Roberto Baia

Importante reviravolta

Roberto Baia 02 de abril de 2024
Importante reviravolta
Prefeito Júlio Cezar - Foto: Divulgação

Na última terça-feira, 26, a denúncia envolvendo o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cézar, que está sendo acusado de ameaçar a ex-companheira, voltou novamente ao cenário político. O caso, que tem o processo de número: 0800355-91.2019.8.02.0094, estava paralisado desde de 2021, mas agora teve uma significativa reviravolta.

A ação, movida pelo Ministério Público Estadual, contra o gestor teve uma mudança com a sua redistribuição da 4ª Vara Criminal para o Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, cuja titular é a doutora Luana Freitas.

Violência doméstica

A magistrada identificou que a ocorrência, por envolver alegações de violência doméstica, seria de competência específica do Juizado Especial Cível e Criminal e de Violência Doméstica de Palmeira dos Índios. A decisão de remeter os autos a este órgão especializado indica uma nova fase para a tramitação do processo, que agora deverá seguir os trâmites legais mais céleres sob uma nova perspectiva e possivelmente maior especialização no tema.

Relembre o caso

Na época, o prefeito ameaçou com palavras – causar um mal injusto e grave a sua ex-companheira e mãe de uma de suas filhas.

“Se você entrar com um processo de pensão alimentícia ou, com um processo para resgatar o dinheiro que você me emprestou para a campanha, vou descarregar uma arma em sua cabeça “, teria dito Júlio César.

Diante do fato gravíssimo, o Ministério Público Estadual, através do promotor Fábio Vasconcelos Barbosa, requereu ao juízo a abertura de ação penal pública incondicionada contra o gestor palmeirense e sua posterior condenação conforme os dispositivos legais que tipificam o fato delituoso.

São Brás

Na manhã de ontem, a Polícia Civil comunicou que vai abrir inquérito policial para investigar um atropelamento de participantes de uma cavalgada ocorrida no último domingo, 31, no povoado Tibiri, zona rural de São Brás.

O atropelamento foi capturado por imagens de câmeras de segurança de residências próximas e mostram um grupo de cavaleiros violentamente atingido por um carro de passeio.

Estão internados

De acordo com testemunhas, os animais saíram correndo e dois jovens acabaram ficando presos sob o veículo. Os moradores da localidade se reuniram e viraram o carro para resgatar as vítimas. Os jovens foram socorridos para o Hospital de Emergência do Agreste com fratura nas pernas e precisaram passar por cirurgia.

Sinais de embriagues

Ainda de acordo com as testemunhas, o autor do atropelamento seria filho de um vereador do município, conhecido pelo apelido de "Bidinha", que apresentava sinais de embriaguez. Até o momento, não há informações se ele participou do socorro às vítimas ou se ele se apresentou à autoridade policial.

Janela partidária

A janela partidária para as eleições de 2024 vai se encerrar na sexta-feira, 5. O período é caracterizado pela troca de partido, neste ano, por vereadores, sem que os parlamentares percam seu mandato por infidelidade. A janela partidária teve início em 7 de março.

Durante o período vigente da janela partidária, os parlamentares de mandato que trocarem de partido não poderão sofrer qualquer tipo de penalidade, como a perda de mandato por infidelidade.

Movimentação dos partidos

As movimentações dentro dos partidos já vêm acontecendo desde o primeiro dia da janela, a exemplo do ato do PP, que marcou a abertura do período. Apesar das alterações que foram feitas até o momento, tudo pode ser mudado até esta sexta-feira.

Tradição e cultura

A cidade de Arapiraca reviveu uma de suas maiores tradições culturais e de fé com o espetáculo da Paixão de Cristo no Morro da Massaranduba.

As apresentações ocorreram na sexta-feira, 29, e no sábado, 30, por meio dos esforços da gestão do prefeito Luciano Barbosa e da Secretaria de Cultura, com o empenho de todas as secretarias municipais que uniram forças para garantir o sucesso do evento deste ano.

Diversos elogios

O público ficou encantado com a encenação que marcará época e sucesso de organização nos dois dias do evento cultural e religioso. As pessoas elogiaram a limpeza das ruas até a segurança do local. As equipes de iluminação pública, a SMTT e da Secretaria de Cultura foram elementos-chave para proporcionar uma experiência inesquecível aos espectadores, que se emocionaram com a representação da Paixão de Cristo.


... As duas maiores unidades de urgência e emergência públicas de Alagoas realizaram 996 atendimentos durante o Feriadão da Páscoa, que ocorreu da quinta-feira, 28, até às 23h59 do domingo, 31.


O balanço foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, ontem, e aponta que o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, assistiu 534 pacientes e o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, foi o responsável pelo atendimento de 462 usuários.


... No HEA, que presta assistência aos moradores do Agreste, Sertão, Baixo São Francisco, dos 534 pacientes atendidos, 147 foram vítimas de acidentes de trânsito. Deste total, 87 foram vítimas de acidentes envolvendo motocicletas entre outros.