ocasionar desastres ambientais enormes, deixando claro que provocados pela inabilidade de uma empresa e pelo descaso de um serviço público que não soube fiscalizar aquelas ações. Governos esses criticados há anos por técnicos especializados, engenheiros, profissionais de todos os gabaritos como é o caso do professor Abel Galindo e do nosso querido técnico Alder Flores que aliás vai compor essa comissão.

A questão do Meio Ambiente é muito mais importante do que se possa imaginar e questões que envolvem invasões como é o caso da empresa que permitiu que o solo afundasse, que viu bairros inteiros desmoronando aos olhos da população provocando prejuízos homéricos a seus habitantes que jamais esperariam por uma catástrofe como aquela, isso é algo profundamente criminoso e que precisa de reparação. E não me digam que essa reparação houve porque não houve. Conheço várias pessoas que receberam indenizações pelos seus imóveis muito abaixo das avaliações reais e evidentemente que não conseguiram mais viver nas mesmas condições ou comprar outro imóvel compatível em outros bairros.

Tenho ouvido reclamações as mais diversas, de gente dos mais diferentes níveis, inclusive da população como um todo que ainda não esqueceu do afundamento da Mina 18 e aguarda sem saber o que vai acontecer com as outras minas. As explicações vão ficando cada vez mais escassas, o que aumenta a ansiedade de tudo e de todos.

Por isso, em boa hora a ministra está entrando com essa comissão e que espero não tenha caráter político mas que seja profissionalizada o suficiente para mexer com tudo e com todos, sobretudo com essa empresa que fica divulgando relatórios de atividades pela televisão, mas que nem sabemos até que ponto são significativos para a solução dos fatos reais e que precisam ser investigados com seriedade e até com mais sabedoria do que nos foi revelado até o momento.

Alder Flores foi nomeado representante da Prefeitura de Maceió junto a ANAMMA – Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente e como titular terá a obrigação de seguir os termos desta Associação que prevê “o estabelecimento de procedimentos no estado brasileiro em relação ao processo de cooperação sistêmica dos órgãos ambientais”.

Não me disse muita coisa, mas deixou uma esperança de que as coisas sejam mexidas de maneira diferente já que estamos desacreditando até na CPI instalada em Brasília. O fato é que Marina Silva abre um novo caminho. Se vai dar certo ou não o futuro dirá. E os inúmeros desacreditados nas soluções da Braskem possivelmente tenham que esperar e passar por um longo e tenebroso inverno. E acreditando que essa comissão trate do ambiente inteiro.

FOTONOTAS



MARCOS ASSUNÇÃO (MARCÃO) – Esse cara é o rei da premiação. Com uma empresa de eventos há muitos anos, ele e a esposa Fafá abastecem o mercado com prêmios desejados e cobiçados como o são o Prêmio Selma Bandeira, o Prêmio Odete Pacheco e mais recentemente o Prêmio Selma Brito. Eu mesmo, além de agraciado virei, com muita honra, categoria do Prêmio Odete Pacheco. Mas, na verdade o que gostamos muito é do espírito fantástico do Marcão, sua verve, sua categoria como profissional e como ser humano. Um abração do seu tamanho, Marcão.



GEOBERTO ESPÍRITO SANTO – Nos falamos quase sempre. Trocamos ideias e são tantas! Pense num cara que eu gosto e que me faz bem. Inteligente, culto, Geoberto sabe tudo sobre energia, não fosse um engenheiro eletricista que já dirigiu grandes empresas e hoje entende do riscado como ninguém. Volta e meia eu o tenho no meu blog com seus fantásticos artigos também publicados nacionalmente. Além de tudo, Geoberto e Mádala são nossos amigos e daqueles que sempre estão presentes. Quem não conheçe que trate de conhecer.


PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


Não saber educar os filhos com todas as noções de civilidade é prepará-los para uma vida incerta.

ALERTAS DO DIA


* E as forças armadas não têm poder moderador ou seja não podem intervir nos poderes legislativo, executivo e judiciário porque não existe nada na constituição que permita intervenção militar no país e muito menos uma ruptura democrática. Claro que, cada poder militar tem sua ação prevista e de grande importância para o país e isso é o que deve valer sempre promovendo o uso da defesa em todos os sentidos menos no de intervir nas ações legitimamente previstas na Constituição de 1988, em pleno vigor em todo o território nacional.


* Vai começar, aliás já começou a ciranda de cargos do governo estadual visando as eleições deste ano para prefeitos e vereadores. Evidente que isso acontece porque as forças eleitorais de partidos , de gente influente em todas as eleições estão prevendo que a guerra já começou e as batalhas ocorrem em todos os lados. Interesses os mais diversos são colocados, principalmente quando se sabe que daqui a dois anos a guerra será bem maior com a disputa para o Governo e para o Senado. Todas as peças do tabuleiro serão mexidos para ver quem será o próximo “rei” da jogada.


* Tudo isso será levado em consideração maior no caso da eleição para prefeito de Maceió quando o famoso “já ganhou” do atual prefeito JHC eclode por todos os cantos da cidade. No entanto, isso lembra a famosa eleição de João Lira que foi dormir governador e acordou zerado. Sem nenhum tipo de opinião antecipada mas não se pode duvidar de uma disputa muito acirrada porque Rafael Brito é o candidato do MDB que de morto não tem nada e com nomes vigorosos por trás como o senador Renan, o filho, ex-governador e ministro e o atual governador Paulo Dantas. Há que se pensar.


* Amanhã, sábado, termina o prazo para que os pré-candidatos a vereador e a prefeito façam as suas filiações ou suas mudanças partidárias. E é aí que a “cobra fuma” porque muita gente ainda não conseguiu as filiações e muitas outras estão praticando os oportunismos que eles dizem normais em tempo de eleição. Muita gente mudando de partido apenas para atender a um ou a outro que lhe interesse mais e deixando companheiros antigos para trás. A briga nesse campo é muito maior do que se pensa e envolve assuntos complexos para que possamos analisar tão rapidamente.


POR AÍ AFORA


# O papa Francisco celebrou a missa da Vigília Pascal na Basílica de São Pedro e afirmou que "nenhum sepulcro" ou "fracasso" poderá "encerrar a alegria de viver", lembrando que a Páscoa remove as "pedras da morte". Apesar do ritmo lento, o Pontífice leu a sua homilia completa, naquela que é também a cerimônia mais longa e solene de todo o ano litúrgico, e lembrou que "às vezes sentimos que uma lápide foi colocada pesadamente na entrada do nosso coração, sufocando a vida, extinguindo a confiança, nos aprisionando no túmulo dos medos e das amarguras,


# O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump depositou uma caução de 175 milhões de dólares (875 milhões de reais) num processo de fraude civil em Nova Iorque para impedir o Estado de confiscar os seus bens. Com esta caução, depositada na segunda-feira, a cobrança da dívida do candidato presidencial republicano de mais de 454 milhões de dólares (cerca de 2 bilhões de reais) fica suspensa e o Estado fica impedido de confiscar os bens do empresário, enquanto decorre o recurso que interpôs, de acordo com o processo judicial.

# Drones ucranianos atacaram a terceira maior refinaria de petróleo da Rússia, a cerca de 1300 quilómetros das linhas de frente, atingindo uma unidade central que processa aproximadamente 155 mil barris de petróleo bruto por dia.As autoridades russas disseram que os seus dispositivos de interferência foram bloqueados por um drone ucraniano perto da Refinaria Taneco, cuja capacidade de produção anual é superior a 17 milhões de toneladas (340 mil barris por dia).

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399